Camila Coelho em entrevista exclusiva para a L'Officiel Brasil
A empresária e influenciadora Camila Coelho é nossa capa digital do mês e fala sobre sustentabilidade, sua nova marca de beleza, e os lados bons e ruins do universo das redes sociais. Confira!
Camila Coelho é aquele tipo de pessoa que dispensa apresentações. A influenciadora e empresária brasileira conquistou uma legião de fãs ao redor do mundo, se tornando um nome conhecido na indústria de moda e beleza, comparecendo aos maiores desfiles do ramo e se tornando uma grande referência!
Carismática e divertida, Camila tem uma trajetória inspiradora. Com mais de 9 milhões de seguidores em sua conta no Instagram e um estilo poderoso, ela continua batalhando e trabalhando muito pela evolução de suas tão queridas empresas. Confira uma entrevista exclusiva com Camila Coelho:
L'OFFICIEL BRASIL: Em 2020, você lançou tanto a Camila Coelho Collection (uma linha de swimwear com a Revolve) quanto a Elaluz (sua própria marca de beleza e lifestyle) no meio da pandemia. Como uma mulher de negócios, como foi conciliar tudo isso em um cenário tão turbulento no mundo? O que você aprendeu (e ainda está aprendendo) sobre administrar o lançamento de um negócio na era do coronavírus?
CAMILA COELHO: Com o lançamento durante a pandemia, nós tivemos um pouco de sorte com a Elaluz porque somos uma marca nativa digital. Eu passei bons anos compartilhando minha vida através de plataformas digitais e tem sido incrível ser capaz de alcançar fãs ao redor do mundo, a qualquer hora do dia, sem mencionar a conexão de forma significativa através do estresse da pandemia. Eu queria que minha marca tivesse o mesmo alcance amplo, então nós preparamos por isso estávamos preparados desde o primeiro dia para interagir com os consumidores digitalmente, garantindo que tivéssemos uma experiência robusta no brand.com e uma estratégia forte para falar com todos por meio de nossa plataforma social
Dito isso, eu sou uma pessoa que adora lidar com pessoas, então ter que fazer tudo virtualmente tem sido um desafio para mim. Mas nós fizemos isso funcionar via Zoom, WhatsApp e outras ferramentas digitais. De certa forma, também tem sido uma bênção - eu normalmente viajo muito a trabalho - é bom poder estar em um lugar por um tempo e permitir que eu me concentre no que eu mais amo - beleza e conteúdo!
L'OFF: Sustentabilidade tem um papel importante como um dos valores-chave da Elaluz. Como a clean beauty tem mudado sua forma de ver e trabalhar na indústria da beleza?
CC: Nós estamos realmente olhando todo o ciclo de vida de nossos produtos e nos certificando do maior número possível de etapas. Por exemplo, com uma garrafa de nossa Beauty Water, nós escolhemos o vidro, a fonte renovável, para criar nossa garrafa. Depois que o produto for usado, nós também encorajamos nossos consumidores a reaproveitar a nossa garrafa para molhar plantas!
Nós também olhamos o que nós deixamos para trás e nos garantimos de continuar reconstruindo. A cada venda de um produto da Elaluz nós doamos dinheiro para o One Tree Planted, que direciona nosso dinheiro para o reflorestamento no Brasil.
L'OFF: Muitos de seus seguidores (inclusive nós) sentimos falta de seus vídeos no YouTube. Como seu relacionamento com essa mídia social mudou e o que você sente falta de seus dias iniciais como uma Youtuber?
CC: Youtube é uma plataforma tão importante para mim. Eu sei que eu tenho sido um pouco ausente no último ano. Eu realmente quero voltar e criar tempo para realmente voltar e ser consistente. Eu tive muita dificuldade antes de parar completamente, onde queria criar vídeos e ser consistente, mas não tinha tempo. Muito disso aconteceu porque eu estava construindo duas marcas e isso tomou grande parte do meu tempo. Em um certo ponto eu estava ficando frustrada porque eu queria fazer Youtube, eu queria filmar todos os vídeos e ideias que eu tinha, mas eu não tive esse tempo extra.
Para mim, Youtube é uma plataforma que eu preciso estar completamente feliz e me sentir bem para filmar, porque meus seguidores sentem isso. Eu tive que dar um passo para trás e entender que minhas marcas são novas e eu tenho que realmente concentrar meu tempo nelas agora e, então, eu definitivamente vou voltar para o Youtube quando eu estiver pronta.
Então eu vou voltar e ser consistente, com um conteúdo forte e incrível. As marcas são meus bebês e se eu não estiver 100% envolvida, elas não estarão do jeito que eu quero, então é tudo uma questão de priorizar.
Eu sinto falta da conexão que eu tinha com as pessoas. Sempre que eu conheço meu seguidores eu sei imediatamente se é alguém que me segue no YouTube ou não. Quando os encontro, eles sentem que me conhecem muito bem e que somos melhores amigos. É esse tipo de conexão que o YouTube tem que as pessoas realmente não têm em outras plataformas. No Instagram você está muito perto, mas é apenas diferente e mais aprofundado no YouTube. É uma das coisas que sinto falta e é também a razão pela qual quero voltar.
L'OFF: As mídias sociais são lugares fantásticos para compartilhar e se conectar com as pessoas, mas também há tanta pressão... Qual o lado bom e ruim de viver neste mundo digital?
CC: Acho que o lado bom é que há tantas pessoas nas redes sociais - qualquer um pode ter sucesso com as redes sociais. Eles podem se tornar um empresário ou influenciador de sucesso por causa do poder da Internet. Acho que isso é o mais incrível. A maioria das pessoas começa criando conteúdo e sendo elas mesmas.
No dia seguinte, eles têm uma multidão de seguidores e estão realizando sonhos como nunca pensaram que iriam. Como eu fazia há 10 anos! Nunca pensei que faria metade das coisas que conquistei hoje e ainda parece que estou vivendo um sonho por causa da internet. Eu sou muito grata e é lindo ver as oportunidades que isso está trazendo para tantas pessoas.
Você não precisa ter uma formação rica ou um diploma para ter sucesso - você só precisa ser criativo e você mesmo. É lindo ver o quão poderosa a Internet é e é incrível como as pessoas podem crescer rapidamente.
O lado ruim é que as pessoas cada vez mais se comparam às outras porque existe tanta informação na Internet. Se você não está se sentindo bem consigo mesmo, pode começar a comparar. Uma coisa muito importante a saber é que não existe uma vida perfeita. Muito do que você vê na internet é um filtro do lado bom de suas vidas. Fico feliz em ver pessoas que compartilham suas dificuldades, jornadas e quando estão desanimadas. Já fiz isso antes e é importante.
Em alguns casos, nós estamos tão conectados e é muito importante tirar um tempo de alguns dias nos quais você não está se sentindo tão bem. Desligar o telefone ou não ir para as plataformas digitais. Em vez disso, tente fazer as coisas que você ama, como conectar-se com amigos ou família, ligar para alguém, fazer uma caminhada, ficar do lado de fora. O que quer que o faça sorrir e se sentir desconectado. Acho que desconectar é muito importante para você se reconectar consigo mesma.
L'OFF: Você conquistou tanto! Como você se vê nos próximos 5 anos?
CC: Hoje sinto que realizei muito mais do que jamais sonhei e ainda tenho tantos momentos em que fico tipo "Meu Deus, isso está realmente acontecendo?" Com a Elaluz, por exemplo, é o meu bebê que acabou de completar um ano e nosso último lançamento esgotou em menos de 24 horas de nossos novos produtos, e entramos em mais de 500 lojas na Ulta Beauty, que é um grande varejista dos Estados Unidos e esgotamos online com eles, e estamos esgotando nas lojas. É um sentimento louco!
Em 5 anos, eu tenho esperanças de me ver como uma mãe. É meu maior sonho pessoal ser mãe e ter filhos. Eu me vejo administrando dois negócios de sucesso com a coleção Camila Coelho e a Elaluz. Quero ver a Elaluz crescer mundialmente, principalmente no Brasil e continuar trabalhando muito nas minhas marcas. Eu apenas as vejo completamente diferentes do que são hoje no ritmo que estamos indo e no quão duro estamos trabalhando. Em cinco anos, terei muito orgulho de todo o trabalho que desenvolvi nas empresas.
Créditos:
Locação: The London West Hollywood at Beverly Hills Hotel @thelondonweho
Modelo: Camila Coelho @camilacoelho
Fotógrafo: Bryce Thompson @brycethompson
Stylist: Philippe Uter @philippeuter
Produção: Danilo Venturi @ridaniloventu / Anna la Germaine @anna_lagermaine_private x Fashion Politique @fashionpolitique
Diretora Editorial: Silvana Holzmeister @silvanaholzmeister
Diretor de Moda: João Paulo Durão @joaopaulodurao
PR: FP PR&Media @fp.pr
Hairstylist: Sabrina Porsche @sabrina.porsche
Maquiador: Olivia Madorma @livmadorma
Assistente de foto: Taryn Anderson @teekkayyyy
Assistente de produção: Ekaterina Chekhirkina @chkhrkna
Assistente de styling: Christina Loughborough @stylebyxtina, Ambre Mabuma @ambremabuma