Wellness

Junk food: saiba como evitar!

A junk food faz parte da sua rotina? Confira esse truque cientificamente provado que vai te ajudar a evitá-la!

Gisele Bündchen
Gisele Bündchen

Todos conhecemos a expressão "tudo com moderação" - e a dieta, é claro, não é diferente. Embora a gente tente ter uma alimentação o mais equilibrada possível, incluindo muitos alimentos que estimulam o sistema imunológico, a quarentena abalou as rotinas de todos; agora, mais do que nunca, as pessoas anseiam por junk food - principalmente quando estão constantemente próximas à cozinha.

Claro, não há absolutamente nada de errado em ceder de vez em quando, e há coisas muito mais importantes com as quais todos devemos nos preocupar agora. Mas, se você estiver procurando por uma pequena ajuda para se afastar das opções não muito saudáveis ​​e voltar para algo que seu corpo se beneficiará um pouco mais, uma nova pesquisa, publicada na Clinical Psychological Science da Universidade de Minnesota, sugere que pode haver ser um truque cientificamente comprovado para tentar.

O estudo pediu a 244 jovens adultos (alguns dos quais estavam tentando perder peso, outros não) para escolher entre itens alimentares "saudáveis" e "não saudáveis" apresentados na tela do computador. Alguns participantes também foram instruídos a assistir a um vídeo de dois minutos, defendendo os benefícios de uma alimentação saudável.

Ao ser solicitado a escolher entre as opções de comida, os jovens foram instruídos a falar em primeira pessoa - por exemplo, dizendo "O que eu quero?" - ou em terceira pessoa, abordando-se por seus próprios nomes - por exemplo "Jo, o que você quer?".

Curiosamente, aqueles que falaram consigo mesmos na terceira pessoa tinham maior probabilidade de desistir de comer a junk food em favor de uma escolha mais saudável. A probabilidade aumentou ainda mais se eles tivessem assistido o vídeo de antemão também. Esse estudo sugere que o diálogo interno pode constituir uma estratégia de autocontrole que incentiva uma alimentação mais saudável 

Como sempre, os pesquisadores também enfatizaram que são necessários mais estudos - mas ainda é uma tática muito simples de tentar, se você quiser. Caso contrário, tudo bem também.

 
 
 
 
 
 
 
 

Tags

Posts recomendados