Pop culture

Realeza: O bizarro protocolo para vestir os membros reais

A realeza vive de forma restrita e com muitas regras, os protocolos são estendidos até para a forma como eles se vestem. 

Rainha Elizabeth II
Rainha Elizabeth II

Por mais que o código de vestimenta da realeza britânica se renove com o tempo, algumas normas se perpetuam , especialmente as que determinam o vestuário em ocasiões de aparição pública. Roupas e acessórios que rememoram trajes do século 16 fazem parte dessa tradição.

Quem não se lembra da rainha Elizabeth II usando grandes chapéus? O acessório faz parte do código de vestimenta real britânico para as mulheres quando em eventos públicos. A recomendação remete ao período anterior à década de 1950, no qual mulheres ainda eram proibidas de mostrar seus cabelos em público. Com o passar do tempo, os chapéus passaram a ficar restritos aos eventos formais e ocasiões excepcionais.
 
 
Também faz parte do código o uso de luvas, e não apenas por uma questão estética. O código determina o uso de luvas para evitar a contaminação por germes durante os cumprimentos a outras pessoas. Tal tradição continua a ser seguida pela rainha na atualidade.
Já o colorido do guarda-roupa de Elizabeth II se deve à personalidade da rainha, conforme explica o especialista em etiqueta Grant Harrold, conhecido como The Royal Butler. Segundo Harrold, os tons fortes da cartela do arco íris seriam uma forma de garantir o destaque em meio ao público.
 
 
Nem mesmo as crianças escapam ao protocolo. Os garotos devem somente usar shorts, dado que, de acordo com a tradição, as calças só são permitidas para quando eles forem suficientemente maduros. Desrespeitar a regra poderia aproximar os meninos dos jovens suburbanos. Ainda assim, o príncipe George, filho do príncipe William e da duquesa Kate Middleton, já apareceu em uma ocasião trajando calças, embora essa seja uma aparição rara.
Para os homens adultos, fica determinado o uso de uniformes militares durante os eventos formais. Dessa forma, os homens mostram o comprometimento com os regimentos do país em assuntos militares. 
E não são apenas nos momentos formais que as regras devem ser seguidas. Mesmo em ocasiões informais, as mulheres devem usar vestidos ou calças combinas com jaquetas ou cardigãs. Para os homens, determina-se o uso de blazer com camisa de colarinho e calças. Entretanto, tal regra já foi burlada por alguns membros da família real, como a duquesa de Cambridge, já vista usando calças jeans.
Por fim, entre as tradições de longa data que sobrevivem, está o uso de tiaras. As tiaras devem ser usadas pelas mulheres casadas e/ou pertencentes à família real. As tiaras adornadas por diamantes ou outras pedras chamativas ficam limitadas aos eventos noturnos. Tal costume contribui para a determinação do status civil e financeiro das mulheres.
 
 
 

Tags

Posts recomendados