Wellness

Home office: 7 dicas para colocar em prática imediatamente!

Muito se fala sobre trabalhar em casa, mas como fazer isso dar certo verdadeiramente? Saiba mais!
Dandynha Barbosa
Dandynha Barbosa

Home office provavelmente se tornou um dos assuntos mais comentados e buscados durante este período de distanciamento. Muito se fala sobre trabalhar em casa, mas como funciona de verdade? Como nos adaptarmos a uma rotina mudada tão bruscamente? Como ser verdadeiramente produtivo? Apesar de parecer algo bem simples, beirando a tranquilidade, pode ser um pouco mais complicado para algumas pessoas.  

Produtividade e criatividade em tempos normais já tem seus altos e baixos, mas durante a quarentena eles podem ser ainda pior. Mas com alguns passos simples você pode conseguir se adaptar mais tranquilamente. Pensando nisso convidamos Fabio Yukio, diretor criativo e founder da marca de Resort Wear Yukio para compartilhar 7 dicas que vão ajudar a aflorar nosso lado criativo e produtivo. 

Fabio Yukio
Foto: Reprodução / Instagram @fabioyukio

1. Lugares silenciosos

Para Fábio, o primeiro passo é se manter um local silencioso, preferencialmente com a  porta fechada, o que pode parecer óbvio, mas ele conta que se manter isolado e em silêncio foi uma das maiores dificuldades que ele enfrentou no home office.

''Parece meio óbvio, mas logo no início minha primeira dificuldade foi que as pessoas entendessem que só porque eu estava em casa eu poderia ser constantemente chamado, às vezes, até com boas intenções. Por exemplo quando te oferecem algo pra comer, alguém vem te contar só 5 minutos o que aconteceu com sua tia ou já que você está em casa não custa nada dar um passeio com o cachorro. Se você não conseguir ficar longe desses e outros pequenos "deslizes", o home office que deveria ser uma vantagem, vai virar um pesadelo, pois sua produtividade cairá drasticamente.''

Chiara Ferragni
Fotos: Reprodução / Instagram @chiaraferragni

2. Crie playlists 

Para aflorar a criatividade, a dica é: coloque uma playlist de acordo com o mood do seu trabalho. Fábio explica que se precisa criar uma coleção que tenha a década de 70 como tema, ele monta uma trilha sonora que imagina fazendo parte da coleção.

''Isso parece bobo, mas ajuda muito! Pois de repente, quando você está executando seu trabalho imerso naquela trilha, muitas ideias começam a brotar.''

Mas se você não precisa de nada que seja temático, qualquer playlist vale, basta imaginar o seu moods do dia e qual sensação quer passar. As músicas precisam ter a mesma emoção que seu projeto.

Renata Figueiredo
Foto: Reprodução / Instagram @renatafigueiredotig

3. Get dressed

Levantar da cama e se arrumar, mesmo que você vá ficar em casa é uma ótima forma de começar o dia e treinar seu cérebro. ''Essa atitude, inconscientemente, vai te deixar no “mood” do escritório. Pode parecer bobo, mas pra quem está se acostumando vai fazer toda a diferença.'' afirma Fábio. 

Silvia Braz
Foto: Reprodução / Instagram @silviabraz

4. Fique offline

Se você mantiver seu celular do lado enquanto trabalha, sem dúvida alguma vai fazer pequenas pausas só para dar aquela espiadinha nas redes sociais, ou ''arejar a cabeça'' como muitos dizem. Mas, apesar de parecer inofensivo, o celular e as mídias sociais podem ser seus grande inimigos de home office. 

''Minha dica é algo que costumo fazer, todos meus aplicativos ficam com as notificações desativadas, nem sequer vibram. Ligações? tão pouco. Deixo no modo soneca ou habilito apenas números específicos para que o celular notifique.''

Mesmo que você precise de aplicativos de mensagens para trabalhar, não é necessário que você pare a cada notificação para ler e responder. Deixe isso para os momentos de pausa no trabalho, assim você evita distrações e mantém o foco.

Lari Duarte
Foto: Reprodução / Instagram @lariduarteoficial

5. Observe muito!

Qualquer coisa que foi criada por qualquer pessoa, em qualquer lugar, sempre foi fruto de uma observação. O velcro foi criado quando algumas sementes, como as da mamona, grudaram na roupa de seu inventor, fazendo-o perceber que poderia trazer aquele conceito para o dia-a-dia. Chanel também revolucionou o guarda-roupa feminino ao observar frequentemente como as roupas masculinas eram muito mais funcionais, e assim as adaptou para o vestuário feminino.

''Nesse período de quarentena, nossa melhor fonte é a internet. Uma dica seria montar várias pastas no Pinterest e, sempre que as ideias faltarem, relaxe. Abra o site ou o app e passe algum tempo salvando imagens que te inspiram. Basicamente, é isso! Uma boa ideia sempre vem da forma como você junta tudo que observou do mundo.''

Silvia Braz
Foto: Reprodução / Instagram @silviabraz

6. Siga seu próprio mood

Dica importante: antes de tudo, pense em qual estado de humor suas ideias fluem melhor. O objetivo é você escolher algo que te deixe no seu humor mais criativo, e que ao entrar nesse estado suas pesquisas e suas ideias se conectem mais facilmente.

Muitas pessoas são mais criativas quando estão eufóricas, outras quando estão mais melancólicas. Seja qual for seu caso, pegue algum filme no estilo. Se você for um criador mais emotivo, que seja um que te emocione e que te faça chorar ou, se você é mais entusiasta, quem sabe um filme musical ou até mesmo um show? 

Camila Coelho
Fotos: Reprodução / Instagram @camilacoelho

7. Arrisque-se

Um fato muito comum quando você precisa trabalhar com ideias ou criação é se deparar com uma ideia que te assusta por ser inusitada, então, muitas pessoas acabam descartando pelo receio do julgamento que vão receber. Mas no mundo criativo é exatamente daí que surgem as piores e as mais geniais ideias.

''O que seria da Chanel se ela tivesse a vontade de usar as peças do guarda-roupa masculino, mas tivesse receio do que as pessoas iriam dizer de uma mulher de calças? Portanto, essa dica pode ser a mais valiosa, quanto mais você se dispor a correr riscos, mais você pode fazer a diferença. Muitas vezes você pode não estar sem ideias, mas sim com receio delas.''

Camila Coutinho
Foto: Reprodução / Instagram @camilacoutinho

Tags

Posts recomendados