Mercado de luxo: Manu Berger ministra curso sobre tema em Paris
A expert em excelência reuniu um grupo seleto para uma imersão sensorial que uniu teoria e prática sobre mercado de luxo na cidade luz
Manu Berger, idealizadora do portal Terapia do Luxo, embarcou para Paris, com empreendedoras brasileiras, para ministrar a elas o seu mais novo curso. Ele integra história do luxo, estratégias de marcas e experiências sensoriais exclusivas deste mercado tão competitivo que é o de alto padrão. “Meu objetivo é democratizar o conhecimento adquirido em mais de uma década de estudos e atuação no segmento do mercado de luxo”, diz Manu.
O curso-boutique teve a presença de alunas que já atuam na área, como Áurea Degani, designer de interiores, Laís Sachet, arquiteta, Roberta Trento Dall Agnol e Eduarda Trento Dall Agnol, proprietárias da marca Caprih e Julia Loyola, proprietária da marca de moda Atitú.
No total, foram dois dias de imersão, além da participação em um desfile exclusivo durante a Semana de Moda de Paris.
O primeiro módulo foi dedicado ao lado teórico do luxo, com aula ministrada em um prédio próximo ao Museu do Louvre. Logo após, o programa incluiu uma visita ao L'appartement Étoile, espaço criado pela casa de fragrâncias Symrise. Ali, naquela verdadeira biblioteca de aromas, ocorreu uma experiência sensorial e olfativa sobre as bases da perfumaria mundial. Encerrando o primeiro dia, um petit comitê em uma sala exclusiva da boutique Cartier.
O segundo dia foi marcado pela visita guiada à renovada loja de departamentos La Samaritaine, um dos endereços mais significativos do mercado de luxo parisiense que, por 16 anos, ficou fechado e teve sua reabertura em 2021, após toda a estrutura ser financiada pelo grupo LVMH.
Durante o tour foi possível conhecer as lojas da galeria e acessar uma sala exclusiva, destinada aos integrantes de monarquias e celebridades. Na sequência, visita a maior loja da grife Louis Vuitton, localizada na tradicional avenida Champs-Élysées. “O momento foi verdadeiramente único. Em breve, a boutique irá passar por uma reestruturação profunda, por causa da Copa do Mundo. Então esse foi o momento delas conhecerem o backstage de uma ação tão grandiosa”, diz Manu.
Para finalizar o curso, o grupo assistiu ao desfile da label Atitú, única grife brasileira a participar da Paris Fashion Week. Comandada pela estilista e empresária Júlia Loyola, a Atitú apresentou oito looks da coleção intitulada “Gerações”.
“O mercado de luxo é um segmento que une o sonho à realidade. Dessa forma, é fundamental que os cursos na área aliem a informação teórica com a prática, ou seja, com a oportunidade de viver experiências que agreguem valor para a vida profissional e pessoal. Tenho certeza que ele atingiu o objetivo de promover o conhecimento de forma interativa e imersiva” finaliza Manu Berger.
Manu Berger, além de consultora, escritora e idealizadora de um portal também participa da concepção de produtos de luxo e bem-estar. Seu último projeto foi uma parceria com a Afago. A collab resultou em réchaud para decorar e perfumar ambientes.