Beleza

Melaleuca oferece benefícios para a pele, unhas e couro cabeludo

O óleo essencial de melaleuca é um ativo de tratamento natural para processos inflamatórios da pele. Conheça seus principais benefícios

bottle
Foto: Pexels

Você sabia que o óleo essencial de melaleuca é um ativo extraído das folhas de uma árvore nativa da Austrália, chamada Melaleuca alternifólia?

Também conhecida como a árvore do chá (em inglês, tea tree), a planta tem cheiro marcante e se destaca por suas propriedades antioxidantes, antimicrobianas, anti-inflamatórias e antissépticas, com benefícios incríveis para a pele, unhas e couro cabeludo.

De acordo com a Dra. Patricia Silveira, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e médica dermatologista defensora da cosmética clean com fitobotânica há mais de 15 anos, o óleo essencial de melaleuca é rico em terpenos, substâncias com ação antimicrobiana. “Ou seja, ele é utilizado para infecções, principalmente fúngicas, mas também tem ação contra bactérias da pele”, explica.

Principais benefícios da melaleuca

Foto: Pexels

Especificamente para a pele do rosto, a Dra. Leticia Freire Rautha, especialista em dermatologia e sócia da Sociedade Brasileira de Dermatologia com foco em dermatologia integrativa e natural, afirma que vários estudos têm sugerido o uso do óleo para o tratamento de acne vulgar. “O ativo também acelera o processo de cicatrização de feridas e exibe atividade anticâncer de pele”, acrescenta.

Já em relação às unhas, Dra. Patricia afirma ser um ingrediente muito utilizado no tratamento de micose. “Só que a gente não orienta usá-lo puro. Se o óleo essencial escorrer pela pele pode causar irritações, alergias de contato e até mesmo algum tipo de queimadura leve, porque ele é muito forte e concentrado”, alerta.

Para o couro cabeludo, o óleo essencial de melaleuca é muito utilizado no tratamento da dermatite seborreica, popularmente conhecida como caspa. “Ele pode ser usado em tônicos para o couro cabeludo e melhorar a saúde da região”, explica Dra. Patricia.

Melaleuca para todos os tipos de pele?

head person face adult female woman
Foto: Pexels

Diante dos principais benefícios que o óleo essencial de melaleuca oferece, é possível concluir que as peles oleosas são as que mais se beneficiam com o seu uso, já que apresentam maior tendência à inflamação e ao surgimento de acnes e dermatites.

Como usar corretamente?

body part finger hand person medication pill cosmetics
Foto: Pexels

De acordo com a Dra. Patricia, o ativo pode ser usado topicamente, mas sempre diluído em um óleo vegetal carreador, sérum ou creme. “As proporções variam de 2% a 3%. Então, dependendo da quantidade produto, você tem que fazer essa conta para ver quantas gotas você adiciona no teu veículo carreador”, explica.

É seguro ou há alguma contraindicação?

device screwdriver tool
Foto: Pexels

Segundo a Dra. Leticia, o óleo essencial de melaleuca não pode ser usado em gestantes e em mulheres na fase de amamentação, uma vez que pode prejudicar o bebê. “Além disso, não deve ser ingerido, pois pode ser tóxico por via oral”, acrescenta.

No caso de uso em crianças, Dra Patricia afirma que também há restrições: “se precisar usar por algum motivo, a gente prefere o uso do hidrolato que é uma forma muito mais fraca no sentido de potência, menos potente do que o óleo essencial”.

O uso do protetor solar é obrigatório?

Foto: Pexels

Apesar de não ser um ativo fotossensível (que possui sensibilidade à luz, como o óleo essencial de limão siciliano, por exemplo), Dra Leticia indica o uso do filtro solar durante o dia obrigatoriamente.

O óleo essencial de melaleuca pode ser encontrado como um dos ativos de um produto de skincare, assim como no formato de óleo essencial puro. Independente da forma encontrada, o seu armazenamento deve ser feito sem a presença de calor e de exposição à umidade. Assim o ativo preserva suas propriedades terapêuticas.

Tags