Casa de Criadores: Martielo Toledo abre a temporada
Em um convite mais do que especial, Martielo Toleto foi a primeira marca a desfilar nesta edição da Casa de Criadores. Confira todos os detalhes da nova coleção!
Entre 1997 e 2022, lá se vão 25 anos: exatamente o tempo de vida da Casa de Criadores. Para marcar esse aniversário com simbolismos, André Hidalgo convidou Martielo Toledo para o primeiro show desta temporada — não de graça: Martielo foi o primeiro desfile do primeiro dia da primeira edição, naquele ano. O mineiro participou da Casa por quatro temporadas, mas não desapareceu desde então — apesar de trabalhar em outras paragens, sua marca pessoal vai e volta a seu bel prazer, especialmente alinhada ao seu rolê multiplataforma baseado na história em quadrinhos “Sci-Fi Punk Projects”, que tem lançamentos esporádicos; a primeira edição da saga saiu em 2013 e tem continuação marcada para o ano que vem.
O desfile foi um blend daquele primeiro show com todas as outras coleções, além de algumas poucas peças novas. Incrivelmente — ainda mais no cenário brasileiro — Martielo tem guardado um acervo das suas criações daquela época. Mais incrivelmente: elas seguem fazendo certo sentido na moda de hoje em dia, entre idas e vindas. O estilista gosta de um streetwear afiado, assunto que já se aplicava desde então e que hoje é commodity de muita gente que revê os moods de então — incluindo luminares como a Balenciaga de Demna, por exemplo. Basta olhar para as peças de couro, a combinação de moletons com as sarjas pesadas ou as sockboots (desejo máximo em 1997 ou tipo agora já)