Dieta arco-íris: desvendamos a dieta da Christina Aguilera
Saiba, com a Dra. Gisela Savioli, quais são os segredos da "dieta arco-íris", responsável pelo emagrecimento da Christina Aguilera!
Há poucos dias, Christina Aguilera se tornou notícia após surgir 18 quilos mais magra! A responsável pelo emagrecimento repentino – e saudável – da estrela? A dieta arco-íris, nova sensação no mundo das estrelas!
A alimentação sugerida por essa dieta, consiste na combinação de alimentos que estão presentes na natureza nas mais diferentes cores, e juntas, proporcionam saúde e bem-estar para quem a consome! Pensando em desvendar todos os segredos da nova tendência nutricional, a L’Officiel Brasil convidou a Dra. Gisela Savioli, nutricionista clínica funcional, para contar detalhes da dieta. Confira:
Como funciona a dieta arco-íris?
A alimentação arco-íris é a combinação perfeita entre os alimentos presentes na natureza e que são capazes de oferecer em sua matriz alimentar, todos os nutrientes, compostos bioativos e fitoquímicos necessários para que o corpo funcione em sua máxima potência.
Ao preconizar a adoção de todas as cores alimentares ocorre o que chamamos de sinergia nutricional, fazendo com que metabolismo basal, batimentos cardíacos, circulação sanguínea e todos os processos metabólicos tenham condições mais ideais de acontecerem, sem sobrecarregar nenhum órgão com aditivos alimentares e produtos pró-inflamatórios
Personalidades como Christina Aguilera aderiram à famosa dieta. Mas essa é uma alimentação realmente “acessível” a todos? É possível mantê-la tendo um estilo de vida e rotina diferentes da de uma estrela como ela?
Com toda certeza. A alimentação funcional, que prioriza as compras na feira e não no supermercado, é bem mais acessível do ponto de vista financeiro, tanto que ela é a base do trabalho missionário que faço com a população que precisa mais do que tudo controlar custos. Na ponta do lápis, quando você deixa na prateleira os industrializados e investe nos naturais, a economia é sentida no ato. Sem contar que hoje sabemos estratégias de congelamento dos vegetais e frutas, como organizar as porções para evitar desperdícios e aproveitar o alimento quase em sua totalidade. Algumas cascas e sementes também compõem a alimentação colorida. Sem deixar de falar nas PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), que crescem livremente - como a ora-pro-nobis- e que podem ser usadas como verdadeiros banquetes nutricionais e gratuitos…
Em quais casos a dieta arco-íris é indicada? E quando há uma contraindicação?
Costumo dizer que a alimentação arco-íris é indicada para crianças de 0 a adultos de 100 anos. Zero porque o bebê só consome leite materno, mas a mãe que faz o plano colorido, enriquece o aleitamento com os nutrientes que consome. Por ser natural, ela não tem restrições. É claro que cada pessoa tem a sua individualidade, pode preferir um alimento a outro. Existem objetivos particulares também, por exemplo, as frutas com mais densidade calórica, como a atemóia e fruta do conde, podem não ser as melhores opções quando falamos em emagrecimento e mesmo assim, e aqui estamos falando de exageros. Mas em regra geral, não há restrição.
É obrigatório que em todas as refeições sejam ingeridos alimentos de cada cor? Ou eles podem ser consumidos ao longo do dia, ou da semana?
O lema é pelo menos ter 5 cores em todas as refeições, contemplando a entrada, prato principal e sobremesa. Oriento a fazer um recordatório que é: por dois dias fazer o registro de cores consumidas. Sempre, sempre, sempre começar com os alimentos verdes e se possível folhas cruas, que são as mais abundantes. E veja como a natureza é sábia: como precisamos comer em grande quantidade, elas são pouco calóricas. As vitaminas hidrossolúveis precisam ser ingeridas todos os dias, várias vezes ao dia, já as lipossolúveis somente algumas vezes por semana.
Digamos que uma pessoa está fazendo a dieta e enjoou da textura dos alimentos permitidos. Ela pode ingerir essas verduras/legumes de outra forma, como um shake saudável, por exemplo? Ou a eficácia se perde?
Primeiro que eu acho curioso falar em "enjoar". Meus pacientes e alunos passam uma vida inteira na mesmice do café da manhã por exemplo: pão e café com leite. E quando apresento as infinitas raízes, os ovos, a panqueca de chia logo eles rebatem: eu não vou enjoar? Mas, rapidamente percebem que a alimentação natural amplia horizontes e não restringe.
Só alface são 5 tipos, uma para cada dia da semana. Frutas temos muitas, de todas as cores e para todos os gostos. Cereais também temos vários e falando somente do arroz, são 7 tipos diferentes, e das leguminosas, temos 12 tipos de feijões que costumamos ter disponíveis aqui no Brasil, sem contar a lentilha, grão de bico etc. Eu sempre costumo recomendar que os alimentos sejam consumidos preferencial como estão disponíveis na natureza e se possível com a casca., mas claro que temos opções de sopas, mousses, sucos funcionais que podem incrementar o consumo.
Conta pra gente uma receitinha mágica com base na dieta arco-íris! Existe uma combinação poderosa?
A minha marca registrada que é sucesso entre as alunas é o que eu chamo de suco farmácia. Duas folhas de couve crua com o talo e uma maçã vermelha ou verde - com a casca e sem as sementes. Corte a maçã em 4 partes e enrole cada metade da folha de couve num pedaço e passe preferencialmente pela centrífuga. Tome pela manhã e se possível em jejum. Se fizer jejum intermitente, quebre seu jejum com ele.
Todo seu corpo vai agradecer, mas principalmente as células absortivas da sua parede intestinal. E sabe o que mais? Sua pele! Todos irão perguntar o que você esta fazendo… É o meu skin-care de milhões (risos).
Quando ingerimos a cor verde da clorofila, ela tem no centro da sua molécula um magnésio, por isso que ela é verde. E o magnésio é o chamado maestro da orquestra de vitaminas e minerais do nosso corpo. Lembre-se que para ouvir uma bela música, precisamos de todos os instrumentos (vitaminas e minerais) em quantidades adequadas. De nada adianta uma orquestra com 1 violino e 5 bumbos, certo? Mas nenhuma orquestra funciona sem um regente e, no nosso corpo, o regente é o magnésio.
Sabia que o magnésio participa simplesmente de todas as rotas metabólicas do seu organismo? Cãibra não é falta de potássio e, sim, de magnésio. E muitas vezes aquele cansaço quase que insuportável, é falta de magnésio para ajudar a transformar a glicose em energia para as suas células.