Viagem

Sydney: roteiro de uma cidade multicultural arrebatadora

Sydney em um roteiro que mistura belas paisagens, vida urbana e gastronomia diversificada

boat transportation vehicle landmark sydney opera house car
Sydney - Fotos: Arquivo Pessoal Reanata Araújo

A Austrália é um país verdadeiramente único, e vale muito realizar o sonho de conhecê-lo. E a porta de entrada naturalmente é Sydney, capaz de conquistar qualquer turista facilmente, com sua mistura de ambiente urbano movimentado e integração única com a natureza. Uma cidade cosmopolita, porém descontraída e incrivelmente multicultural. São inúmeras opções de atividades para fazer em Sydney e seus arredores, como passeios culturais, experiências gastronômicas e a simples apreciação das belezas naturais da cidade. Então, vamos a um roteiro completinho do que fazer em Sydney.

 

Começamos com o monumento mais importante da cidade, a Ópera House! Um dos símbolos da Austrália e Patrimônio Mundial da UNESCO, a Sydney Opera House exerce um certo magnetismo na cidade. Aberta em 1973, foi projetada pelo arquiteto dinamarquês Jørn Utzon e demorou 16 anos para ficar pronta. Com localização estratégica de frente para a baía, é possível admirar sua ousada estrutura por diferentes ângulos. Mas claro, que uma vez em Sydney, vale demais assistir um espetáculo na Ópera House. O centro multicultural recebe shows artísticos diversos, incluindo balés e orquestras. Mesmo que você não consiga, vale andar até lá e vê-la de pertinho, porque por si só já é um passeio imperdível!

O vibrante Sydney Harbour

water waterfront cityscape urban city boat harbor pier metropolis port
Sydney Harbour - Foto: Renata Araújo

Aliás, o Sydney Harbour por si só já é uma das grandes atrações da cidade. Uma das mais famosas e pitorescas baías do mundo, ela é também um centro de atividades recreativas e comerciais, com uma série de bares, restaurantes e lojas ao seu redor. Além da Opera House, a Sydney Harbour Bridge, uma ponte em arco de aço que conecta o centro de Sydney à costa norte é outro símbolo icônico da cidade e oferece uma vista deslumbrante da baía. Além disso, o Sydney Harbour abriga várias ilhas, como a Ilha Cockatoo, a Ilha Fort Denison e a Ilha Shark. Essas ilhas oferecem locais históricos, praias isoladas e trilhas para caminhadas, tornando-as destinos populares para os moradores e visitantes.

 

Este porto também é um importante centro de atividades aquáticas. Ou seja, moradores e turistas podem desfrutar de passeios de barco, cruzeiros turísticos, prática de esportes aquáticos, como vela, caiaque e mergulho, e até mesmo nadar nas praias ao redor da baía. E vale lembrar que ela é palco de eventos mundialmente famosos, como o Sydney New Year's Eve Fireworks, no qual fogos de artifício espetaculares são lançados de edifícios, barcos e da ponte do porto para comemorar a chegada do Ano Novo.

arch architecture boat transportation vehicle water waterfront building cityscape urban

O histórico bairro The Rocks

Pertinho dali, fica o bairro The Rocks, cheio de lojinhas e bares simpáticos e onde começou a moderna Sydney. Seus prédios coloniais foram mantidos e justamente por tudo isso é uma área bem turística, com uma rica herança histórica, arquitetura colonial e atmosfera vibrante.The Rocks foi estabelecido em 1788, logo após a chegada dos colonizadores britânicos à Austrália. O bairro tem um charme único, com suas ruas de paralelepípedos, becos sinuosos e casas de pedra, que são uma reminiscência de seu passado colonial. Uma das principais atrações do bairro é o Mercado de The Rocks, que acontece todos os fins de semana e oferece uma variedade de produtos artesanais, souvenirs, roupas, joias e alimentos frescos. Ele também abriga uma série de museus fascinantes, incluindo o Museu Marítimo Nacional da Austrália, onde os visitantes podem aprender sobre a história marítima do país, e o Museu de Arte Contemporânea de Sidney, que exibe obras de arte moderna e contemporânea de artistas locais e internacionais.

shop shopping mall architecture building window handrail skylight person housing staircase
Galerias comercias em Downton - Foto: Renata Araújo

E por falar em museu, outro imprescindível é a Art Gallery of New South Wales,  no Porto de Sydney, e  um dos principais museus de arte da Austrália. Em 2021, completou 150 anos, e em 2022, foi inaugurada uma nova expansão. Portanto, agora são dois edifícios conectados por um jardim de arte público: o de construção neoclássica do século XIX, e o edifício mais moderno, com vidros e vários níveis. Entre as exposições permanentes, por exemplo, estão as coleções internacionais e australianas da arte renascentista europeia do século XV. Vale a pena entrar no site para checar as mostras temporárias. Além disso, a entrada é gratuita!

 

Pertinho do The Rocks está o centro de Sydney, ou seja, Downton, com diversas ruas interessantes, como, a movimentada George Street, que reúne lojas e restaurantes, além de ter uma arquitetura belíssima. Já a Pitt Street tem uma área fechada para carros e vários centros comerciais, como Westfield e a The Strand Arcade. Lá também fica o Queen Victoria Building, um shopping de 1898 com uma arquitetura e decoração imponente

adult male man person clothing footwear shoe
Art Gallery of New South Wales - Foto: Renata Araújo

Manly Beach - as praias do Norte

nature outdoors scenery water waterfront sea landscape shoreline boat lake
Manly Beach - Praias do Norte - Foto: Renata Araújo

Uma vez em Sydney é imprescindível fazer um passeio de barco e conhecer suas praias, já que elas não estão no centro da cidade e sim a cerca de 30 minutos, de carro ou barco. Indico demais pegar o ferry até Manly e aproveitar as praias do Norte. O trajeto até Manly Beach, uma das praias mais conhecidas da região de Sydney, dura aproximadamente 30 minutos e já começa com um visual surpreendente! Movimentada, reúne todas as tribos, desde os jogadores de vôlei, até famílias e surfistas. Aliás, ela oferece diversas atividades para os visitantes, desde tomar sol e nadar nas águas calmas até praticar esportes aquáticos como surfe, mergulho e stand-up paddle. A cor da água, limpeza da praia, organização e o silêncio certamente impressionam qualquer turista desavisado. Além disso, aproveite para seguir caminho até à pequena Shelly Beach, passando por rocket pools (piscinas “de pedra”, muito comuns por lá). Um passeio que dura o dia todo (no verão), já que você pode caminhar pelo calçadão e pela rua fechada para pedestres e aproveitar para almoçar com vista para a baía, como no restaurante Manly Pavillion (detalhes abaixo).

Bront Walk - de Cooge a Bondi Beach

nature outdoors sea water shoreline coast aerial view pool swimming pool
Praia de Cooge - Foto: Renata Araújo

Outro passeio obrigatório é  a caminhada de Cooge a Bondi Beach, certamente um das praias mais famosas da Austrália! Você pode ir de carro/táxi até Cooge (cerca de 15 minutos) e depois percorrer a pé os 6km entre Bondi Beach e Cooge Beach. O trajeto chamado de Bronte Walk é verde, sem emissão de carbono. São inúmeras praias, parques, áreas residenciais e paisagens de cair o queixo! Em no máximo duas horas você chega a Bondi Beach e aí é hora de relaxar, dar um mergulho e depois tomar um belo de um drinque. De água cristalina, seu entorno tem uma ótima estrutura, com restaurantes, lojas, sorveterias e bares. Para quem quiser almoçar, o North Bondi Fish tem ambiente descontraído e excelentes frutos do mar. Além disso, em uma das extremidades ficam as piscinas públicas de Bondi, no meio do mar. Um visual diferente do que estamos acostumados e sensacional!

Watson Bay

Watson Bay - Foto: Renata Araújo

O terceiro programa nos arredores de Sidney que recomendo é ir até a cinematográfica Watson Bay, a vila de pescadores mais antiga da Austrália, descoberta em 1788. Ela é acessível de ferry ou carro e o clima é agradável, com uma série de bares e restaurantes, além de lindas praias, claro. Portanto, a ideia é caminhar sem pressa pela costa e admirar a paisagem. De Watsons Bay, você consegue ver a baía de Sydney e os penhascos da parte norte da cidade. A trilha vai até o farol Hornby Lighthouse, o terceiro farol mais antigo de New South Wales, ainda ativo. Também há várias outras praias próximas, incluindo Lady Bay Beach e Parsley Bay, que oferecem ótimos locais para nadar e fazer piquenique. O icônico Watsons Bay Hotel é um popular local à beira-mar, com uma vibe vintage.

Finalmente, os famosos Cangurus no Symbio Wildlife Park

animal bear mammal wildlife koala
adult female person woman animal kangaroo mammal zoo
Symbio Wildlife Park - Fotos: Renata Araújo

E depois de alguns dias em Sydney você se pergunta: onde estão os cangurus? Afinal, o país tem cerca de 50 milhões de cangurus, de diferentes espécies. Bom, logicamente eles estão em zoológicos, como Taronga ou no campo. Mas se você quer ver os bichos circulando livremente porém em segurança, sugiro conhecer o Symbio Wildlife Park, que fica a 1 hora de carro da cidade, onde os animais ficam soltos em áreas bem grandes. O Symbio Wildlife Park existe desde 1975 e tem vários animais exóticos como suricatos e cheetahs, e típicos australianos, como, os cangurus e coalas. Por fim, temos a chance de interagir com eles com todo o cuidado e também alimentá-los, portanto, um programa para toda a família.

A sugestão de hospedagem é o elegante Park Hyatt Sydney, com uma localização sublime e exclusiva no Sydney Harbour. Com vista privilegiada para a Opera House, e a The Harbour Bridge, o cinco estrelas foi aberto em 1990, mas sofreu uma grande reforma há alguns anos. Construído na extremidade do Porto, ele faz o hóspede se sentir dentro de um navio. Portanto, um hotel acolhedor, com quartos espaçosos, ótimo restaurante, piscina e SPA.

A diversa gastronomia de Sidney

A gastronomia em Sydney é diversificada e conta com uma grande influência multicultural. Uma das especialidades  é o marisco fresco, como as famosas ostras de Sidney e os camarões gigantes da região. Os frutos do mar são facilmente encontrados em vários restaurantes espalhados pela cidade. Além disso, a gastronomia asiática também é muito popular em Sydney. Há uma grande variedade de restaurantes chineses, japoneses, vietnamitas, tailandeses e coreanos. Você pode encontrar desde pequenos restaurantes de comida de rua até estabelecimentos sofisticados e premiados.

Outra especialidade em Sydney são os pratos australianos, como o famoso "meat pie" (torta de carne), o "fish and chips" (peixe frito com batatas) e o "kangaroo steak" (bife de canguru). Esses pratos são encontrados em vários pubs e restaurantes locais. Para saber detalhes, confira a lista abaixo separada por regiões e deleite-se com esta cidade cosmopolita e que abraça os turistas que a visitam.

Restaurantes em Sydney

Downtown

MuMu

Restaurante especializado na gastronomia do Sudeste Asiático, em Downtown. Descolado e criativo, tem um super ambiente assim como ótima comida. O cardápio é inspirado nas viagens do chef Dan Hong e do empresário Justin Hemmes pela Malásia, Cingapura, Hong Kong, Taiwan e Vietnã. Entre as opções, por exemplo, estão os camarões fritos com molho de peixe e o frango grito cambojano. Além disso, destaque também para a carta de drinques criativa.

indoors restaurant cafeteria urban building person adult male man furniture
Restaurante asiático MUMU - Foto: Renata Araújo

Woolloomooloo

Otto Ristorante

Pertinho do Manta, este simpático italiano mescla clássicos com toques modernos. O cardápio do chef Richard Ptacnik é fresco, sazonal e baseado em produtos, com massas frescas feitas diariamente na casa até frutos do mar locais na grelha a lenha. Além disso, o ambiente é aconchegante, com mesas ao ar livre.

The Rocks

Grain

O bar do Four Seasons Sydney oferece destilados artesanais, cerveja artesanal local, vinhos australianos e internacionais, além de coquetéis clássicos. Certamente uma ótima pedida para tomar um drinque e petiscar antes do jantar!

architecture building bar person adult male man
GRAIN - BAR FOUR SEASONS - Foto: Renata Araújo

Quay

Restaurante autoral do chef australiano Peter Gilmore, e que já esteve presente na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo. De fato, a vista para a Ópera House é sublime, e perfeita para mergulhar na atmosfera de Sydney. Para criar seus pratos, o chef Peter se inspira na natureza e conta com a colaboração de agricultores, pescadores e produtores locais. No Quay, há apenas menu degustação, que pode ser de quatro, seis ou oito passos.

Manly

Manly Pavilion

Você vai avistar este restaurante assim que descer do ferry, que vai de Sydney até Mainly. Com vários ambientes e espaçoso, ele é mais sofisticado e tem como foco os frutos do mar frescos assim como ingredientes locais.

Bondi

North Bondi Fish

Restaurante em Bondi Beach, a praia mais famosa de Sydney e também a mais perto do centro da cidade. De frente para o mar e com ambiente mais descontraído, conta com excelentes frutos do mar.

Watson Bay

Doyles

Frutos do mar frescos à beira da praia em um negócio familiar há várias gerações.

Por Renata Araújo, jornalista e editora do site de turismo You Must Go!

Tags

Posts recomendados