Laura Brito fala sobre moda, vida de atriz e raízes nordestinas
Laura Brito customiza look especial de Carnaval para a L’Officiel Brasil e em entrevista exclusiva, fala sobre moda, vida de atriz e raízes nordestinas
Quando o assunto é moda e autenticidade, Laura Brito é referência! A nordestina, atriz e criadora de conteúdo conquistou o público ao transformar peças comuns em verdadeiras declarações de estilo, provando que criatividade e personalidade são os ingredientes essenciais para looks únicos. E se existe um momento perfeito para ousar e explorar essa identidade fashion, é o Carnaval!
Com um olhar inovador e um talento nato para customização, Laura não apenas se reinventa a cada temporada, como também inspira seus seguidores a enxergarem novas possibilidades na moda. Em clima de folia, a artista conversou com exclusividade com a L’Officiel Brasil, revelando os detalhes do look especial que customizou para a ocasião e compartilhando memórias, inspirações e sua paixão pela cultura nordestina. Além disso, relembra sua trajetória, a relação com a moda desde a infância e, claro, um momento inesquecível ao lado de Gilberto Gil. Confira a seguir:
Laura, sua relação com moda e customização é algo muito forte e autêntico. Como você pode aproveitar esse lado criativo no Carnaval?
Eu amo transformar peças e dar uma nova vida a elas, e essa é a melhor maneira da gente se expressar na moda. Quando um look tá carregado de personalidade, ele se torna ainda mais impactante e único – não terá ninguém igual a você! E por ser Carnaval, as possibilidades são infinitas; temos a liberdade poética pra experimentar e ousar nos nossos looks.
Com exclusividade para a L’Officiel Brasil, você customizou um look repleto de pedrarias e muito brilho! Qual foi a sua principal inspiração para criar a peça?
Minha inspiração veio da ideia de ressignificar roupas antigas e trazer o “espírito” do Carnaval para um item tão básico quanto um top preto sóbrio – aquele que todo mundo tem no armário e dificilmente usaria na folia. Peguei esse top que já fazia parte do meu acervo e o transformei, adicionando chatons coloridos e brincando com formas e proporções. O resultado foi um efeito sofisticado, carnavalesco e autêntico. Quis mostrar que a customização pode ser glamourosa e fashionista.
E em outros Carnavais, você já customizou suas próprias fantasias? Qual foi a sua favorita e como criou ela?
Sempre! Desde pequena, customizar minhas roupas de Carnaval era quase uma tradição em casa. Minha mãe costumava reinventar suas próprias peças, e foi assim que aprendi a dar um jeitinho de aproveitar cada roupa. Além disso, muitas vezes herdava peças da minha irmã e das primas que, por não servirem perfeitamente, precisavam de uma nova identidade. Um dos meus looks/fantasias favoritos foi inspirado no Manguebeat e no Maracatu, onde misturei elementos culturais de Pernambuco com um toque feminino e ousado. Eu mesma idealizei os detalhes e as aplicações sobre um maiô, utilizando materiais simples para criar algo original e repleto de história. O resultado ficou incrível!
Você começou sua trajetória na internet mostrando customizações. Como foi esse início e o momento em que percebeu que sua influência estava crescendo?
Minha trajetória começou lá em 2012, quando poucos gravavam vídeos para a internet e eu, de forma espontânea, reaproveitava roupas e compartilhava minhas ideias. Sempre que customizava uma peça e saia, minhas amigas ficavam curiosas para saber como eu tinha feito – foi aí que pensei: “Por que não ensinar na internet para todo mundo ver?” Quando percebi que as pessoas começaram a reproduzir minhas criações e que elas estavam inspirando tanta gente, entendi que minha influência ia além da moda. Eu estava incentivando um novo olhar sobre o consumo consciente e fazendo a diferença na vida das minhas seguidoras, que passaram a enxergar possibilidades nas roupas que já tinham, contribuindo para a autoestima delas.
Fazer amizades na internet é realmente possível? Quais conexões você criou ao longo de seus anos trabalhando como influenciadora?
Totalmente possível! A internet me conectou com pessoas incríveis – seguidores que se tornaram amigos, profissionais dos bastidores e, claro, meus colegas de trabalho. Já vivi momentos únicos com artistas que eu admirava e que hoje me reconhecem e respeitam pelo meu trabalho. A gente troca figurinhas, compartilha as angústias e alegrias do dia a dia – essas conexões nos fazem sentir ainda mais seguros e fortalecidos na nossa trajetória.
Você já comentou que sua paixão pela moda começou com sua mãe, que vendia roupas na sua infância! Como ela acompanha sua carreira hoje? Muito orgulho por aí?
Minha mãe sempre foi minha primeira referência de moda, empreendedorismo e garra! Mesmo enfrentando desafios financeiros, ela fazia acontecer – montou uma loja de roupas autorais, e foi lindo acompanhar sua trajetória. Na infância, ela costurava roupas para todas as irmãs e criava looks incríveis para ir à faculdade, o que sempre me inspirou. Hoje, ela acompanha tudo o que faço: me aconselha, me dá dicas, me ensina novas técnicas de customização e, claro, morre de orgulho. Sempre que alcanço uma nova conquista, a felicidade dela é igual ou maior que a minha.
Além de influenciadora, você também é atriz! Como avalia o seu crescimento pessoal e profissional nos últimos anos? Qual você considera ter sido o seu diferencial para tamanho destaque?
Nos últimos anos, amadureci muito como profissional e ampliei meus horizontes. Além da moda e da customização, venho investindo na minha carreira como atriz – um grande sonho que decidi perseguir com todas as forças. Concluí meu curso, estudei e me preparei intensamente. Acredito que meu diferencial sempre foi ser autêntica e ousada, sem medo de inovar e mostrar minha identidade em tudo o que faço.
Você carrega muito da cultura nordestina no seu estilo e no seu conteúdo. Como você reflete esse seu lado nos looks que cria?
Minha raiz nordestina está presente em tudo que faço! Nos meus looks, trago referências da minha terra – seja pelas cores vibrantes, pelos materiais ou pelas histórias que cada peça carrega. Eu gosto de mostrar a cultura nordestina de forma autêntica e sem complicação, provando que o Nordeste tem moda de qualidade, profissionais talentosos e muita criatividade. Espalhar essa identidade reforça a força que a gente tem, mesmo quando algumas pessoas ainda duvidam do nosso potencial.
No início deste ano, você arrasou na Noite da Aclamação – festa promovida por Léo Santana e Lore Improta em homenagem a Gilberto Gil. Além de receber um baita elogio da Ivete Sangalo, o seu visual também foi elogiado pelo homenageado da noite! Conta pra gente o que ele falou e como foi a experiência:
Foi surreal receber o reconhecimento de Ivete Sangalo – fiquei emocionada com cada palavra sobre a importância do meu trabalho, na hora fiquei sem palavras, só sabia agradecer kkk. Eu nem imaginava o patamar que tinha alcançado. E quando o próprio Gilberto Gil elogiou meu visual e disse que adorou a homenagem, quase não acreditei! Ele comentou que meu look captava a essência da nossa música e cultura, e esse foi um dos momentos mais especiais da minha carreira. Que honra!
Ping Pong
Um look coringa para o Carnaval:
Body com aplicações + short customizado + acessórios de impacto
Um ícone da moda:
Sabrina Sato
O destino dos sonhos para passar o Carnaval:
Recife e Olinda, sempre!
3 itens indispensáveis em uma necessaire carnavalesca:
Glitter biodegradável, protetor solar e cola para pedraria!
Um sonho que ainda quer realizar na carreira:
Estrear como atriz