Empoderamento feminino! Mulheres estão assumindo cabelos brancos no dia a dia
Adorar os cabelos brancos pode ser uma questão complicada para grande parte das mulheres. A pressão em parecer sempre mais jovem e a cobrança em estar sempre arrumada e dentro dos padrões impostos pela sociedade faz com que muitas se sintam inseguras ao deixar a tintura de lado e assumir a cor natural dos fios - estes que podem surgir mesmo quando se é mais jovens. Felizmente, estamos passando por algumas transformações e várias mulheres, inclusive personalidades famosas, têm buscado maneiras de quebrar os padrões de beleza.
Com a pauta do empoderamento feminino cada vez mais presente em nosso dia a dia, as mulheres estão sendo incentivadas a abraçar sua idade e respeitar o seu corpo. A pandemia causada pelo coronavírus acentuou ainda mais essas questões, já que as pessoas foram instruídas a permanecer em casa, criando um momento de reflexão. Além disso, ficou mais difícil para muitas mulheres realizar procedimentos de beleza durante a quarentena, e o crescimento dos fios brancos foi inevitável.
Para quem está iniciando o processo de deixar os cabelos brancos crescerem, buscar referências e ver personalidades famosas é uma ótima maneira de se sentir mais confortável durante esse momento de transição, que não é fácil. Ver outras mulheres passando pelo mesmo desafio diminuiu o sentimento de solidão. Personalidades como Grece Ghanem, de 55 anos, Jamie Lee Curtis, 62, e Helen Mirren, 75, já mostraram em eventos e nas redes sociais o tom natural de seus cabelos, que variam entre branco e cinza.
Mulheres mais novas também mostram os fios brancos
Mulheres mais jovens também sofrem com a pressão estética, e aquelas que permitem o aparecimento dos cabelos brancos nessa idade são muito criticadas por outras pessoas. Na realidade, ter fios brancos é um fator muito mais relacionado à genética do que à idade, e o surgimento pode acontecer em praticamente qualquer fase da vida.
Deixar os cabelos brancos aparecerem com 20 ou 30 anos é empoderador para muitas mulheres, que se sentem livres para escolher pintar ou não as madeixas, unicamente de acordo com sua vontade pessoal. Desde o começo da quarentena, a cantora Marina Diamandis, de 35 anos, começou a assumir seus fios brancos, registrando todo o processo nas redes sociais. Em sua página do Instagram, ela fala sobre as dificuldades e inseguranças em ter sua raiz branca aparecendo em contraste com o comprimento castanho de seu cabelo.
A partir do momento em que as mulheres passam a se sentir mais confiantes com a própria imagem, elas ficam livres para explorar outros aspectos da sua personalidade, experimentando diferentes estilos de roupa e penteados, arriscando na maquiagem e permitindo que esse momento de autodescoberta seja divertido. Com o empoderamento, não é incomum ver mulheres mais velhas quebrando os estereótipos relacionados à sua idade, usando peças mais informais e divertidas, além de tênis casuais, como os encontrados em coleções de adidas infantil e adulto, assim como outros itens modernos.
Para quem busca inspiração de mulheres reais, o perfil @grombre no Instagram celebra mulheres de todas as idades que estão passando pelo processo de transição, assumindo seus cabelos cinzas e brancos nos mais diferentes tons. Ali, é possível ver fotos e relatos de mulheres jovens e adultas, mostrando que esse momento tão importante na vida de várias mulheres não precisa ser enfrentado sozinho.