Vida profissional: 9 dicas para uma carreira de sucesso em 2019
O fim de um ano e início de outro em geral traz algo de muito comum às pessoas: vontade de mudança.
É este desejo que influencia a elaboração de listas de resoluções para as diferentes áreas das vidas de cada um.
Novas (ou antigas) metas com novos objetivos; novos desejos ou o estabelecimento de novos padrões e meios para alcançá-los e por aí vai...
Já que essas premissas são aplicáveis a qualquer âmbito, propomos então usá-las para um em geral fundamental para a maioria das pessoas: o profissional.
A seguir, nove dicas neste sentido, divididas pelos diferentes possíveis momentos profissionais.
Lembre-se: quando se trata de resoluções de carreira, elas devem ser sempre amplas e ir se desdobrando em menores e plausíveis de serem realmente realizadas e mensuradas ao longo do ano.
Escolha abaixo o seu contexto atualmente e inspire-se para um 2019 profissionalmente mais ativo e promissor:
FASE: DECISÃO DE CARREIRA:
- Definir cinco áreas/profissiões de interesse
Aqui, busque ser o mais verdadeiro e específico possível. Liste as áreas que te chamam a atenção e as profissões dentro delas que se vê exercendo.
Embora pareça algo simples a se refletir, quem precisa tomar essa decisão deve tirar um tempo fixo por dia para pensar a respeito. Estabeleça na agenda este momento para você e não descanse até listar as cinco possibilidades.
- Pensar e destrinchar o que pensa e sente sobre cada uma delas
Prós e contras, esta é a ideia. Escreva tudo o que sabe sobre a área e profissão, o que é positivo, o que é negativo e as suas principais dúvidas.
Isso te ajuda a ter mais clareza e racionalidade sobre o que está pensando, bem como sobre suas preferências e o que necessita pesquisar mais a fundo.
- Conhecer o dia a dia das profissões que mais interessam
No mundo de hoje, esta resolução é fundamental. Diante de tantas opções, conhecê-las a fundo em seu dia a dia é a chave para poder tomar uma decisão mais acertada.
É claro que vale procurar informações na internet, mas o ideal aqui é buscar pessoas conhecidas que exerçam aquela profissão. Nada se compara ao conhecimento de quem tem uma vivência na prática e no dia a dia. Questione esses profissionais sobre sua rotina e os prós e contras da mesma. Se puder, idealmente, peça para acompanhá-los durante alguns dias ou semanas em seu trabalho.
Fase: Desejo de crescimento na carreira em que já está
- Criar um plano de carreira:
Este passo é para quem já está satisfeito com o que faz e quer ganhar controle e crescer. Mesmo que você ainda não saiba aonde quer chegar, planeje porque isso gera reflexões que podem te ajudar a ganhar clareza e aos poucos saber.
Você tende, ao fazer isso, a encontrar os pontos falhos ou que podem melhorar ou serem desenvolvidos para que possa chegar à sua meta.
- Desenvolver habilidades importantes (técnicas e não técnicas)
Na sua rotina você sente que algum conhecimento te falta e se adquirido poderia te ajudar a ser mais produtivo, por exemplo? Ou a alavancar a carreira? Pense sobre isso, estabeleça o que te traria vantagens e busque cursos, leituras, formações, etc.
- Pensar, estudar e desenvolver sua capacidade sobre liderança
A verdade é que a liderança deve ser desenvolvida por qualquer profissional porque em algum momento terá, provavelmente, que exercê-la.
Ter essa habilidade desenvolvida é sempre um grande diferencial, porque garante um melhor desempenho.
Também vale, nesta etapa, buscar cursos, livros, dentre outros.
Fase: Mudança de carreira
- Definir foco e interesses
Seja específico, mas não defina uma função exata nesta hora. Você provavelmente sabe o seu interesse em áreas e novas profissões, então planeje em função delas e não da função final em si, o que pode engessar sua transição.
- Começar a se preparar
Entenda que para qualquer carreira, o aprendizado hoje em dia é fundamental e o passo inicial. Por tanto, se seu objetivo é uma transição de carreira, comece pensando em uma resolução ligada a aprender capacidades básicas do novo objetivo.
Habilidade técnicas procuradas, conhecimentos técnicos que ainda não tem... Defina quais são, pesquise e vá atrás de aprendê-las.
- Criação de networking/rede de contatos
Na transição, os contatos profissionais são fundamentais. Crie e alimente sua rede que já atua na área, bem como as pessoas próximas destas próximas que podem te ajudar com oportunidades e tendências.
Lembre-se que com o LinkedIn isso pode ser feito online hoje em dia.
Não deixe de definir o seu objetivo e deixá-lo claro na rede social e para todos esses contatos.