Viagem

Copa do Mundo 2022: como as mulheres devem se cuidar no Catar?

É mulher e vai viajar para o Catar na Copa do Mundo? Saiba como você deve se comportar no país islâmico e o que não deve fazer!

person woman adult female hat clothing sitting
Foto: Unsplash

Como são as leis nacionais? O país é um lugar seguro para mulheres? Como devo me vestir? Desde que o Catar foi escolhido para sediar a Copa do Mundo de 2022, a mídia direcionou sua atenção para o local que espera mais de 1,5 milhão de torcedores neste mês de novembro. O país do Oriente Médio, por ser islâmico e possuir grandes diferenças culturais, funciona sob algumas regras que são importantes a serem entendidas - assim como qualquer outro destino de viagem - principalmente pelas mulheres, que também esperam ansiosamente por uma chance de testemunhar de pertinho seus times favoritos. 

Então, se você está pensando em viajar para assistir aos jogos e conhecer paisagens incríveis, se atente a alguns fatores básicos e curiosidades que vão te ajudar a aproveitar o país com segurança e sem medo. 

Foto: Pexels

O Catar é um lugar seguro para mulheres?

O Catar é, geralmente, um lugar seguro para mulheres, mas a atenção é um fator fundamental. Por ser um país islâmico, ele segue regras específicas que todos os cidadãos e visitantes (independente do sexo) devem respeitar: 

  • Vestimenta: Não há necessidade de usar burca, abaya ou hijab. Basta vestir-se com roupas mais discretas, cobrindo os ombros, com saias ou calças abaixo do joelho. Evite, também, transparências e decotes. Trajes de banho e roupas esportivas só podem ser usados ​​em locais apropriados, por exemplo, trajes de banho ocidentais não são permitidos em praias públicas, apenas em praias particulares de hotel, piscinas privativas ou spas.

  • Locomoção: As mulheres podem alugar carros desde que tenham uma carta de condução válida emitida no Qatar/GCC e uma carta de condução internacional. Você também pode optar pelos metrôs 24 horas - que estão bem conectados à maioria dos estádios - e que possuem 3 categorias: “goldclub”, "família" (mais indicada para mulheres desacompanhadas) e “padrão”.

  • Independência: Na maioria das vezes, as mulheres podem se movimentar com segurança e liberdade por conta própria e podem andar tranquilamente sozinhas pelo país e dentro dos estádios. Basta se atentar às vestimentas e ao comportamento adequado de acordo com as regras do lugar.
Foto: Unsplash

Outras curiosidades interessantes e importantes:

- A semana de trabalho no Catar vai de domingo a quinta-feira, com sexta-feira considerada o fim de semana. 

- Além de ser conhecido como um dos países mais ricos do mundo, o Catar também é considerado um dos mais seguros.

Músicas altas são proibidas enquanto o adhan (chamado para a oração) estiver sendo tocado.

- Beijos, abraços, toque de mãos e outros tipos de demonstrações de carinho não são bem vistas em público e são considerados obscenos pelo Código Penal do país.

- No país, o consumo de álcool em público é proibido, sendo liberado apenas em lugares privados. Embriaguez pública é uma ofensa no Catar.

- Não tire fotos de prédios oficiais do governo, acampamentos militares ou plantas industriais. É importante se atentar, também, para que não apareça o rosto de nenhuma pessoa no fundo de suas fotos sem autorização.

Foto: Unsplash

Tags

Posts recomendados