Lady Gaga enfrenta acusação de plágio por música que venceu o Oscar
Lady Gaga e Mark Ronson tiveram enorme sucesso com a música 'Shallow' do flme "A Star is Born", e ganharam o Oscar de Melhor Canção Original. Mas agora, um compositor chamado Steve Ronsen está ameaçando entrar com uma ação contra a dupla, alegando que a música roubou seu trabalho. Ele diz que 'Shallow' usou especificamente uma seqüência de progressão de três notas de sua música sem crédito ou permissão.
Em uma declaração, ele diz: “Foi notado por muitas pessoas que a música "Shallow" soa como a minha. Eu admiro Lady Gaga e eu só quero chegar ao fundo disso.Há outros escritores que escreveram a música' Shallow ', incluindo Mark Ronson. Eu consegui um musicólogo que também concorda que as músicas são parecidas. Estou simplesmente fazendo isso, como qualquer outra pessoa investigaria uma possível infração."
O advogado de Lady Gaga já emitiu uma contra-declaração negando as alegações. Em comunicado, ele disse que “O Sr. Ronsen e seu advogado estão tentando ganhar dinheiro fácil com a ajuda de um artista de sucesso. É vergonhoso e errado. Aplaudo Lady Gaga por ter a coragem e a integridade para se levantar em nome de artistas de sucesso que se encontram no receptivo de reivindicações oportunistas como esta. Se o Sr. Shirian prosseguir com o caso, Lady Gaga lutará vigorosamente e prevalecerá."
E ainda adicionou: "'Fornecemos ao Sr. Shirian uma extensa carta com as descobertas de vários musicólogos de renome, cada um dos quais não encontrou semelhanças acionáveis entre as duas músicas. Até o próprio musicólogo de Shirian reconheceu que a progressão genérica de três notas está presente em muitas outras músicas que antecederam a música de seu cliente."