Pop culture

Valentina Herszage fala com exclusividade sobre ‘Ainda Estou Aqui’

Valentina Herszage deu vida à Veroca no filme cotado para ser indicado ao Oscar ‘Ainda Estou Aqui’ e em entrevista exclusiva, revela detalhes dos bastidores e muito mais

adult female person woman clothing hosiery pantyhose footwear high heel shoe
Foto: Maga Maju

Entre os flashes do tapete vermelho e a realidade retratada pelo filme que é forte candidato a ser indicado ao Oscar ‘Ainda Estou Aqui’, Valentina Herszage (26) vive um momento de grandes realizações. Em um bate-papo doce e honesto, a atriz fala com exclusividade sobre sua personagem Veroca, celebra a sua parceria nas telonas com Fernanda Torres e Selton Mello e entrega o quanto amou o projeto: “Gosto de fazer um cinema político, que fale da nossa história e nos faça pensar o futuro.”, disse ela. 

  

E para quem adora postar seus looks nas redes sociais, Valentina também não deixa passar despercebido o seu gosto apurado pela moda! A estrela, que vestiu Alexandre Herchcovitch e Chanel durante os red carpets da divulgação do filme, abriu o coração sobre sua relação com o universo fashion e aproveitou para falar sobre os próximos passos de sua carreira. Confira abaixo, a entrevista exclusiva para a L’Officiel Brasil:

black hair person adult female woman pants dress head face portrait
blouse clothing face happy head person smile photography portrait sleeve
Foto: Maria Magalhães

Valentina, você acaba de voltar do Festival de Cinema de Veneza, em que participou da première do filme ‘Ainda Estou Aqui’, que inclusive foi lançado agora em novembro. Como foi a experiência e como o público recebeu o filme?

Voltar pro Festival de Veneza depois de 9 anos foi muito emocionante. Eu estive no Festival na Mostra Horizonte com “Mate me Por Favor”, da Anita Rocha da Silveira. Voltar com Fernanda, Selton, Walter, é realmente indescritível. Poder levar o nosso cinema tão potente, contando uma história do nosso Brasil, e ver como tocou as pessoas lá fora foi uma sensação incrível, uma noite dos sonhos. 

  

No tapete vermelho você também ‘entregou’ looks incríveis de Alexandre Herchcovitch e Chanel! Como se identifica com essas grifes e o que mais gosta na hora de criar um visual com a sua stylist Rita Lazzarotti?

Ir com um estilista brasileiro para o Festival de Veneza foi uma escolha nossa com muita alegria. Alexandre compôs esse look preto e o da Fernanda Torres também. Nossa linha de pensamento para a roupa da estreia sempre foi em relação ao filme, aos Paiva, a esse período do Brasil, a essa família. Temos que estar condizentes com a história que estamos contando. Os looks da Chanel também e, além de tudo, claro, todos os looks conversam muito com o meu estilo.

dress evening dress formal wear black hair person portrait adult female woman fashion
Foto: Vinícius Rocha

Você já trabalhou com grandes nomes da televisão brasileira, e teve uma baita experiência ao lado de Fernanda Torres e Selton Mello. O que mais gostou e qual foi o momento em que sentiu um “friozinho na barriga”?

Eu já tinha feito “Fim” da Nanda, e eu e Selton nos conhecíamos do "Mate me Por Favor" (produzido pela Bananeira Filmes). Mas, com certeza, esse mergulho de trabalho que vivemos em "Ainda Estou Aqui" foi o mais íntimo de todos. Acho que o friozinho na barriga veio bem no início da preparação. Mas foi embora muito rápido. Eles são extremamente generosos e todos viramos uma família em um piscar de olhos. Fazíamos as preparações com Amanda Gabriel e Walter já na casa onde filmamos, o que ajudou também a nos misturar com essa história de maneira intrínseca. 

 

Trabalhos como ‘Ainda Estou Aqui’ te permitem passar uma importante mensagem através da atuação. Como você se sente sabendo que tem o poder de marcar uma geração, levantar pautas importantíssimas e até se aproximar do público com uma personagem como a Veroca?

Essa é a melhor sensação que um ator pode ter no seu trabalho. Devemos sempre mirar nessas pautas, em gerar discussões. Veroca é um retrato do que era ser jovem nos anos 70. Cada filho tem um espaço especial no filme. A maneira de entender e desentender as coisas. Fico muito feliz que o filme esteja gerando toda essa comoção. Pensar que essa história é real e aconteceu e acontece com tantas famílias é ainda mais forte. Gosto de fazer um cinema político, que fale da nossa história e nos faça pensar o futuro. Essa é sempre minha linha de escolha quando leio um roteiro. 

face head person photography portrait adult female woman
Foto: Maria Magalhães

Na vida real, nitidamente a moda é uma parte muito importante de sua vida. Você costuma se comunicar através de seus looks? Como é a sua relação com este universo?

Eu sou apaixonada por moda. Cresci com uma avó superestilosa, que tinha uma loja de acessórios, e minha mãe também, que era professora de moda em uma universidade (além de psicanalista). Claro que vivo bastante em função dos meus personagens, mas eu amo quando posso brincar de ser eu e ousar quando estou em um evento ou uma estreia. Acho que me ajuda também a me desconectar de um personagem quando uma filmagem termina. Me aproximando de mim através da moda. Seja ela uma moda de pré-estreias ou até o que uso em casa quando estou sozinha fazendo minhas coisas.

long sleeve sleeve blouse accessories sunglasses face head person smile portrait
Foto: João Kopv

E você sempre teve um senso estético apurado? Ou esse “poder fashionista” foi construído aos poucos? 

Ah, com certeza ainda em construção. Vou me transformando sempre e a moda acompanha todos esses momentos.  

  

No dia a dia, como é a vida da Valentina Herszage? Você segue uma rotina ou vive “como a vida te levar”? Tem alguma rotina fitness ou de autocuidado? Conta pra gente!

É muito difícil pro ator ter uma rotina, rs; quando começamos a filmar, seguimos os horários das filmagens que normalmente são de 11 a 12 horas por dia. Quando estou entre trabalhos tento voltar a me exercitar diariamente e, principalmente, cozinhar a comida do dia a dia. Sinto que me faz muito bem comer a minha comida fresca. No mais, eu adoro não fazer nada. Não me considero uma pessoa que está sempre atrás de fazer alguma coisa. Quando eu tenho uma folga, eu aproveito para curtir o ócio. 

person photography portrait sitting adult female woman coat smile fur
Foto: Maria Magalhães

Quando te veremos nas telinhas novamente? Alguma novela à vista?

Novela não, mas em Dezembro lanço “As Polacas” filme dirigido pelo João Jardim, da Globo Filmes, que conta a história de Rebeca (minha personagem), uma mulher que vem da Polônia atrás de uma vida melhor e se vê refém de uma rede de prostituição. O filme se passa no início do século XX e conta a história real dessas mulheres traficadas. Estou muito empolgada com esse lançamento. 

 

Falando em novelas e filmes… o que você mais gosta de fazer? Tem um preferido?

Eu gosto de fazer tudo! Tudo tem um público e uma aproximação diferente de narrativa. Eu comecei no cinema e foi o que mais fiz até agora. Amo assistir filmes. Mas gosto de boas histórias e bons personagens.

adult female person woman accessories handbag long sleeve blazer coat formal wear
Foto: João Kopv

Um sonho de atriz que realizou e foi maravilhoso:

Trabalhar com Walter Salles. Foi maravilhoso. 

  

Como define o seu ano de 2024?

Um ano de colher o que plantei. Lançamentos e muita emoção. 

  

Sua principal meta para 2025:

Continuar fazendo personagens e projetos em que eu acredite e que me façam feliz.

Fotógrafa: Maria Magalhães 

Produção de moda: Valentina Steinle

Assistente de produção de moda: Maria Michelsen

Beleza: Camila Alves

Sapato: Penha Maia

Tags

Posts recomendados