Wellness

Vidya: estúdios investem nos sentidos buscando bem-estar

Estúdios zen dentro das academias Bio Ritmo investem nos sentidos para entregar condicionamento físico e bem-estar. Conheça o Vidya!

person sport warrior yoga pose working out yoga adult female woman performer solo performance
Fotos: Divulgação

Conseguir executar posições do yoga de forma correta, as chamadas asanas ou ássanas, é um passo importante para quem dedica tempo a essa prática milenar. Mas fazer isso em um ambiente calmo, com ótima iluminação e trilha relaxante é ainda melhor. Pensando nisso a Bio Ritmo lançou o Vidya em 2017, espaço exclusivo para yoga, air yoga e hot yoga em inúmeras unidades. As aulas sempre são disputadas, mas mesmo com a grande demanda o aluno não vai se sentir apertado entre outros praticantes ou sem a atenção do professor. A ideia é trazer o conceito de estúdio, local mais intimista para a prática, para dentro de uma academia completa.

Os encontros têm duração de 60 minutos e variam entre 21 e 26 posições. Para quem gosta de desafio, uma das aulas acontece no ar. O Air Yoga utiliza um tecido suspenso para realizar as posturas. Ainda no campo do yoga mais inusitado há também o Hot Yoga, prática em que a sala fica aquecida entre 38 e 42 oC. O calor estimula um alongamento extra, mas, antes, é bom se hidratar bem, pois a transpiração é parte da experiência. Aos que abraçam a tradição, a aula do yoga tradicional é baseada no conceito de Hatha Vinyasa, mais contemplativo e balanceando desafios físicos e mentais. Encontros duas a três vezes por semana já são suficientes para colher os bons frutos da modalidade.

Os benefícios gerais dos três tipos de aula são a melhora do foco e da concentração, a diminuição do estresse e da ansiedade, o incremento no equilíbrio físico e mental, a maior consciência corporal, a otimização da força e da flexibilidade, entre outros. O Hot Yoga, devido à sudorese, ainda aumenta a mobilidade articular, melhora a circulação e eleva a sensação de bem-estar após a prática. O Air Yoga tem o tecido como acessório e ele ajuda tanto nas posturas como nas posições invertidas, permitindo que todos consigam realizá-las.

“Não conhecia muito sobre o yoga quando comecei a praticar aqui no Vidya. Mas desde o primeiro encontro senti uma ‘virada de chave’ não só pela parte física, que é intensa e completa, mas também em um nível espiritual. Percebo que fico mais relaxada e centrada. O incremento da flexibilidade é outro benefício. Isso me ajudou, inclusive, a melhorar uma lesão. Yoga deveria ser um hábito diário para todos, porque realmente é algo que muda nosso corpo e nossa forma de encarar o mundo”, diz Alana Martins, aluna Bio Ritmo.

No Vidya as salas são climatizadas, com luz ambiente baixa, sem espelhos e trilha sonora calma. o objetivo é direcionar o foco da experiência para dentro de si (Fotos: Divulgação)

O yoga é uma forma de buscar equilíbrio do corpo e da mente. Nos dias de hoje essa busca tem se tornado ainda maior, com as pessoas mais estressadas, ansiosas, cheias de questões internas a serem amenizadas. É uma dose de serenidade e autocuidado.

Dicas para praticar yoga

- Escolha roupas leves e confortáveis, que não impeçam os movimentos.

- Apesar de ser uma modalidade que faz muito bem para o corpo e para a mente, não deixe de levar em conta as contraindicações.

- Gestantes não podem fazer air e hot yoga, por exemplo. Se você tem alguma condição específica de saúde, como alguma comorbidade ou alterações de pressão, fale com o professor para que as adaptações sejam contempladas.

- As aulas no Vidya podem ser feitas por pessoas que nunca praticaram yoga, já que é uma modalidade que envolve autoconhecimento do corpo e seus limites.

- Achou a primeira aula muito desafiadora? Avise o professor, mas não desista. Com dois ou três encontros, a experiência fica mais interessante.

- Você pode encontrar o Vidya nas unidades Bio Ritmo Cerro Corá, Bio Ritmo Conjunto Nacional, Bio Ritmo Itaim, Bio Ritmo Morumbi, Bio Ritmo Pepê, Bio Ritmo Shopping Continental, Bio Ritmo Nações Unidas.

Tags

Posts recomendados