Ansiedade: quais os melhores alimentos para combatê-la?
Alimentação X Ansiedade: qual a relação?
Muita gente não se atenta a isto, mas uma alimentação adequada é muito importante no tratamento contra a ansiedade.
A nutricionista Catia Ruthner, do W Estética & Spa, compartilhou conosco algumas dicas sobre o assunto:
1) Quais alimentos podem auxiliar no combate à ansiedade?
- Alimentos ricos em vitamina C diminuem a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade sendo responsável por transmitir a notícia de estresse para todas as partes do corpo. O consumo de alimentos que contém vitamina C promove o bom funcionamento do sistema nervoso e aumentando a sensação de bem-estar.
Exemplo: laranja, acerola, limão, kiwi, entre outros.
- Alimentos ricos em triptofano reduzem os sintomas e ansiedade uma vez no cérebro. Este aminoácido aumenta a produção de serotonina, o hormônio da felicidade, que é um neurotransmissor capaz de relaxar e dar sensação de bem-estar. A recomendação que sugiro são duas porções ao dia de alimentos ricos em triptofano.
Exemplos: carne de aves, ovos, queijo, oleaginosas, peixes, ervilhas, banana.
- Alimentos ricos em ômega-3 (gordura boa) ajudam a reduzir os sintomas de ansiedade, pois são ricos em EPA e DHA, ácidos graxos que melhoram o funcionamento do cérebro.
Exemplos: atum, salmão, sardinha, linhaça, chia.
- Alimentos ricos do Complexo B. As vitaminas do complexo B, em especial B6, B12 e ácido fólico são muito importantes para o sistema nervoso participando da produção de serotonina.
Exemplos: Feijão, leite, ovos, iogurte, arroz integral, aveia, vegetais verdes escuro, banana, fígado.
- Alimentos ricos em magnésio irão melhorar a qualidade do sono e melhorar a circulação sanguínea. Sendo assim, auxiliam na melhora do bem-estar deste paciente.
Exemplos: oleaginosas, banana, cereais integrais, entre outros.
2) Quais alimentos podem prejudicar?
Açúcar e doces em geral, bebidas alcoólicas e outras como refrigerantes e sucos industrializados, farinhas refinadas (bolos, pães e biscoitos) e alimentos com alto teor de gordura de má qualidade, como fast food.
3) As propriedades destes alimentos?
Sempre reitero aos meus pacientes que uma alimentação saudável e equilibrada é a chave para o bem estar aplacando os efeitos nocivos da ansiedade sobre a nossa saúde. Alimentos ricos em triptofano, magnésio, vitamina C, Complexo B, antioxidantes e ômega-3 serão a chave para uma saúde física e mental adequada reduzindo os quadros de ansiedade.
4) Qual é a importância de investir na alimentação para o tratamento da ansiedade?
Considero que a reeducação alimentar seja a chave para muitas doenças do corpo e da alma. Precisamos ter um olhar mais consciente do que comemos e o nosso corpo responderá de uma forma muito positiva. Por isso, procure sempre fazer boas escolhas alimentares.