Ozempic da Natureza: a tendência de emagrecimento que viralizou!
Comparado ao Ozempic, a Berberina tem custo inferior e apesar de garantir resultados médicos ainda analisam o uso para emagrecimento
Quando Savannah Crosby começou a postar vídeos no TikTok, mal saberia que seu destino como bad-influencer viria. Antes de viralizar possuía cerca de 500 seguidores, após vídeo sobre o uso de Berberina, um suplemento alimentar para perda de peso, Crosby agora acumula mais de 21.000.
“Tenho muita alegria e gratidão pelo fato de compartilhar minha experiência ter ajudado outras mulheres com as mesmas lutas que eu tenho” na tentativa de perder peso, disse Crosby, uma mulher de 34 anos que mora em San Antonio e trabalha para uma empresa de administração de imóveis.
A popularidade da influenciadora faz parte de uma tendência maior. As pessoas apelidaram o suplemento, que pode ser comprado online e em lojas de conveniência, de “Ozempic da natureza”, referindo-se ao medicamento prescrito que também recebeu atenção significativa por causa de sua eficácia em ajudar as pessoas a perder peso.
Como o Ozempic é caro e pode ser difícil de obter, parece que alguns consumidores optaram pela berberina. No TikTok, os vídeos sobre o suplemento geraram mais de 92 milhões de visualizações. Mas médicos e nutricionistas alertam que há poucas evidências de que a berberina possa realmente ajudar as pessoas a perder peso e que os efeitos a longo prazo de seu uso não são claros. Resumindo, dizem eles, a berberina pode ser apenas a última moda de perda de peso.
“As pessoas veem uma pequena cápsula, algo que” elas pensam “pode ajudar, e realmente funciona, por um curto período de tempo, mas depois desaparece”, disse Deborah Cohen, nutricionista e professora associada no Departamento de Ciências Nutricionais Clínicas e Preventivas da Rutgers University.
A berberina vem da raiz e da casca de várias plantas e tem sido usada na China como erva medicinal desde os tempos antigos, de acordo com um estudo da revista Frontiers in Physiology . A perda de peso é, claro, sempre um grande tema de discussão nos Estados Unidos porque 41,9% da população é obesa, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças .
Crosby encontrou um artigo sobre berberina enquanto conduzia uma pesquisa para determinar se a resistência à insulina poderia ser o motivo de ela estar comendo de forma saudável, mas não perdendo peso.
“Isso sinalizou para mim que há algo acontecendo com meu corpo”, disse Crosby sobre a falta de resultados.
Um relatório da revista Clinical Nutrition Espen afirma que “a inflamação induzida pela obesidade pode exacerbar a resistência à insulina” e que “a berberina tem efeitos anti-inflamatórios”.
Crosby disse que teria pedido Ozempic ao médico, mas desistiu do seguro de saúde por causa do custo. Mesmo que ela tivesse cobertura, muitas seguradoras não pagariam pelo medicamento , que pode custar mais de US$ 900 por mês, de acordo com a GoodRx . Em vez disso, Crosby pagou U$ 24 por um suprimento de três meses de berberina.
Mas "não é comparável, de forma alguma, forma ou formato" ao Ozempic, disse o Dr. Pieter Cohen, professor associado da Harvard Medical School que estuda suplementos.Há evidências significativas de que o Ozempic não apenas leva à perda de peso, mas também reduz o risco de problemas de saúde como diabetes, doenças cardíacas ou derrames, disse Cohen.
Um estudo do New England Journal Medicine sobre semaglutida, o nome genérico de Ozempic, apresentou quase 2.000 pessoas com obesidade e descobriu que aqueles que tomaram o medicamento e fizeram mudanças no estilo de vida perderam 15% do peso corporal em 68 semanas. Essas avaliações de berberina geralmente duram apenas um a três meses, apresentam menos de 70 participantes e normalmente não medem seus efeitos no peso corporal, de acordo com uma revisão publicada na revista Clinical Nutrition Espen.
“A obesidade é uma doença crônica e três meses é um período de tempo muito curto. Para saber se realmente há efeitos duradouros, os estudos precisam ser muito, muito mais longos”, disse Deborah Cohen.
Mesmo que os estudos tivessem um tamanho de amostra maior e uma duração mais longa, as pessoas não seriam necessariamente capazes de comprar a mesma berberina usada na pesquisa porque é um suplemento e não um medicamento farmacêutico, disse Cohen.
Enquanto a Food and Drug Administration monitora de perto os medicamentos prescritos, a agência fornece pouco escrutínio sobre os suplementos dietéticos, então “as empresas colocam qualquer quantidade” de berberina “que desejam nos produtos, e ninguém está verificando se a quantidade está listada com precisão no rótulo”, disse Pieter Cohen.
As pessoas no TikTok também estão discutindo as comparações entre a berberina e a metformina, um medicamento usado para tratar o alto nível de açúcar no sangue em pessoas com diabetes. Como a metformina, a berberina reduziu a resistência à insulina quando foi testada em ratos obesos; embora sejam necessários mais estudos para avaliar o impacto da berberina em pessoas com diabetes tipo 2, de acordo com um estudo da revista Metabolism.
Renee Carthan, professora de espanhol do ensino médio em Lake Charles, Louisiana, passou a usar berberina em outubro de 2022, depois de ganhar “cerca de 30 quilos” em um ano. Ela não queria tomar Ozempic porque havia tentado um medicamento para perda de peso prescrito diferente que acabou não sendo eficaz e ela não gostou de como isso a fez se sentir.
Ela também não queria piorar uma escassez anterior de Ozempic, que também é um medicamento para diabetes, e potencialmente tornar mais difícil para pessoas como seu pai, que tem diabetes tipo 2, obter o medicamento. ( Não há mais escassez do medicamento , informou a Reuters em março.) Seu médico lhe falou sobre vitaminas e suplementos que poderiam ajudá-la a perder peso. Em outubro, ela começou a tomar suplementos de vitamina D, magnésio e berberina e continuou a se exercitar. Ela pesava 212 libras; agora ela pesa 184, ela disse.
"Eu me sinto ótima", disse ela. “É uma coisa de círculo completo. Tenho mais energia, o que me faz querer malhar mais. Isso ajudou minha confiança.
Apesar dessas histórias de perda de peso, médicos e nutricionistas continuam preocupados porque dizem não conhecer os efeitos a longo prazo do uso da berberina. Os cientistas ainda não sabem se a perda de peso vai durar ou se a perda de peso da berberina é segura, disse Cohen. Crosby, a influenciadora do TikTok, perdeu 3,5 quilos em oito semanas, disse ela. Suas roupas se ajustam de maneira diferente e ela tem menos apetite.
Ela recebeu comentários de pessoas nas mídias sociais que também viram a balança finalmente se movendo. Outros disseram que sentiram dores de cabeça, inchaço e vômito com o suplemento. Para quem está interessado em berberina, Crosby aconselha as pessoas a conversar com seu médico.
“Não comece a pegar as coisas só porque elas se tornaram muito populares”, disse ela. “Gostaria que [a berberina] pudesse ajudar a todos, mas obviamente temos que ter cuidado e nos lembrar de que talvez não.”