Momento relax: rituais para a hora de dormir
Vivemos um tempo agitado, com muitas tarefas, comunicações aceleradas, a tecnologia cada vez mais inserida no cotidiano e parece que nunca foi tão difícil conseguir desconectar do mundo externo e desligar. Mas é preciso. Desacelerar e ter uma boa noite de sono influencia – e muito – em como será o dia seguinte e como torná-lo mais produtivo, além de proporcionar inúmeros benefícios para a saúde, para a pele e melhorar a sensação de bem-estar.
Depois de um dia cansativo, nada como se preparar para uma noite tranquila, deitar na cama e descansar. Por isso, adaptar um ritual para adormecer, inserindo alguns hábitos leves e que despertam sentimentos bons na rotina, faz com que o corpo e a mente se acostumem e entendam com mais facilidade que é o momento de relaxar e dormir.
Priorizar atividades mais serenas e etapas de autocuidado horas antes de repousar é uma forma de cuidar do sono e de se acolher. O Pinterest Predicts – uma pesquisa com previsões das tendências para 2021 em relação a vários setores, desenvolvido pela rede social Pinterest – mostrou que adotar uma rotina na hora de dormir está em alta. De ano a ano, a plataforma registrou um crescimento de 90% nas pesquisas por “yoga para dormir”. O relatório ainda aponta um aumento de 80% no termo “óleos para dormir para usar no difusor” e 60% nas buscas por “roupa de dormir de seda”.
As práticas de relaxamento são bastante particulares e para que o ritual tenha efeito positivo e revigorante, é fundamental conhecer o próprio corpo e o que gosta de fazer. Pensando nisso, listamos algumas dicas de hábitos para ajudar a dormir bem. Confira!
Comidas e bebidas
A hidratação por meio da ingestão de água é fundamental e deve ser feita com frequência durante o dia e a noite para manter o bom funcionamento do corpo. Já a cafeína, mesmo quando consumida até seis horas antes de dormir, pode afetar o sono e deve ser evitada. Além disso, a orientação é que refrigerantes, chá preto e chá verde também não sejam consumidos perto do horário de dormir. No entanto, tomar outros tipos de chás um tempo antes de deitar, como o de camomila, erva cidreira e erva doce, podem contribuir para o relaxamento.
Quanto à refeição, o mais indicado é jantar ou cear alimentos in natura horas antes de dormir para fazer uma boa digestão e não prejudicar o sono.
Tempo de qualidade
Uma boa alternativa para evidenciar para o corpo e para a mente que é o momento de desacelerar o ritmo e reservar um tempo de qualidade consigo mesma é ler ou ouvir música. Opte por uma leitura ou estilo musical agradável, que não aborde temas pesados e complexos, para não causar agitação, preocupação ou ansiedade. Sons como barulhos da natureza, chuva, entre outros com uma proposta leve podem ser tranquilizantes.
Tranquilize a mente
A agitação presente nos pensamentos reflete no comportamento corporal e na qualidade do sono. Por isso, é tão importante dar sinais que o dia terminou e a hora de deitar está próxima. Praticar a meditação e yoga são ótimas estratégias para acalmar o cérebro e trazer a tranquilidade necessária para desligar profundamente. Com o auxílio de aplicativos, vídeos e profissionais especializados, é possível praticar as atividades, que ajudam na respiração e proporcionam serenidade. Para tornar a ocasião mais agradável, escolha um ambiente tranquilo, utilize um assento ou, se preferir realizar no chão, coloque um tapete para deixar mais confortável.
Quanto aos exercícios físicos, vale lembrar que se movimentar é necessário e ajuda na qualidade de vida e do sono. No entanto, atividades físicas de alta intensidade à noite, perto do horário de dormir, não são indicadas, pois causam o efeito contrário, como a euforia, por conta da liberação de adrenalina e aumento da temperatura corporal. Por isso, fazer meditação guiada e yoga são as recomendações.
Nada como um bom banho
Uma excelente maneira de ajudar o nosso corpo a descansar é preparar um bom banho de banheira, com essências, sais e ervas. Para complementar o momento relaxante, dá para colocar sons calmos ou músicas. Após o banho, reserve mais um tempo para se acolher, sem pressa, fazendo a rotina de limpeza e manutenção da pele e usando cremes e esfoliantes que gosta.
Não menos importante, a escolha das roupas para dormir faz diferença! Investir em peças com caimento leve e confortável, de tecidos como algodão e seda, tornam o contato com a pele mais sutil e aconchegante, minimizando a chance de qualquer incômodo durante a noite por causa do pijama.
Prepare o ambiente em que dorme
Para potencializar todas as etapas do ritual e tornar a noite realmente prazerosa, é preciso dar atenção ao quarto e torná-lo propício para aumentar o sentimento de tranquilidade. Para começar, escureça o ambiente, deixe a temperatura fresca e confortável. Não mantenha por perto objetos que possam causar distração, como aparelhos eletrônicos. A luz de televisores e celulares, e o intenso consumo de conteúdos e informações podem deixar a mente e o corpo agitados, gerar desatenção e reduzir as horas de sono, impactando o rendimento e a disposição para lidar com o dia seguinte.
Outra maneira de cuidar do ambiente é a aromaterapia, que consiste em ter espalhado pelo local cheiros gostosos e que servem como estimuladores relaxantes. É uma técnica para aumentar ainda mais a sensação de calmaria e tornar a noite de sono ainda melhor. O uso de difusores e vaporizadores com óleos essenciais, com aromas, por exemplo, de lavanda, camomila, lemongrass ou peppermint, capim-limão, bergamota que espalham, gera benefícios não só mentalmente, mas também fisicamente.