Wellness

Ozempic: saiba os efeitos e tratamentos para face e glúteo

Emagrecimento pode gerar flacidez nas regiões da face e do glúteo, sendo necessários alguns cuidados e tratamentos para reduzir os danos

person skin head face adult female woman
Foto: Pexels

Nos últimos tempos, o Ozempic tem sido utilizado por muitas pessoas como método de emagrecimento. No entanto, isso não está desassociado de consequências. Além de ser fundamental passar por um médico antes de utilizar o remédio, é preciso estar atento para os efeitos que isso pode causar no corpo.

Recentemente, pacientes relataram sobre os efeitos do Ozempic Face, devido à perda brusca de peso. O mesmo aconteceu com uma outra região do corpo: o bumbum. 

Foto: Pexels

A aparência flácida do bumbum e perda de massa magra local em maior ou menor grau estará relacionada à idade, o peso perdido, além de características específicas relacionadas à pele de cada indivíduo.

Para acabar com as dúvidas, a L'Officiel traz uma entrevista com a  dermatologista Carla Marchioro , membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e outros médicos para apontar os tratamentos estéticos e cuidados no skin care da região que podem ajudar a atenuar esse efeito indesejado. Confira abaixo: 

Foto: Pexels

1 – Primeiro foi relatado o efeito Ozempic Face pelos usuários do medicamento e agora na região do glúteo. Quais mudanças específicas podem ser atribuídas à essa área do corpo, quando há uma perda de peso brusca?

"O Ozempic causa uma perda de peso rápida. Então, quanto maior o percentual de gordura que o indivíduo perde, maior o efeito de bumbum caído, que ela irá perder: perda de massa de gordura, que terá influência da idade, da quantidade de quilos e da elasticidade da pele. Com essa perda de gordura em ritmo acelerado, acaba que se percebe uma perda maior de massa de gordura nos glúteos, o que dá esse aspecto de flacidez e de glúteo caído, com o aumento da prega glútea, então com esse “bumbum de ozempic”, que gera essa flacidez, assim como o “rosto de ozempic”, que também percebemos uma flacidez e perda de massa acentuadas", destacou a dermatologista.  

Foto: Pexels

2 – Quais procedimentos estéticos em consultório podem ajudar a atenuar esses efeitos, (quando o medicamento é usado pelo paciente com acompanhamento de um médico, logicamente)?

"A recomendação para os usuários do ozempic seria atividade física de resistência, como a musculação, para tonificar a musculatura e recuperar a forma das nádegas. 
No consultório temos terapias com injetáveis de rápida e com alto potencial de absorção, que consistem em uma mescla de ativos, não hormonais, que promovem aumento de síntese proteica, melhor condicionamento dos músculos e disposição aos treinos. Esses ativos incluem a suplementação de vitaminas, aminoácidos minerais e outros ativos que podem estar em deficiência pela prática de dietas restritivas em calorias", explica  o endocrinologista  Rander Alves, da clínica  Les Peaux. 

Foto: Pexels

3 – Existem ativos de produtos que podem ser usados na rotina de skincare, que podem minimizar os estragos causados por essa perda de peso repentina devido ao uso do medicamento?

"Acredito que o mais importante na rotina de skincare, para minimizar esses efeitos indesejáveis do Ozempic é manter a hidratação, já que o medicamento tem esse viés da dificuldade de alimentação, então acaba que se ingere menos líquido. Por isso é importante hidratar bastante a pele e também usar ativos que ajudem a manter a pele com viço, que ajudem a estimular o colágeno, a fim de minimizar os efeitos indesejados", explicou à L'Officiel a doutora Carla Marchioro. 

Foto: Pexels

4 – Até que ponto fatores como idade podem interferir nessa aparência mais flácida da pele, devido ao uso do medicamento?
 
"Após os 30 anos ocorre a perda de 1% da reserva de colágeno do organismo (o “banco de colágeno”).  Em paralelo, nosso organismo também reduz sua capacidade de gerar colágeno novo com o avançar da idade. A flacidez evolui de forma progressiva e fisiológica com o avançar da idade e se intensifica após a menopausa, com a redução do estrogênio. Portanto, o aspecto de flacidez na pele do rosto e áreas corporais, pode ser visto de forma mais intensa em mulheres com mais de 40-50 anos, em especial, nas que perdem o suporte de músculos e gordura abaixo da pele. Não temos informação consistente que associe OZEMPIC a destruição do colágeno e elastina em si. Apenas sua associação com a perda de gordura e também de massa magra pela restrição dietética", destacou  Larissa Oliveira, Dermatologista da Les Peaux

Tags

Posts recomendados