Grandes nomes de beauté deixarão de usar talco para evitar câncer
Com consumidores cada vez mais exigentes e informados, marcas do mundo inteiro estão tendo que se reinventar e repensar seus produtos de forma a melhor atender a demanda. Depois da Johnson & Johnson passar por processos e anunciar que iria parar de vender o seu talco de bebê nos Estados Unidos e Canadá, chegou o momento de nomes como a Chanel, Revlon e L’Oréal, reformularem seus produtos de beleza e trazerem opções sem o composto.
De acordo com a Reuters, outras empresas também passaram por processos judiciais por causa do uso de talco em seus produtos, depois que foi encontrado em estudos a relação dele com o desenvolvimento de certos tipos de câncer. Isso acontece porque o talco é muitas vezes encontrado na mesma rocha que o amianto, um mineral utilizado em diversos cosméticos, mas que possui agentes cancerígenos, sendo uma causa conhecida para o desenvolvimento de mesotelioma.
Segundo a publicação, a Chanel deixou de fabricar um pó corporal fabricado pela empresa desde 1924 que tinha como base o talco e aroma de seu clássico Chanel nº5. Além disso, a marca removeu o ingrediente de um de seus pós faciais.
Já a Revlon removeu o talco de seus produtos corporais, enquanto que o grupo L’Oréal ainda está buscando um ingrediente para substituir o talco. “Existem alternativas parciais conhecidas e continuamos a explorar e considerar seriamente alternativas, mas nenhuma delas tem o mesmo desempenho para nossos produtos”, conta um porta-voz da empresa para a Reuters.