SPFW N57: Marina Bitu olha para suas raízes em nova coleção
Pertencente à região do Cariri cearense, a marca apresenta coleção com referência em suas raízes no SPFW N57!
A família Bitu pertence à região do Cariri cearense. A estilista Marina Bitu olha para essas raízes e dedica a elas a coleção desfilada nesta tarde no @spfw. “É a construção da nossa cultura através dos povos originários. Essa região foi primeiramente povoada pelo povo Kariri. Essa ancestralidade, que pertence a esse lugar que é tão rico geograficamente e culturalmente, a gente busca expressar celebrando o Reizado, as rezadeiras e benzedeiras, Padre Cícero e os trabalhos manuais”, disse Marina no backstage antes do desfile.
Foram seis viagens para o Cariri e cinco meses de trabalho para concretizar a coleção. Alunos do Senac Ceará e associações de artesãos locais colaboraram na criação das peças, enfatizando uma abordagem de dentro para fora.
“É uma coleção cheia de texturas. “Tínhamos crocheteiros na turma e pessoas que trabalham com a fibra da bananeira”, conta a estilista sobre as tramas e palhas que aparecem nos looks. O desafio, explica ela, foi adequar a cartela de cores exuberante das manifestações populares ao universo cromático mais saturado que caracteriza a marca.
Talentosa e um dos nomes fortes da nova geração de estilistas brasileiros, Marina e equipe também investiram em técnicas como tapeçaria, mosaico de contas, nervura, tramado, escamas e painéis. A transparência foi aliada interessante em vários looks. O desfile terminou em festa na passarela, animada por um quarteto e o som típico do Cariri.