Yoga ajuda no alívio da ressaca após os dias de folia
Professora de Yoga explica os benefícios da prática e ainda dá dicas de posturas, que podem ser feitas em casa para curar a ressaca
Caiu na folia de Carnaval? Pois é, mas acabou e é hora de voltar à rotina e repor a energia. É comum acabar exagerando na ingestão de bebidas alcoólicas, e a ressaca aparecer no dia seguinte. Mas, o que poucos sabem é que uma prática milenar pode ajudar a aliviar esses desconfortos: o yoga.
Para a professora de yoga online do Brasil, Pri Leite Yoga, a prática pode ajudar a diminuir a dor de cabeça, náusea e sensação de cansaço causadas pela ressaca. "O yoga tem uma série de benefícios para o nosso corpo e mente. Ele estimula a circulação sanguínea, melhora a digestão, alivia o estresse e a ansiedade, além de equilibrar o sistema nervoso", explica Pri.
As posturas mais indicadas para aliviar os sintomas da ressaca são as que estimulam o sistema digestivo e ajudam a eliminar toxinas do corpo. "Posturas como a torção espinal sentada e a flexão para frente sentada são excelentes para melhorar a digestão e aliviar os sintomas da ressaca", recomenda.
Pensando nisso, conversamos com a yogini para entender melhor os benefícios da prática na nossa vida e um breve detox pós-carnaval, para você que pulou e exagerou na folia. Confira!
Qual é o objetivo principal da prática de Yoga?
O Yoga é uma prática para alinhar o corpo, a mente e a respiração. Uma prática de autocuidado e de autoconhecimento. É uma filosofia de vida milenar que envolve princípios éticos e a gestão da energia vital, aliada à meditação. Seu principal objetivo é despertar a sensação de bem-estar, por meio das técnicas de respiração, posturas e movimentos físicos, e transferir para o dia a dia os ensinamentos e autoconhecimento adquiridos durante a prática.
Quais são as práticas que reúnem uma aula de Yoga?
Na verdade, existem diversos tipos de aulas e práticas com objetivos distintos dentro da Yoga, e ainda aulas em que essas práticas são misturadas e adaptadas às preferências e limitações de cada um. Alguns tipos promovem aceleração do ritmo cardíaco como vinyasa, power e Ashtanga. Enquanto outros focam mais em equilibrar o sistema nervoso através de técnicas de respiração como a Hatha, ou promover mais relaxamento e alongamento como o yin yoga.
Qual o objetivo do Yoga na vida das pessoas?
Uma das coisas mais especiais do Yoga é que ele nos acolhe exatamente como somos. A prática de Yoga não te pede para emagrecer ou para ser mais forte, mais flexível, mais calmo ou mais focado. A prática de yoga te abraça exatamente como você está. Ela traz essa oportunidade para você se conectar consigo mesmo através do seu corpo e da sua respiração. É uma prática tão rica que nos abraça em todas as nossas versões e eu acho isso muito especial.
Ressaca de carnaval, Yoga é a cura?
Sim! O Yoga pode ser muito benéfico para curar a ressaca de carnaval. A prática ajuda a acalmar o sistema nervoso, regular o sistema endócrino e liberar toxinas do corpo. Especialmente posturas que envolvem torções são ainda mais benéficas pois ajudam na digestão, o que é necessário em um estado de ressaca. Quanto mais rápido pudermos desintoxicar o nosso corpo e avançar na digestão, mais rápido nos sentiremos melhor.
Qual o melhor horário para fazer os exercícios?
O melhor horário, em geral, é aquele em que você pode. Não importa se você irá praticar yoga por cinco minutos ou por uma hora, manter a regularidade é fundamental para sentir os benefícios da prática a longo prazo. Não existe uma regra sobre o horário da prática, mas depende do que o aluno precisa. Por exemplo, praticar Yoga pela manhã é excelente para ter disposição ao longo do dia, além de alongar o corpo, melhora a circulação e exercita a respiração… tudo isso traz mais energia para começar as tarefas e ainda ativa o bom humor, a concentração e o foco. Já a noite, pra quem sofre de insônia ou apenas quer aliviar o estresse do dia, praticar a atividade à noite pode ser muito benéfico pois o yoga ajuda a relaxar, diminui nossa ansiedade e nos reequilibra.
Yoga é considerada uma atividade física? Atletas devem praticar?
Sim, yoga é uma atividade física e pode ser bastante vigorosa. Para os atletas, além de todos os benefícios mencionados, os alongamentos que a atividade proporciona são importantes para o equilíbrio do corpo após praticar diversas atividades que focam em cárdio e tônus muscular. Outro grande benefício é o controle da respiração e o autoconhecimento. O atleta precisa compreender seus gatilhos para poder superá-los e ter uma melhor performance. Além de favorecer a calma, o foco e a concentração.
Yoga ajuda na perda de peso?
Sim, é possível emagrecer com a prática de Yoga, tudo depende da intensidade com que você realiza sua prática, e do objetivo da aula. Um dos benefícios da prática é que como ela combate à ansiedade e promove foco e disciplina, também pode auxiliar no processo de emagrecimento. Porém, recomendo que o aluno procure um médico para acompanhar e indicar outros mecanismos, além da yoga, para o emagrecimento, bem como para verificar as suas condições físicas e assegurar que será um processo saudável.
3 razões para começar a praticar e seus benefícios
Força, alongamento e saúde mental. A yoga é o equilíbrio perfeito entre a força e o alongamento. Se fazemos uma atividade que só tonifica o músculo, ela acaba prejudicando as articulações, e se a gente faz algo que só alonga, não fortalecemos e condicionamos. Em relação à saúde mental, a yoga aumenta a autoestima, ajuda a acalmar e melhora a concentração.
De forma geral, como eu trabalho com yoga online, eu sempre penso no indivíduo como um todo. Então, quando a gente trata o bem-estar completo da pessoa, isso sim acaba, muitas vezes, tratando dores lombares, insônia, estresse, por exemplo. Yoga é terapêutica, mas não é terapia! É importante entender essa diferença.
Yoga online veio para ficar no pós-pandemia. O que muda e por que optar por essa opção?
Sem dúvida o Yoga online veio para ficar e traz muitos benefícios para quem pratica. A realização do exercício em casa faz com que nós aprendamos a ouvir o que o nosso corpo precisa naquele dia, a mover-se em nosso próprio ritmo e a desenvolver intuição sobre quais sequências ou posturas precisamos e desejamos fazer em determinado dia. Por exemplo, se você está cansado pode fazer uma aula de ioga para relaxar, se você estiver sentindo cheio de energia, uma aula de ioga com maior fluidez pode ser mais satisfatória. O Yoga online traz essa maior flexibilidade de praticar onde e quando você quiser e de acordo com o que você precisa.
Indique três posturas propícias para a época de folia
Claro. Listo aqui algumas posturas que alongam e aterram e que nos trazem uma pausa para olhar pra dentro. São elas:
Malasana - Cócoras;
Adho Mukha Savasana - Cachorro olhando pra baixo;
Sukasana - Sentado em meditação
DETOX PÓS-CARNAVAL
Pri Leite listou algumas posturas que podem ajudar:
Torção espinal sentado: Ajuda a estimular a digestão e a desintoxicação do corpo, melhorando o funcionamento do fígado e dos rins, que são os principais órgãos responsáveis por eliminar as toxinas do corpo. Além disso, essa postura ajuda a alongar a coluna vertebral, aliviando a tensão muscular e a dor nas costas, que são sintomas comuns da ressaca;
Flexão para frente sentado: Ajuda a acalmar a mente e a aliviar a tensão muscular, especialmente na região das costas e das pernas. Essa postura também ajuda a estimular a circulação sanguínea, o que pode ajudar a eliminar as toxinas do corpo e melhorar a oxigenação dos tecidos. Além disso, a flexão para frente sentada ajuda a alongar os músculos das costas e das pernas, aliviando a tensão muscular e melhorando a postura.
Postura da Criança: Esta postura é ótima para aliviar a tensão na região lombar, que pode ser afetada pela má postura ou pelo estresse durante a folia.
Postura da Cobra: Ajuda a alongar a coluna vertebral e aliviar a dor nas costas, que pode ser um sintoma comum da ressaca.
Postura da deusa: Esta postura pode ajudar a aliviar alguns sintomas da ressaca, como dores de cabeça, náuseas e fadiga.
Lembre-se de que, ao praticar Yoga, é importante ouvir o seu corpo e ir devagar. “Não force as posturas além dos seus limites e lembre-se de respirar profundamente durante toda a prática” - Finaliza Pri leite Yoga.