Carnaval 25: veja os cuidados para prevenir alergias durante a folia
Conversamos com exclusividade com a Doutora Daniela Tartari que deu todas as dicas para curtir o Carnaval 25 com segurança e vários cuidados
É tempo de alegria, é tempo de folia, é tempo de Carnaval! Um dos momentos mais esperados do ano, por quase todo o Brasil, se aproxima. E como sempre, todos querem pular os bloquinhos com muito brilho e estilo. Mas não podemos esquecer da importância de tomar os cuidados necessários com a saúde para remediar os efeitos do Carnaval com o básico.
Durante a folia, um dos problemas que passam despercebidos são as reações alérgicas, que podem desencadear graves problemas e estragar a energia única da maior festa de rua do país. Afinal, o que buscamos é alegria!
Pensando nisso, conversamos com exclusividade com a Alergista e Imunologista, Dra Daniela Tartari, que contou todos os cuidados para prevenir problemas alérgicos, e dicas para curtir com segurança e glamour. Confira!
L'OFFICIEL BRASIL O tempo de folia e dos bloquinhos é um dos mais aguardados do ano pelos amantes do Carnaval. E alguns cuidados acabam passando despercebidos, principalmente as alergias ou inflamações que mexem com o nosso sistema imunológico. Pensando nisso, quais são as possíveis alergias que podem ocorrer enquanto pulamos um bloquinho?
Nessa época de carnaval, no qual as pessoas querem cair na folia, devemos nos atentar principalmente às alergias de pele (dermatites) e alergias a picadas de inseto.
L’OFFICIEL BRASIL Mesmo em meio aquela agonia típica do Carnaval, podemos ter sinais bem visíveis de uma crise alérgica? E o que se deve fazer logo de imediato?
As crises alérgicas podem diferir em gravidade e agentes causadores. Por exemplo, se você percebe após uso de algum produto na pele, sintomas como vermelhidão, coceira, ardor local, deve imediatamente retirar o produto com água e sabão neutro e se possível hidratar a região.
Diferentemente em uma reação alérgica grave, por exemplo uma anafilaxia, na qual os sintomas estão associados ao acometimento da pele (edema de lábios, olho e/ou urticárias) e alguns outros sistemas (falta de ar, desmaio, confusão mental), nesses casos procure imediatamente o serviço de saúde de urgência.
L’OFFICIEL BRASIL Alergias a alimentos, a produtos de pele, a insetos, respiratórias e a medicamentos. Quais são os tipos de alergias mais comuns durante o Carnaval?
As alergias mais comuns nesse período são as de pele: dermatite de contato, na maioria das vezes irritativa. Esse é um período, que abusamos de glitter, maquiagem colorida, esmaltes coloridos, spray de espuma, essas substâncias podem ser alergênicas e causar irritações na pele.
Lembrando que mesmo que você use um produto toda sua vida, ainda assim pode desenvolver um quadro alérgico.
L’OFFICIEL BRASIL Ultimamente, casos de crises alérgicas a alimentos estão cada vez mais frequentes, com diversos deles acontecendo sem o conhecimento da alergia àquele alimento. Há alguma forma de prevenir uma alergia a alimentos durante a pausa necessária para comer? E quais alimentos você não indicaria para consumir em uma festa tão agitada quanto o Carnaval?
Na verdade, não existe como prevenir uma reação alérgica a qualquer tipo de alimento, o que sabemos, é que alguns alimentos têm potencial alergênico maior que outros. Portanto, minha dica no meio da folia é evitar alimentos que contenham amendoim, castanhas, crustáceos.
E se o folião já tem algum histórico de alergia alimentar , o cuidado precisa ser redobrado com o consumo de alimentos na rua.
L’OFFICIEL BRASIL E para a pele, quais cuidados especiais devemos ter com as maquiagens que escolhemos para trazer mais brilho e cor para folia?
O uso de brilho e maquiagens coloridas é essencial para curtir a festa, e pode ser usado com segurança se foram seguidos alguns cuidados:
- uso de produtos de qualidade e liberados pela ANVISA;
- não use produtos fora do prazo de validade;
- não compartilhe maquiagens;
- prefira tintas e produtos orgânicos;
- cuidado com região de olhos e boca, pois algumas maquiagens e tinta são tóxicas;
- sempre após a folia tirar toda maquiagem e pintura do corpo e rosto, com água e sabonete neutro e após hidratar a pele;
- e nunca esqueça do protetor solar!!!
L’OFFICIEL BRASIL É verdade que o protetor solar pode causar dermatite de contato, coceira, vermelhidão, descamação e irritação na pele quando mal aplicado?
Não é comum , mas o protetor solar pode sim causar uma dermatite de contato na pele. Esse tipo de dermatite é independente da forma de aplicação do protetor, mas está relacionado com algumas substâncias presentes em sua composição. Portanto, se você já apresentou qualquer dessas reações (coceira, vermelhidão, irritação e descamação da pele) com o uso de protetor, o ideal é procurar um alergista para investigar a substância causadora.
Se no meio da folia , perceber alguns desses sintomas , retire imediatamente o produto com água e se possível sabão neutro.
L’OFFICIEL BRASIL Chega uma hora que cansa! E tudo que desejamos é sentar e parar um pouco, acabando em lugares como o próprio chão ou lugares de grama. Nesses momentos, entramos em contato com sujeiras e risco de sermos “atacados” por insetos, o que pode causar uma grave reação alérgica. É verdade? Se sim, quais cuidados são necessários para evitar os bichinhos? E o que podemos fazer para manter o máximo de higiene possível?
Sim, principalmente insetos como abelhas e formigas, podem causar reações alérgicas graves (anafilaxia). Portanto, prestar bastante atenção onde pisa ou descansa principalmente em locais abertos, com bastante gramado e no final do dia. Se for picado por algum bichinho, lavar a região já é suficiente. No entanto, quando além da picada do inseto, surgirem outros sintomas sistêmicos (edema de olhos, lábios, falta de ar, urticária) procurar atendimento de saúde imediatamente.
O uso de repelente é fundamental além da alergia, devemos também estar atentos à dengue!!!
L’OFFICIEL BRASIL O pesadelo de muitas pessoas é o banheiro público do Carnaval. Devido ao mal uso e aquela agitação da folia, o banheiro, muitas vezes, encontra-se em situações insalubres. Mas não se pode ignorar a vontade de usar o sanitário. Logo a dúvida surgir: existe alguma alergia que pode ser desencadeada neste momento? Se sim, qual é a melhor forma de prevenir?
Na verdade, quanto a essa questão do banheiro público não existe nenhum tipo de alergia que possa ser desencadeada pelo seu uso.
L’OFFICIEL BRASIL O foco acaba sendo sempre na pele e alimentos, mas há também aquela mistura de maquiagem e protetor solar escorrendo pelo corpo devido ao excesso de suor, principalmente no rosto. É possível desencadear alguma reação alérgica na região dos olhos? O que devemos fazer para cuidar dos nossos olhos?
Sim, o uso de maquiagens coloridas e glitter no rosto, misturado com o suor, pode escorrer e acabar afetando a mucosa ocular. Pode causar apenas uma irritação até uma conjuntivite alérgica. Sempre orientamos o cuidado de usar muitos produtos próximos à região dos olhos, mas se por acaso algum produto acabar caindo no olho, o ideal é lavar com água filtrada em grande quantidade e retirar o produto ao redor dos olhos. Se os sintomas persistirem, procurar atendimento médico!!
L’OFFICIEL BRASIL O pós-festa de Carnaval não passa despercebido. Então, como se cuidar em meio as alergias respiratórias, como rinite, que resolvem “atacar” após abusamos do sistema imunológico?
O mais importante para quem sofre com alergias respiratórias (asma, rinite) é não interromper o tratamento diário prescrito pelo seu alergista. Essa é uma época de bastante calor, no qual usamos muito ar condicionado e ventiladores, e eles nem sempre estão com a limpeza adequada, desencadeando crises respiratórias. Portanto não podemos descuidar das medicações de uso contínuo, mantendo essas doenças controladas.
L’OFFICIEL BRASIL Para finalizar, como médica alergista, qual é a melhor forma de ser feliz na folia com todos os cuidados necessários?
Para aproveitar bastante a folia, fique atento principalmente à essas 3 questões: uso de produtos de baixa qualidade, nunca esqueça seu protetor solar, e beber muito líquido é fundamental. Com esses cuidados você aproveita seu carnaval com muito mais alegria e segurança!!