Marrocos: um roteiro atualizado para uma viagem inesquecível
Confira as melhores dicas para quem deseja viajar para Marrocos
Marrocos é um destino milenar com rica cultura e história. Desde Marrakech até as modernas cidades costeiras, cada canto desse país conta uma história que transcende os séculos, mas também reserva sempre algo novo a descobrir. Para atualizar a lista de bons endereços, um roteiro com as dicas desse destino cativante.
Marrakech: O Coração Vibrante de Marrocos
Em meio a essa tapeçaria de tradição e modernidade, Marrakech é o coração vibrante e continua a ser o ponto de partida ideal para uma aventura em Marrocos. Novos restaurantes, bares e lojas estão por toda a cidade. Para sentir a vibração de Marrakesh, nada melhor que começar explorando a Medina e bons achados pelos Souks!
O Souk Semmarine, é um dos mercados mais icônicos de Marrakesh. Situado no coração da Medina, é um labirinto vibrante de vielas repletas de barracas que vendem uma variedade impressionante de produtos, desde especiarias aromáticas e tapetes artesanais até joias deslumbrantes.
Mazel Street Food
Saindo do Souk Semmarine, logo ao lado da praça Jemaa el-Fnaa, O Mazel serve streetfood marroquina fresca e rápida. Ideal para um almoço colorido num dia de compras na Medina.
Valerie Barkowsky Shop
Um pouco mais distante da agitação da praça Jemaa el-Fnaa , está localizado o Valerie Barkowsky Shop. Uma loja de enxoval artesanal e super autentica, com destaque para as fronhas bordadas à mão e jogos de mesa criativos.
The Rooftop DarDar – Cocktails and Eat
Para fechar o dia com chave de ouro, o Rooftop Dardar é o melhor spot para ver o pôr do sol da Medina. No menu, drinks criativos, pratos locais revisitados, ideais para compartilhar e DJs muito inspirados. O público é internacional europeu e animado. Dress code étnico casual.
Palácio Bahia
Para um dia de imersão cultural minha dica é visitar o Palácio Bahia, um esplêndido exemplo de arquitetura marroquina, com seus intricados mosaicos, pátios tranquilos e jardins luxuriantes. Construído no final do século XIX, este palácio oferece um vislumbre da opulência e beleza da vida aristocrática marroquina.
Café des Épices
O Café des Epices é um restaurante disputado, perfeito para um refúgio tranquilo, na hora do almoço. Vista panorâmica para a Medina e menu descomplicado com sanduiches e saladas marroquinas. Melhor reservar.
Jardim Majorelle
O Jardin Majorelle, um dos pontos turísticos mais populares de Marrakesh, é um oásis de cores e tranquilidade. Criado pelo artista francês Jacques Majorelle nos anos 20, famoso por seu vibrante "azul Majorelle". Após a morte do pintor, o jardim foi comprado e restaurado por Yves Saint Laurent e Pierre Bergé na década de 80. Hoje, ele abriga uma rica coleção de plantas exóticas e o Museu Berbere. Os tickets podem ser comprados com antecedência pelo site.
Museu Yves Saint Laurent
Ao lado do Jardim Majorelle, foi inaugurado em 2017, o museu Yves Saint Laurent. A coleção permanente exibe uma extensa coleção de criações do estilista, acessórios, desenhos e documentos que ilustram a sua carreira. O edifício em si, projetado pelo renomado estúdio de arquitetura Studio KO, é uma obra de arte, com uma fachada inspirada nos padrões geométricos marroquinos. O museu expõe uma visão única sobre o mundo da moda e do design, além de celebrar a profunda ligação entre Yves Saint Laurent e Marrakesh. Recentemente uma galeria de arte contemporânea, foi adicionada ao museu exibindo também exposições de fotógrafos e artistas renomados locais e internacionais. A agenda com a programação anual completa pode ser encontrada diretamente no site.
Le Marrocain
O restaurante Le Marrocain é um ícone da autêntica culinária marroquina, com pratos clássicos em um ambiente sofisticado. Os tagines são deliciosos e o ambiente é acolhedor. Ideal para uma noite especial e típica em Marrakesh.
La Mamounia
O hotel La Mamounia, tem sua história entrelaçada com a da própria cidade e por isto o hotel permite pequenas excursões guiadas para conhecer as instalações comuns do hotel que guardam tesouros da cultura de Marrakesh.
Comece o dia passeando pelos jardins do Hotel, uma joia histórica que remonta ao século XVIII. Criados originalmente como parte do palácio do príncipe Al-Mamoun, foram redesenhados no século XIX pelo artista e paisagista francês Jacques Majorelle. Em 1923, o empresário Henri Leclerc adquiriu o terreno transformando em um luxuoso hotel, mas preservando os jardins exuberantes. Desde então, os Jardins do La Mamounia são um ponto de referência da cidade, atraindo visitantes de todo o mundo com uma mistura de flora exótica, fontes serenas e vistas deslumbrantes das montanhas do Atlas.
L'Italien par Jean-Georges
L'italien , uma trattoria de luxo recém inaugurada, é como uma extensão do próprio jardim do La Mamounia. Atmosfera jovem, com uma cozinha aberta, rodeada por belas pinturas em azulejo da vegetação local. Uma excelente opção para um almoço descontraído após o passeio pelos jardins.
A Joia Grande Dama
Uma imensa escultura de luz, chamada 'Joia da Grande Dama', 2023, pode ser vista em exposição no lobby. A instalação faz ode à feminilidade e ao trabalho artesanal; inspirada nos antigos colares das mulheres berberes e na técnica para fabricá-los, hoje quase extinta, dos tradicionais joalheiros marroquinos.
Drinks Artsy: Bar Majorelle
Um outro tesouro da história e da arte de Marrakesh, escondido no La Mamounia, é um afresco de Majorelle, pintado no teto do hotel, aonde, hoje, está localizado o Bar Majorelle. O décor do bar é, claro, inspirado na obra, em tons de verde e amarelo. Spot perfeito para um drink antes do jantar, o piano ao vivo reforça a alma artsy do ambiente.
L’ Asiatique par Jean-Georges
Que tal terminar o dia experimentando o novo e bem frequentado restaurante L'Asiatique par Jean-Georges? O mood é sensual e íntimo, com um menu interessante que mistura influências chinesas, japonesas e tailandesas. O ambiente é perfeito para um encontro sofisticado com dress code étnico chic.
Aonde ficar:
Uma experiência majestosa num palácio
Para vivenciar toda a opulência e rica cultura de Marrakesh nada melhor que se hospedar num palácio! O La Mamounia, com suas suítes amplas, cheias de história e decoração étnica sofisticada, é o meu endereço preferido. A atenção aos detalhes e o serviço atencioso garantem que a experiência seja majestosamente memorável.
Uma experiência autêntica no Souk
Se a ideia é experimentar Marrakech em uma estadia autêntica perto dos Souks, a melhor opção é escolher um riad na cidade velha. Estas casas tradicionais marroquinas oferecem um refúgio tranquilo, com decoração encantadora. O Riad Dar Kawa é uma casa do século XVII restaurada, com atmosfera cool. O espaço é um refúgio da agitação do Souk e o staff é super acolhedor.
Taghazout: Um refúgio à beira-mar
Após o agito da capital, que tal um escape de bem-estar e relaxamento para as cidades costeiras? Taghazout (pronuncia-se: terrazout) é o lugar do momento! Esta região em ascensão é o lar de novos resorts de luxo onde o wellness é a palavra de ordem.
Vilarejo de Taghazout
Taghazout é uma pequena cidade de pescadores situada ao longo da deslumbrante costa atlântica. Conhecida por suas praias de areia dourada e suas ondas consistentes, é um paraíso para os amantes do surf e do estilo de vida descontraído à beira-mar. Além disso, o vilarejo oferece uma atmosfera autêntica, com suas ruas estreitas, cafés pitorescos e mercados locais.
Golf Club de Taghazout
Para os amantes de golfe, Taghazout é um destino especial, com um campo de alta performance para todos os níveis de jogadores. A vista impressionante garante uma experiencia única de conexão com a natureza.
Passeios de Camelo
Conhecidos como os "navios do deserto", os Camelos, são perfeitos para explorar as vastas extensões de areia da praia de Taghazout. Os passeios podem ser feitos com guias locais que compartilham histórias e informações, tornando a experiência ainda mais encantadora.
Aonde se hospedar:
Com a arquitetura contemporânea e comodidades sofisticadas, o Fairmont Taghazout Bay é perfeito para uma experiência de praia e luxo. O resort oferece um serviço de transfer prático e exclusivo entre Marrocos e Taghazout.
Com uma paleta de cores que se funde harmoniosamente com os tons azuis do mar e os terracotas suaves da paisagem local, os quartos espaçosos com grandes terraços dão vista para o oceano e as imponentes montanhas do Atlas.
Se a ideia é descontrair, o Spa do Fairmont Bay é um oásis de relaxamento. Com impressionantes 1000m²; piscinas serenas, saunas, jardins secretos, aulas de yoga e, claro, tratamentos divinos com óleos locais perfeitos para desconectar.
Restaurante Azur
Para estender o mood de relaxamento com um almoço na praia, o restaurante Azur serve pratos coloridos e saborosos, ideal para um almoço ensolarado em belas espreguiçadeiras.
Para o jantar, dois endereços são obrigatórios em Taghazout: o restaurante japonês, Marimoto, assinado por um dos melhores chefs orientais do norte da África.
E o restaurante gastronômico Wine Tapas Bar, que combina influências culinárias em um menu de fusão entre Marrocos e Espanha. Ambos são leves, frescos e riquíssimos em sabor. O dress code de ambos é resort chic.