Wellness

Longevidade: como manter uma vida saudável após os 40

Descubra como cuidar da sua saúde aos 40 anos!

Marcela Nardez
Marcela Nardez na Chapada dos Guimarães MT. Foto: Reprodução Instagram @marcelanardez

A longevidade está ligada a uma vida duradoura, mas que, para isso, é preciso ter mais saúde e bem-estar. Em todas as idades os cuidados devem existir, mas depois dos 40 anos merecem uma atenção especial.

Um exemplo inspirador da importância de uma vida saudável, é o caso da influenciadora digital e atleta Marcela Nardez de 45 anos. Entrevistamos Marcela, que não consome açúcar branco e nem frituras há mais de 5 anos, e descobrimos várias dicas reveladas por ela de como manter uma dieta super balanceada, após os 40.

 

1. Quando você sentiu necessidade de fazer uma dieta mais balanceada?

Isso me despertou quando tinha 20 anos e fui acompanhar uma tia minha, que sofria com seu sobre peso na época-, no vigilante do peso, um programa de reeducação alimentar. Como estava de férias na casa dela, entrei na sua rotina para ajudá-la e acabei amando o resultado que essa reeducação estava trazendo para o meu corpo e minha saúde. Confesso que antes disso comia tudo errado!

2. Quais hábitos você mudou radicalmente na sua vida após os 40 anos?

A última mudança radical que fiz na minha vida foi aos 38 anos, quando tirei o açúcar branco da minha alimentação.

 3. Qual foi a importância do exercício físico?

Exercício físico é vida, tenho certeza que essa disposição que tenho no meu dia a dia é graças a ele. Faço exercício físico constantemente desde meus 20 anos. Nesses últimos 25 anos só não fiz exercício nos 3 primeiros meses de gestação e nos 4 meses pós-parto dos gêmeos, por estar amamentando os dois praticamente 24 horas.

 
 

4. O que foi mais difícil de abrir mão?

O doce feito com açúcar branco, com certeza.

5. Quais alimentos você não consumia antes e agora não fica sem?

Salada! Hoje como com gosto, mas antes confesso que não gostava muito.

6. A experiência de compras em mercados, é diferente de quando você tinha hábitos menos saudáveis? Como se organiza neste sentido?

Com certeza! Amo fazer as compras da minha casa. É um hábito que não consigo delegar para outra pessoa. Estou sempre em busca de coisas saudáveis, é raro eu ir ao mercado com pressa, para mim. É um momento prazeroso e precioso.

 
 
 

7. Como é para sair e jantar com os amigos, família ou ir a festas?

Todos sabem que sou saudável, então mesmo em festas ou programas de almoço e jantares na casa deles, sempre tem uma opção para mim. Sou uma pessoa tranquila, como comida de verdade, não tenho frescura, o que evito é fritura, enlatados, farinha branca e açúcar. Alimentos que não agregam em nada nossa saúde.

8. Por ser corredora amadora, acha que essa vida saudável ajudou a se encontrar na atividade?

Com certeza! A alimentação e o exercício físico são essenciais para o estilo de vida que escolhi para mim. A corrida controla a ansiedade, um dos grandes vilões da dieta.

 9. Cite alguns dos benefícios que percebeu após essa transformação alimentar:

Sempre falo que 60% da mudança do nosso corpo em relação à gordura e perda de peso está na alimentação. Não adianta você malhar horrores e não fazer uma alimentação saudável.

Quando troquei meus hábitos alimentares, a mudança do meu corpo foi nítida. Acumulava muita gordura na região do bumbum, eu tinha 104 cm de quadril, em 4 meses caiu para 94cm, medida que mantenho até hoje. Além disso, minha disposição, meu sono e a auto estima, mudaram muito e para melhor.

 

10. Quais dicas você passaria para quem deseja ter uma alimentação mais saudável, depois dos 40?

  1. Não seja radical, comece substituindo os alimentos, e cortando aos poucos os alimentos que não são saudáveis. Eu troquei a fritura por assado e grelhados;
  2. Deixe para cortar por último o que você acha mais difícil. Cortei o refrigerante porque era algo que eu nem gostava muito, tomava mesmo por hábito e assim fui cortando outras coisas …. O último foi o açúcar branco, um vício que achei que nunca conseguiria,
  3. Não tenha pressa. Foram 18 anos desde que comecei minha alimentação saudável para conseguir anular de vez o açúcar da minha alimentação, por exemplo. A chave é ir evoluindo e melhorando a alimentação sem pressa.

11. Indique 3 substituições básica e simples, que as pessoas possam incluir na alimentação delas?

  1. Fritura por assado ou grelhado -na minha época, por exemplo, não tinha a fritadeira elétrica, hoje ela é uma super aliada para te ajudar nesse processo-;
  2. Substitua a farinha branca por integral,
  3. Troque o queijo amarelo pelo branco.

12. Você tinha enxaqueca crônica, como você a eliminou de vez?

Hoje tenho certeza que a prática da corrida curou minha enxaqueca, porque consultei os melhores médicos, especialistas em enxaqueca, fiz diversos tratamentos e realmente a corrida foi minha cura.

 

Tags

Posts recomendados