Wellness

Treinamento funcional: entenda os benefícios da prática

O treinamento funcional trabalha diversas capacidades físicas ao mesmo tempo e nos traz mais autonomia para desempenhar tarefas do dia a dia

working out
Foto: Reprodução Instagram @isisvalverde

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a prática de atividade física é recomendada por pelo menos 150 minutos semanalmente. Entretanto, segundo resultados de uma pesquisa feita pelo Serviço Social da Indústria (SESI), mais da metade dos brasileiros (52%) raramente ou nunca praticam atividades físicas no dia a dia.

Se você é uma dessas pessoas que não movimenta o corpo, mas deseja incorporar a prática na rotina, continue lendo esta matéria. Conversamos com o professor Cauê La Scala Teixeira, graduado em Educação Física e referência em Treinamento Funcional para explicar de forma clara e didática sobre uma modalidade de treino que melhora nossas capacidades físicas de forma integrada e simultânea.

A seguir, entenda no que consiste o Treinamento Funcional e quais os seus principais benefícios para a saúde.

L'Officiel: O que é o treinamento funcional?

 

Cauê La Scala: A palavra-chave do treinamento funcional é funcionalidade. Funcionalidade é o conjunto de todas as tarefas que um corpo consegue desempenhar com eficácia e com independência, como andar, saltar, subir escada, descer escada, sentar, levantar, empurrar, puxar etc. Essas tarefas são diferentes entre si, mas existe um ponto comum que é a participação de todas as capacidades físicas simultaneamente.

Na forma mais tradicional de treino, as pessoas treinam essas capacidades físicas de forma separada. Na sala de musculação, por exemplo, treinam a força. Na corrida, treinam a resistência. No alongamento, treinam a flexibilidade. A ideia do treinamento funcional, entretanto, é treiná-las de forma integrada.

L'Officiel: Qual o principal objetivo do treinamento funcional?

 

Cauê La Scala: O objetivo do treinamento funcional é melhorar as capacidades físicas de uma pessoa forma integrada, para que ela tenha uma capacidade de desempenhar suas tarefas cotidianas com mais eficiência e com mais segurança.

L'Officiel: Qual a diferença entre o treino funcional e a musculação?

 

Cauê La Scala: A abrangência de capacidades é a principal diferença entre o treinamento funcional e o treino de força. Enquanto o primeiro visa trabalhar todas as capacidades físicas em uma sessão de treino, como o equilíbrio, a coordenação motora, a resistência etc., a musculação prioriza essencialmente a força.

L'Officiel: Quais os benefícios do treinamento funcional para a saúde?

 

Cauê La Scala: A independência funcional é um dos grandes benefícios do treinamento funcional para a saúde. Em outras palavras, é a possibilidade de eu fazer o que eu tenho que fazer no meu dia a dia com eficiência e com segurança.

Isso fica mais evidente, obviamente, com o avançar da idade, que é uma fase da vida onde as pessoas perdem mais a independência funcional. No entanto, os efeitos do treinamento funcional também atingem a melhora da pressão arterial, melhora da glicemia, prevenção de hipertensão, diabetes, auxílio no emagrecimento, no aumento da massa muscular, entre outros benefícios.

Para as mulheres, especificamente, a característica do treinamento funcional de ser mais dinâmico pode trazer benefícios mentais interessantes, principalmente no que se refere à motivação para o exercício e para tarefas cotidianas, então essa é uma particularidade que para o público feminino é interessante.

L'Officiel: O treinamento funcional possui algum tipo de restrição?

 

Cauê La Scala: Nenhum tipo de treino possui restrição, porque todo tipo de exercício pode ser adaptado. Para que isso seja de fato aplicado e que traga segurança, há a necessidade de supervisão, de orientação de um profissional que seja especializado, e preferencialmente que esse profissional especializado tenha o contato com o médico, com o fisioterapeuta, com a pessoa que é responsável pelo tratamento da condição especial dessa pessoa.

Se houver esse contato e houver uma capacitação desse profissional, não há restrição. Ele vai conseguir adaptar o treino para qualquer público, para qualquer objetivo, para qualquer fase da vida.

L'Officiel: Como trabalhar o foco e a disciplina para manter constância nos treinos?

 

Cauê La Scala: A questão relacionada ao foco e à disciplina transcende o treinamento funcional em si, porque é uma coisa que envolve mudança de hábito. E tudo que envolve mudança é complexo, porque envolve não somente a conscientização da importância de algo, mas também a questão do prazer.

O prazer e o divertimento são fundamentais no começo de um programa de exercício. Quando a pessoa não vê algo como prazeroso, ela não se sente confortável e a tendência de desistir é muito grande.

Diante disso, a gente precisa ter consciência do benefício de médio e longo prazo da prática de atividade física para ter mais disciplina e, em paralelo a essa questão, é essencial buscar algo que seja prazeroso e que gere uma experiência positiva. O treinamento funcional tem atraído muita gente que não se identifica com o treino tradicional pela monotonia, pela repetição e a questão de ser constantemente variado ajuda.

L'Officiel: Existe um melhor horário para treinar?

 

Cauê La Scala: Até hoje não temos informações clara em pesquisas sobre o melhor horário para treinar. O que podemos concluir, portanto, é que existe um melhor horário para treinar de forma individual, ou seja, a pessoa precisa saber qual é o momento do dia em que ela rende mais no exercício físico, que ela está mais disposta, e isso é extremamente individual.

Uma coisa também a se considerar é que o nosso corpo se adapta. Às vezes você começa a treinar num horário que não é o melhor para você, mas é o único horário que você tem. E a repetição daquilo vai deixando o teu organismo mais adaptado para treinar naquele horário.

Tags