Pop culture

Kylie Jenner apoia Israel e é criticada por seguidores

A modelo se posicionou a favor dos israelenses e recebeu comentários irônicos

dress evening dress formal wear black hair person adult female woman fashion portrait
Kylie Jenner (Foto: Reprodução/ Instagram @kyliejenner)

Neste último sábado (07.10), a modelo e socialite Kylie Jenner publicou um Story em seu perfil do Instagram a favor de Israel após a invasão e os ataques do grupo radical Hamas no país. Entre as críticas nos comentários, Jenner apagou o post rapidamente.

black hair hair person adult female woman face head photography portrait
Foto: Getty Images

A filha mais nova do clã Kardashian, seguida por quase 400 milhões de usuários, postou uma bandeira de Israel com o texto: “Agora e sempre, nós estamos com o povo de Israel!”. A postagem da StandWithUs, organização sem fins lucrativos, também declarou: "Compartilhe se você está ao lado do povo de Israel enquanto ele enfrenta uma das situações mais assustadoras em muitos anos. Milhares de foguetes foram disparados de Gaza contra israelenses, centenas de civis foram feridos e mais de 300 assassinados, terroristas infiltraram-se em Israel a partir de Gaza e há relatos não confirmados de que soldados das FDI foram raptados e levados para Gaza".

head person face photography portrait body part neck adult female woman
Foto: Reprodução/ Instagram @kyliejenner

Ainda que tenha fica pouco tempo no ar, a publicação gerou reação de seus seguidores que começaram a criticá-la resgatando posts antigos. Com a repercussão, a modelo e socialite americana restringiu o recurso de comentários em seu perfil somente para quem ela segue.

O Conflito

No sábado, integrantes do grupo Hamas invadiram o estado de Israel, e deixaram centenas de mortos e feridos. Com reação, o conflito tomou conta das duas regiões, produzindo cenas chocantes nas redes sociais a partir de então.

Com a negociação intermediada pelas Nações Unidas, os judeus proclamaram o Estado de Israel em 1948 com o aval da própria Organização das Nações Unidas (ONU), no entanto, sem a aprovação dos palestinos que se revoltaram. O grupo sofre há anos com a escassez de recursos imposta pelos vizinhos.

Kylie Jenner (Foto: Getty Images)
Foto: Getty Images

Por ser um conflito complexo e repleto de contextos históricos e políticos, os internautas criticaram Kylie Jenner por se posicionar de forma superficial para milhões de fãs em sua rede social. Muitos citaram a amizade dela com a modelo Bella Hadid, de ascendência palestina, que defende a liberdade do povo palestino. Alguns comentários foram diretos sobre a amizade das modelos. "Absolutamente louco ver Kylie Jenner apoiando Israel enquanto sua amiga Bella Hadid defende a Palestina há anos. Estou enojado", disse um seguidor. "Bella e Gigi Hadid precisam se apressar e bloquear Kylie Jenner porque não há redenção depois do que ela postou. Aposto 100% que Kylie nem sabe o que são Israel e Palestina ou onde ambos estão localizados no mapa e apenas postou novamente o que sua mãe tinha postado", disparou outro seguidor.

Kylie Jenner
Foto: Reprodução/ Instagram @kyliejenner

Desdobramentos

A mãe de Kylie, Kris Jenner, também se manifestou em seu perfil do Instagram a favor de Israel. Em duas publicações nos Stories, a socialite se valeu de informações sobre as bombas lançadas na Faixa de Gaza, o número de assassinados, feridos e sequestrados. A outra publicação se refere à bandeira de Israel com fundo azul que a filha já havia postado. Na imagem, a matriarca do clã Kardashian escreveu: “Isso está além das palavras, é absolutamente horrível e comovente”.

flag person
advertisement poster person car transportation vehicle
(Foto: Reprodução/ Instagram @krisjenner)

A postagem ainda divide opiniões. Há pessoas que criticaram as celebridades por não terem voz nas atrocidades de Israel em Gaza e na Cisjordânia, e outros elogiaram Kris Jenner por apoiar Israel. 

Tags

Posts recomendados