Hommes

Dieta: qual é a mais saudável?

Entre tantas opções, será que existe algum estilo de alimentação que é a melhor para ser seguida? Confira! 

person human burger food culinary

As dietas vegetariana, vegana ou onívora têm suas especificidades e não há como afirmar seguramente qual delas seria mais saudável. A dieta onívora, predominante entre os humanos, inclui a ingestão de vários tipos de substâncias orgânicas, isto é, todos os grupos de alimentos estão inclusos. Em oposição, a dieta vegana exclui os alimentos de origem animal: carnes, peixes, ovos, laticínio e mel. Em um ponto intermediário, a dieta vegetariana exclui carnes e peixe, mas inclui laticínios e ovos. Cada uma delas possui benefícios, desde que sigam um planejamento adequado.

 

Uma dieta onívora balanceada, por exemplo, prevê o não consumo de álcool, produtos processados, doces ou carne vermelha mais de uma vez por mês. No entanto, manter uma dieta saudável no ritmo de vida contemporâneo pode ser um desafio. Como consequência do cenário atual, há o consumo quase diário de carne vermelha, a ingestão desregrada de alimentos processados, como o presunto, e de álcool. Segundo a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, a carne processada é um dos produtos que causam câncer, enquanto a carne vermelha é classificada como um provável carcinógeno. A exemplo disso, foram identificados danos ao DNA que demonstram uma associação entre o alto consumo de carne vermelha e o câncer colorretal.

 
 

Sobre as dietas vegetarianas e veganas, as pesquisas são ainda relativamente recentes, assim como a crescente adesão por elas, motivada por preocupações éticas com a vida animal, a saúde e a sustentabilidade do planeta. O maior consumo de frutas e verduras, cereais, legumes e fontes proteicas de origem vegetal faz crer que essas dietas seriam mais saudáveis. Deve-se levar em conta, ainda, que, por não terem produtos de origem animal, os alimentos consumidos nessas dietas não contêm alto teor de gordura saturada.

Sabe-se também que o organismo precisa manter a homeostase. Nesse sentido, enquanto carnes, peixes, ovos e queijos promovem meios ácidos, frutas, legumes e verduras auxiliam na promoção do equilíbrio ácido-base. Isso indica que a dieta vegana seria mais saudável que a vegetariana, que, por sua vez, superaria a dieta onívora no que diz respeito à promoção da saúde.

 
 

Além disso,  já se constatou que uma alimentação rica no consumo de produtos vegetais está associada a um menor risco de desenvolvimento de diabetes mellitus tipo 2. Outro fator que contribui para a defesa das dietas vegana e vegetariana diz respeito à microbiota intestinal. Essas duas dietas favorecem um melhor perfil das bactérias intestinais, de modo a proteger o organismo de algumas doenças.

Considerando-se ainda os impactos para o meio ambiente da criação de animais para consumo humano, a ampliação do consumo de produtos de origem vegetal seria benéfica não apenas para os humanos, como também para o planeta.

 
 
 

Tags

Posts recomendados