Amanda Gorman: conheça a poetisa que participou da posse de Biden
Amanda Gorman se formou em Harvard e teve problemas de fala na infância. Descubra mais sobre ela:
Amanda Gorman se tornou a poetisa mais jovem a se apresentar em uma inauguração presidencial norte-americana. Seguindo os passos de nomes famosos, incluindo Robert Frost e Maya Angelou, Amanda leu o poema escrito por ela mesma, "The Hill We Climb" a bordo de um look Prada, durante a cerimônia de posse do presidente Joe Biden em Washington DC. Masquem exatamente é ela?
Ela se tornou a primeira Poetisa Jovem Laureada Nacional do país em 2017. Nascida em Los Angeles em 1998, Amanda foi criada por sua mãe, a professora Joan Wicks, e tem dois irmãos, incluindo uma irmã gêmea chamada Gabrielle, que é ativista.
Amanda sofreu de um problema de fala quando criança. Ela disse ao Los Angeles Times em uma entrevista recente: "Isso me tornou a artista que sou e a contadora de histórias que me esforço para ser. Quando você tem que aprender a dizer os sons [e] ficar muito preocupado com pronúncia, dá uma certa consciência da sonoridade, da experiência auditiva. "
Enquanto estudava na Universidade de Harvard para obter um bacharelado em Sociologia, Amanda se tornou a primeira pessoa a ser nomeada National Youth Poet Laureate em abril de 2017, onde foi escolhida entre cinco finalistas. Ela se formou em Harvard em maio de 2020.
Foi a nova primeira-dama dos EUA, Dra. Jill Biden, quem convidou Amanda Gorman para ler na cerimônia de posse do presidente, depois que ela a ouviu entregar um poema na Biblioteca do Congresso e ficou tão impressionada com o desempenho de Gorman. Veja ela recitando o poema na íntegra aqui abaixo: