Corrida para iniciantes: como começar a correr?
A corrida oferece diversos benefícios para o corpo e a mente. Confira dicas de uma especialista no assunto
Seja por questão de saúde, estética, melhor condicionamento físico ou profissionalização, a corrida é um esporte que exige comprometimento, constância e disciplina.
Se você deseja começar a correr e não sabe por onde começar, confira as dicas da Educadora Física e especialista em Treinamento Desportivo e Corrida de Rua, Kelly De Luca.
L'Officiel: Quais os principais benefícios da corrida para a saúde?
Kelly De Luca: A corrida traz muitos benefícios para o corpo e a mente. Ela aumenta o condicionamento cardiorrespiratório, a coordenação motora, o equilíbrio, diminui o percentual de gordura corporal e os riscos de doenças cardiovasculares. No âmbito mental, a corrida libera os hormônios da felicidade, como dopamina e serotonina, que diminuem a ansiedade e depressão. Além de trazer sentimento de pertencimento e uma sensação de que você é muito capaz pois aprende a superar seus próprios limites a cada treino!
L'Officiel: Há uma maneira certa para correr?
Kelly De Luca: A melhor postura para correr é aquela que você sente o seu corpo confortável. Algumas dicas ajudam, como inclinar o corpo para frente, manter os ombros relaxados, os braços paralelos ao corpo e o queixo paralelo ao solo. Não é interessante que o pé fique muito à frente do centro de gravidade do seu corpo, pois isso promove um vetor de força contrária à direção do movimento, ou seja, você acaba freando a cada passada e prejudicando a evolução do movimento podendo sentir dores nos joelhos.
L'Officiel: Quanto tempo é indicado correr por dia?
Kelly De Luca: De 20 a 30 minutos, alternando entre corrida e caminhada 3x por semana em dias alternados.
L'Officiel: Para iniciantes, quantas vezes por semana é indicado correr?
Kelly De Luca: Iniciantes não devem correr todos os dias, mas intercalar 3 dias de corrida com 2 de fortalecimento específico.
L'Officiel: Como ter fôlego para correr?
Kelly De Luca: O fôlego está totalmente ligado à melhora do condicionamento cardiorrespiratório. Para desenvolver esse tipo de condicionamento e melhorar o fôlego é necessário constância e regularidade no treinamento, além da variação dos tipos de treino para trabalhar e evoluir todas as capacidades.
L'Officiel: No que consistem os exercícios educativos de corrida?
Kelly De Luca: Exercícios educativos de corrida são movimentos que simulam o movimento da corrida e que trabalham a coordenação motora, melhorando a postura do aluno e, consequentemente, a ergonomia do movimento. O aluno vai precisar de menos energia para correr e evitar lesões.
L'Officiel: Por que o acompanhamento de um profissional é importante?
Kelly De Luca: O acompanhamento de um profissional especialista em corrida e treinamento desportivo faz toda diferença na evolução do aluno! A periodização será feita de forma personalizada e os exercícios de fortalecimentos serão específicos. Muitas pessoas se machucam por fazer musculação sem supervisão de um profissional e seguir planilhas prontas da internet. Isso atrapalha a evolução na corrida e pode até prejudicar trazendo futuras lesões! Um bom profissional sabe montar um programa para cada aluno, respeitando seus limites, alterando o treinamento periodicamente e visando, além da performance, o bem-estar físico e mental. O esporte deve agregar de forma positiva para que se torne um hábito saudável e gere felicidade na vida de cada um!