Moda-Milão: Prada, Gucci e Fendi ditam as principais tendências de inverno
Depois da Semana de Moda de Nova York e a Fashion Week londrina, chegou a vez de Milão receber os desfiles mais cobiçados e ditadores de tendências do mundo e a boa notícia é que os últimos que aconteceram para este outono/inverno demonstraram, em geral, uma trend principal e em comum: as marcas mais famosas do mundo estão tornando, cada vez mais, suas coleções e passarelas menos conceituais e mais “verdadeiras”, com looks mais “usáveis”.
Além disso, algumas das labels principais da cena da moda como Prada, Gucci, Fendi e Emilio Pucci, desfilaram recentemente aquelas que acreditam ser as tendências-chave das estações em questão e uma coisa é certa: mais leveza e mais cores serão vistas nesta temporada fria.
Gucci apresentou suas apostas com um verdadeiro baile de máscaras, com produções que inspiram os foliões do Carnaval.
Um dos desfiles-espetáculo mais esperados das fashion weeks demonstrou desta vez a coleção de Alessandro Michele de forma rica em cores. As peças de alfaiataria muito estampadas ou com cores fortes como o vermelho dominaram a passarela, mas o que chamou mesmo a atenção foram as máscaras usadas pelos modelos. Metalizadas, com espetos ou mesmo em formato de águia, segundo a grife elas funcionam para "proteger a bondade e a beleza interior".
Emílio Pucci demonstrou que os dias de frio podem ser leves e coloridos com opções de peças de tons acesos como, por exemplo, o pink e o coral. O desfile que em geral é puro charme, desta vez apostou nas cores e também no detalhe do plissado, tendência que vem do verão. As “pregas” apareceram em saias midi, por exemplo, deixando os looks de inverno mais leves e com mais movimento. Outra aposta foi também pelo verniz, mais sofisticado, mas que apareceu em tons como o vinho e o vermelho.
A Prada, por sua vez, mostrou leveza e graça com sua aposta em estampas florais em fundos escuros. A marca desfilou inclusive peças com flores bordadas e estilizadas, dando seu toque romântico e de leveza à temporada de frio. Alguns looks, quando inteiramente pretos, tinham pelo menos uma renda floral que garantia a tendência-aposta de romance da label.
Por fim, a Fendi demonstrou que o amarelo misturado a tons fortes e escuros também é aposta certa, mesmo na temporada de tempertauras mais baixas. Em um desfile de homenagem a Karl Lagerfeld, que deixou a sua última assinatura de coleção para a grife, ficou claro que ele acreditava no tom claro como um dos pontos altos para a temporada. A cor apareceu em vestidos, saias e botas, bem como em detalhes dos acessórios.