Marcela Caio, da Theodora Home, em entrevista exclusiva
Todas as tendências mais quentes de decoração apontam para um caminho de aconchego, pois encaram a casa como um local para celebrar o bem-estar. Confira uma entrevista exclusiva com Marcela Caio, fundadora da Theodora Home
Marcela Caio, empresária e fundadora da Theodora Home, fez a migração da carreira (das finanças para o design) depois de entender que o universo da decoração a motivava. Após dez anos atuando com a sua plataforma digital, carinhosamente chamada de TH pelos clientes, agora acelera outros braços do negócio, como um escritório de arquitetura, o estúdio de produções com a promessa de remodelar uma casa em 24 horas, um projeto de upcycling para itens de casa e a ampliação das linhas focadas em wellness.
Como foi criar uma loja virtual de decoração, algo que não era muito comum dez anos atrás?
Foi um desafio. Grande parte das marcas e fornece- dores com os quais trabalhamos hoje, para não dizer todos, davam pouco valor e credibilidade para uma plataforma de venda online. Com o público a história é outra, pois ser inovador teve o seu espaço, para a nossa sorte.
Você migrou do mercado financeiro para o design. O que motivou a mudança?
Eu sempre amei arte e design, como uma boa libriana com ascendente em Leão e lua em Touro, mas não imaginava que trabalharia com décor ou curadoria em geral. Só que fui em busca de um novo projeto que fizesse o meu olho brilhar. O desafio do mercado digital foi o tempero extra que me motivou ainda mais a migrar da carreira de finanças para a decoração.
A casa ganhou um novo significado após a popularização do home office?
Eu acredito que a nossa casa deve nos servir sempre (com o home office ou sem). Deve ser o lugar no mundo que nos acolhe, energiza e abastece com tudo o que queremos sentir.
Além da decoração, a Theodora Home tem um pilar bem forte em wellness. Como isso foi construído?
Essa pergunta me deixa com um sorriso gostoso no rosto. Esse segmento foi desenvolvido ao longo da pandemia, como resultado dos meus compartilhamentos pessoais nas redes sociais. Eu medito e sou ligada a rituais que permitam conexões. Houve, após as postagens, um interesse dos seguidores e amigos além do que eu imaginava sobre tais temas. Adorei a sensação de estar contribuindo para a saúde, o bem-estar e o autoconhecimento e resolvi adicionar essa categoria no e-commerce. E ela tem ganhado mais espaço a cada dia. Óleos essenciais e zafus para meditação estão entre os itens favoritos dos clientes do TH Wellness.
Você pretende ampliar a atuação em bem-estar?
Essa é a pretensão, pois é um valor verdadeiro que levamos para os nossos clientes. É um caminho que me orgulho em apostar.
Em 2022, a plataforma completa 10 anos. Quais novidades podemos esperar para este ano?
Vamos ampliar a curadoria de coleções exclusivas e incluir mais designers. E também comemorar ainda mais a abertura do TH Arquitetura, além de retomar um projeto especial que promove a economia circular, para maior longevidade dos objetos de décor, chamado Second Floor. Nós o colocamos em prática em fase piloto e ele ganhou corpo e, consequentemente, mais espaço. Temos muito o que crescer ainda no nosso braço de produções, o Studio TH. O nosso grande diferencial nesse projeto é que conseguimos montar em um dia uma casa toda – dos móveis aos vasos de flor.
Como funciona a curadoria das peças apresentadas no e-commerce?
A curadoria é 100% feita por mim e pela minha irmã (Paula, minha sócia). O critério é sempre o mesmo: temos que nos apaixonar não só pela peça e pelo seu uso, mas pela história por trás e por quem a faz. Eu costumo dizer que é um encontro, pois nada na TH está ali só por acaso.
Quais são as principais tendências de decoração que você enxerga para os próximos meses?
Acredito cada vez mais na valorização dos rituais que foram incorporados e ressignificados à vivência da nossa casa. Falo aqui de todas as experiências que ela pode nos proporcionar: chá, leitura, cozinha, exercício, meditação, trabalho e pintura. São todas atividades que, mais do que antes, moldam o décor que queremos.
Poderia citar cinco itens de decoração que qualquer pessoa pode ter em casa, entre funcionalidade e charme?
Uma luminária de piso legal, aquela que deixa a iluminação mais acolhedora no fim do dia. Um vaso especial (tem uns de artesanato brasileiro que são maravilhosos) que pode ter o design ou cor bem diferente, para colocar flores frescas ou mesmo folhagens. Vela, uma ou mais, é sempre legal. Uma bandeja para deixar tudo mais organizado e, para fechar, uma mesinha de apoio, daquela que a gente coloca um copo, o celular ou apoia uma xícara. É a cara da funcionalidade.