Slim Aarons: conheça o fotógrafo que eternizou o verão
Um eminente fotógrafo americano da vida da alta sociedade, Slim Aarons lançou a magia da grandiosidade por meio de sua arte. Nascido George Aarons em 1916 e posteriormente apelidado de “Slim” devido à sua imponente moldura de um metro e noventa, Aarons dedicou sua carreira a fotografar a vida dos ricos em ambientes deslumbrantes. Ao capturar esses momentos, Aarons redefiniu sozinho o Good Life, apresentando ao público níveis inteiramente novos de esplendor e magnificência irrestritos.
Pegou uma câmera pela primeira vez, quando se alistou como um soldado da Segunda Guerra Mundial com 18 anos de idade e tornou-se um fotógrafo de guerra. Aarons mudou a fotografia do combate ao estilo de vida e que após o seu regresso, foram parar em publicações em conceituadas como Vida e Harper Bazar. A partir daí, nasceu a fixação de Aaron em encapsular a vida pródiga dos ricos.
De piscinas cintilantes em Palm Springs, Califórnia, à férias italianas de sonho em iates particulares, o talento de Aarons para capturar imagens aspiracionais de um verão aparentemente sem fim tornou-se sua marca registrada. Sua influência transcendeu o reino da fotografia, influenciando os mundos da moda, beleza e muito mais. Em pouco tempo, as cenas que ele capturou e as pessoas que elas retrataram, se tornaram um projeto cultural para observadores de todas as esferas da vida.
Seus temas pareciam imperturbáveis e totalmente imersos no luxo o tempo todo - pela aparência das fotos de Aarons, a riqueza parecia algo totalmente inconseqüente. Tendo uma vez descrito seus temas como “pessoas atraentes fazendo coisas atraentes em lugares atraentes”, Aarons fotografou membros da elite de Hollywood (e ícones da moda não coincidentes) Marilyn Monroe, Grace Kelly, Janet Leigh e outros.
As imagens extravagantes de Aarons venderam uma fantasia - que ainda hoje desperta nostalgia e desejo nos espectadores. As cenas idealistas e exuberantes à beira da piscina pelas quais Aarons tinha tanta afinidade, não apresentavam nenhuma indicação de qualquer batalha difícil para chegar lá - em vez disso, ofereciam vislumbres irresistíveis de um mundo onde sorrisos imperturbáveis e sol eram simplesmente uma norma eterna.
As fotos magníficas que Aarons tirou mudaram a moda e o estilo de resort sem comparação, mesmo sem que isso tenha sido sua intenção explícita. "Eu não faço moda", disse Aarons, "eu tiro fotos de pessoas com suas próprias roupas e isso se torna moda." Mesmo no mundo de roupas cada vez mais casuais de hoje, o gosto real de Aarons persiste e provavelmente ditará os padrões do estilo chique na terra para sempre.