Chá é lifestyle! Entenda tudo sobre a bebida do ano
Mais do que uma bebida, hoje o chá se tornou lifestyle! Confira tudo sobre a bebida que vai dominar a temporada e, também, o ano!
Após dois anos de pandemia, em que o isolamento social se fez necessário para evitar a propagação do novo coronavírus, os famosos happy hours com chopps e cervejas no pós-expediente parecem estar perdendo um pouco de seu espaço para um concorrente inusitado: o chá da tarde. Acredite se quiser, o chá já está deixando de ser uma bebida consumida ocasionalmente para se tornar um lifestyle (ou seja, um estilo de vida)! E quem diz isso são os números recentes da plataforma Pinterest, rede social voltada para gerenciar fotos temáticas.
De acordo com o Pinterest Predicts, que é o relatório anual da rede social, as buscas por “festa chá da tarde vintage” e “chá azul” tiveram um aumento de 70% nas buscas na rede no último ano. Já as buscas por “comidinhas para o chá da tarde” e “festa chá da tarde aesthetic” também subiram na plataforma – 4 vezes mais e 2 vezes mais, respectivamente. Na prática, isso significa que há o desejo de tomar diferentes chás e de fato montar festas e pequenas reuniões temáticas nesse sentido. O Pinterest é um ótimo termômetro para isso, pois a popularidade da rede alcança pessoas de diferentes regiões e idades.
Ainda segundo o Pinterest Predicts, a tendência do chá está chegando, inclusive, nos Estados Unidos, país que sempre torceu o nariz para essa tradição. No entanto, as previsões para 2022 dizem que os norte-americanos não deixarão de encher suas xícaras de chá – os temas em destaque nos EUA são bombas de chá quente, recheios de sanduíches para o chá da tarde e fotografia para apreciadores de chá. E, aproveitando o gancho da última busca em tendência, vale ressaltar que a decoração e a fotografia para os chás da tarde são um espetáculo à parte: com decorações muito bem elaboradas e pensadas em tudo o que envolve uma tarde confortável e aconchegante para apreciar um chá com os amigos, as fotografias reforçam a noção de lifestyle dita anteriormente.
Mas por que o chá?
Apesar de parecer uma “modinha”, o chá é praticamente um patrimônio histórico e cultural da humanidade. O primeiro registro do chá no mundo foi em meados de 250 a.C., na China, com o intuito de saborizar a água fervida pelo imperador Shen-Nung. Ele estava fervendo água na sombra de uma árvore, que, ao balançar, derrubou uma folha na panela do imperador, que arriscou beber. A sensação de bem-estar e conforto que o imperador sentiu deu à luz o chá.
Há, também, algumas histórias sobre o descobrimento do chá na Índia e no Japão, mas o fato é que o chá é uma bebida milenar, que ultrapassa culturas e cai no gosto de quem o bebe.
Em termos de nutrição, o chá é muito benéfico à saúde, podendo inclusive otimizar noites de sono e dar um pouco mais tranquilidade para quem sofre com estresse, por exemplo. O chá de camomila é o mais lembrado quando se fala em calmaria – e, além dessa propriedade, ele também é capaz de reduzir espasmos, dores de cabeça e regular o pH do intestino. Outros chás, como o chá verde, também ajudam a reduzir o colesterol LDL (considerado o colesterol “ruim”), inibindo a absorção para uma dieta mais saudável; já o chá de hibisco auxilia na redução da pressão arterial, pois facilita a eliminação de líquidos.
Os chás que estão entre os queridinhos do momento são o matcha, que é o broto do chá verde em pó ou moído, o chá de cúrcuma (da mesma família do gengibre) e do kombucha, que é fermentado a partir do chá preto adoçado (este último se tornou a bebida favorita de Caetano Veloso, que bebe o chá religiosamente depois das refeições).
Além disso, o chá é praticamente um sinônimo de tranquilidade e leveza, e após o período conturbado de isolamento social, em que o mundo foi obrigado a parar, faz sentido que essa bebida esteja em alta: os momentos de conforto no próprio lar, com pessoas queridas próximas, ganhou mais espaço na vida das pessoas, em detrimento de bares lotados e músicas altas, que podem criar ruídos na comunicação. Uma festa do chá, por exemplo, tem um ambiente tranquilo e mais silencioso, permitindo que as pessoas conversem e apreciem de verdade o momento de leveza.
Chá lifestyle
De acordo com Michael Tran, influencer digital no perfil Between Spoonfuls nas redes sociais, “não basta tomar o chá, tem que inspirar”. E é aí que o lifestyle entra: tomar chá deve-se tornar um evento, sobretudo aliando a bebida e a reunião com amigos e parentes a uma boa decoração de interiores. Isso torna o momento muito mais agradável e memorável aos seus convidados, além de formar fotos ótimas, bem no estilo Pinterest.
Uma boa dica é escolher uma cor temática para a decoração, como, por exemplo, rosa ou azul, e misturá-la com cores neutras, preenchendo o ambiente com as louças, a toalha de mesa e os bules. Vale também procurar por um buquê de rosas para enfeitar a mesa. Isso torna a mesa mais charmosa e convidativa.
Também vale apostar em louças com detalhes que fazem toda a diferença e que combinam com o ambiente que você deseja criar. Por exemplo: se quiser algo mais moderno, procure por louças mais arredondadas, que saem de um formato quadrado em seus desenhos; da mesma maneira, os móveis modernos são mais arredondados, dando uma sensação de infinitude.
Da mesma maneira, para dar um toque mais vintage, prefira as louças e os móveis mais quadrados, e aposte em cores como dourado, marsala e verde-musgo.
Seja qual for o estilo de decoração que você escolher para a sua festa do chá, o importante é curtir o momento com pessoas queridas e uma bebida deliciosa.