Cultura

Celebridades que não são sinceras no Instagram

O aplicativo divulgou uma lista com as celebridades que recebem fortunas por publicações, mas não avisam aos fãs que o post é patrocinado

new york ny person human fashion premiere face clothing apparel hair

Mais de 200 mil posts por mês são marcados com as tags #sponsored ou #ad. Mas mesmo assim, mais de 93% dos anúncios do Instagram não são expostos. Marcas investem mais de $500 milhões em propaganda no aplicativo hoje em dia, mas o número deve girar entre 5 e 10 bilhões de dólares até 2020.

Nos Estados Unidos, a Federal Trade Comission (Comissão Federal de Comércio), começou a enviar cartas para as celebridades que não explicitaram posts patrocinados. O órgão do regulamentador tem uma cartilha de práticas para combater a propaganda velada. Segundo o Buzzfeed americano, "apenas dizer #ap ou obrigada (@marca) não é o bastante".

As cartas tem o intuito de educar os usuários a não enganarem seus seguidores. Há a distinção entre os tipos de conexão entre celebridades e marcas – isso vale não só para o uso da tag #ad em posts em que a pessoa recebeu dinheiro em troca, mas para presentes gratuitos (roupas grátis ou uma volta de jatinho) ou se a pessoa tem um contrato milionário com alguma marca (Rihanna e Puma ou Kendall Jenner e Esteé Lauder).  

Soluções pouco claras como tags ou marcações também não funcionam para o FTC, que já mandou mais de 100 cartas ao longo do ano para famosos que não usam o aplicativo segundo as regras de propaganda. Veja a seguir as últimas 21 celebridades que foram notificadas: 

1 / 21
Ciara
Ashley Benson
Amber Rose
Akon
Naomi Campbell
Farrah Abraham
Vanessa Lachey
Jenni “JWoww” Farley
Vanessa Hudgens
Chelsea Houska
Lucy Hale
Tiona Fernan
Scott Disick
Lilly Ghalichi
Lisa Rinna
Sofia Vergara
Dorothy Wang (do Rich Kids of Instagram)
Snooki
Rach Parcell
Shay Mitchell
Lindsay Lohan

Tags

Posts recomendados