Carnaval no Rio com mais de 20 novos restaurantes para explorar
Com uma lista extensa de mais de 20 novos restaurante no Rio de Janeiro, o Carnaval pode ter um toque de chef muito além do que se esperava
O Carnaval retornou depois de um período complicado para todo o mundo, e com a retomada das festividades a gastronomia carioca deu um salto! Jovens chefs e outros renomados estão fazendo um trabalho fora de série e cada vez mais vemos novas casas sendo abertas, de diferentes estilos e culinárias. Das pé no chão às mais refinadas, há restaurantes e gastrobares para todos os gostos. Fizemos, portanto, uma lista que passeia pelos mais diferentes estilos e que vai fazer você aproveitar a cena culinária carioca seja durante os dias de folia ou depois que a animação passar. Aproveite para ler também nossa matéria sobre restaurantes em Ipanema.
Barra da Tijuca
Casa Tua Cucina
Com uma fachada discreta, o refinado projeto arquitetônico dos competentes Isay Weinfeld e Miguel Pinto Guimarães, conta com ambientes elegantes, com um belíssimo jardim e varanda climatizada. Destaque também para a adega com duas mil garrafas. Na cozinha, o chef Mairton Oliveira oferece clássicos da culinária italiana, como, por exemplo, o carpaccio de tono especiale, em fatias grossas temperado com azeite, flor de sal, pimenta do reino, limão siciliano e hortelã e o agnolotti di maialino, feito com massa recheada com leitão em molho do caldo próprio e mostarda di cremona, típica da região da Lombardia.
End: Rua Érico Veríssimo, 190, Jardim Oceânico.
D’Orcia Trattoria
Imagine um restaurante italiano dentro de uma adega de mais de 600 rótulos? Assim é o D’Orcia Trattoria, com menu assinado pelo tarimbado chef Kiko Faria que revisita pratos italianos clássicos. Já os rótulos passam por regiões produtoras de mais de 18 países.
End.: Av. Érico Veríssimo, 901.
Ocyá
Acessível só de barco, oferece um ambiente lúdico à beira d’água. O chef e proprietário Gerônimo Athuel se dedica à intensa pesquisa de técnicas de conservação e maturação de peixes e frutos do mar e cria receitas que fogem do óbvio. No menu, lula na brasa recheada com cebola, tomate e manjericão fresco, e arroz caldoso de frutos do mar. Por fim, bolo de coco molhadinho, finalizado na lenha.
End: Ilha Primeira - Barra da Tijuca (acesso via barcos que saem de pontos como Shopping Barra Point e Estação de Metrô Jardim Oceânico).
Botafogo
Tasca da Mercearia
Irmã mais nova da Mercearia da Praça, o restaurante português tem estantes que vão até o teto com 350 diferentes rótulos de vinhos, que podem ser consumidos à mesa ou então levados para casa. No menu, receitas autênticas lusitanas, como por exemplo, o clássico bolinho de bacalhau, o Fish&Chips), o bacalhau à lagareiro, e o arroz de pato. Na ala das sobremesas, o destaque vai para a rabanada dos sonhos super recheada com creme de confeiteiro!
End: R. Assis Bueno, 26
Ipanema
Chan Chan
A casa tem ambiente pequeno, mas charmoso e aconchegante enquanto na gastronomia, apresenta influências orientais e peruanas. Os pratos são elaborados com maestria, criatividade e muito sabor. Entre as sugestões. guiozas com recheio feito na casa, sushis temari com maionese de wasabi e tarê levemente apimentado. Um dos carros-chefe da casa é o pulpo rústico tentáculos de polvo, togarashi e batata rústica glaceada, brócolis maçaricado, pó de nori e coulis de pimentão defumado.
End: R. Barão da Torre, 247 - loja B
Gajos D’Ouro
O restaurante português é formado por 34 ex-funcionários do saudoso Antiquarius, um marco na gastronomia carioca. Ele fica em uma belíssima casa tombada de dois andares, na quadra da praia e oferece o mesmo farto couvert, com croquetes, bolinhos de bacalhau e queijo da serra derretido. Entre os principais, uma novidade é o Bacalhau à José Bonifácio - com postas de bacalhau em crosta de broa de milho e pistache, servido sobre queijo da Serra e purê de baroa trufado.
End: R. Aníbal de Mendonça, 31
Nino Cucina
O restaurante paulista comandado pelo chef Rodolfo de Santis chegou em terras cariocas com autêntico menu italiano, como, Cacio e Pepe e Carbonara, além de novas pastas, com destaque para o Spaghetti com flores de zucchini e mascarpone. Localizado em uma casa tombada, o Nino tem ambiente charmoso e aconchegante, com paisagismo muito bem cuidado, piso de madeira e tijolinhos na parede.
End.: Rua Barão da Torre, 490
Copacabana
Kinjo
A sétima casa do chef peruano Marco Espinoza, apresenta a gastronomia Nikkei, combinando a culinária japonesa com a peruana e uma carta de drinques com diversas opções autorais. O ambiente conta com decoração com concreto, ferro e madeira, bem como, cores quentes, representando o fogo e a brasa.
End.: R. Duvivier, 21 - Loja A
Jardim Botânico
Malkah
O restaurante da chef Ludmilla Soeiro conta com três andares, com direito a uma varanda super agradável. No menu autoral são usados ingredientes frescos e de qualidade. De entrada, destaque para o steak tartare, que ganha versão oriental com chips de alga, ovas de massago e gema, e a burrata com creme de pimentões caramelizados e avelãs tostadas. Já entre os principais, a sugestão é o saudoso camarão VG com crosta de pão de alho e risoto de limão siciliano - um clássico do Zuka do Leblon, onde a chef trabalhava.
End: Rua Visconde de Carandaí, 2
Leblon
Bastarda
Muito mais que uma pizzaria estilo novaiorquina, o 10° empreendimento do chef Pedro de Artagão tem farto cardápio inspirado em clássicos ítalo-americanos, com massas, saladas, carnes e sanduíches. Com a fachada vermelha, o ambiente tem pegada industrial, com mesas e cadeiras pretas, além de baias com sofás. Fica no subsolo do Shopping Rio Design Leblon.
End: Av. Ataulfo de Paiva, 270 - loja 102
Bocca del Capo
O gastrobar italiano conta com ambiente descontraído e acolhedor, com pratos autorais com ingredientes brasileiros, e ótimos drinques! No menu, clássicos como, o spaguethe alla puttanesca, em molho levemente picante de tomate, alcaparras, azeitonas assadas, cavalinha defumada, ovas de truta. Destaque para a carta só de Negronis, com nove tipos da bebida.
End: Rua Rainha Guilhermina, 95
Clan BBQ
Especializado em cortes na brasa, tem ambiente moderno e arrojado, dividido em três áreas: a charmosa varanda, o salão com o balcão de frente para as grelhas e nos fundos da casa. Além das carnes, há também peixes e frutos do mar no cardápio.
End.: Rua Dias Ferreira, 233
Crypto Kitchen
Comandado pelo chef estrelado Rafa Costa e Silva a casa é a primeira a aceitar bitcoin e tem como proposta uma gastronomia mais descontraída e acessível, com menu versátil e divertido, porém de alta qualidade. A ideia é a linha de consumo all day, ou seja, produtos e pratos elaborados que podem ser consumidos a qualquer hora do dia e à noite. O menu é dividido entre snacks, entradas, pratos e porções e doces.
End.: Av. Ataulfo de Paiva, 1120
Dias Mar e Bar
O novo gastrobar na badalada Dias Ferreira tem ambiente despojado, clean e agradável, com mesas na varanda e clima praieiro. No menu, opções, como espetinho de polvo, camarão, bacon e cebola caramelizada e ostras variadas. Na ala das bebidas, a carta de drinques é assinada por Jonas Aisengart (que além de sócio é mixologista - junto com Rod Werner).
End.: Rua Dias Ferreira, nº 410
Henriqueta
Uma tasca contemporânea luso-carioca, comandada pelo experiente chef Alexandre Henriques (da tradicional Gruta de Santo Antonio em Niterói, de 1977). Ele oferece gastronomia portuguesa de qualidade com toques modernos. O ambiente é super agradável com mesas na calçada e ombrelones, além do colorido salão com cozinha aberta. No cardápio, destaque para o sensacional bolinho de bacalhau com queijo Serra da Estrela, empanado com farinha Panko. Enquanto isso, entre os pratos principais, imperdíveis o clássico Bacalhau da Henriqueta, com batatas ao murro, maionese de bacalhau e cebola e claro, o tradicional polvo à lagareiro!
End.: R. Aristides Espinola, 121
Itacoa
O restaurante comandado pelo chef Rafa Gomes conta com um menu com toques franceses e orientais e uma gastronomia autoral e contemporânea. O ambiente é sofisticado e acolhedor, com a cor verde predominante, muita madeira, simpáticos ombrelones, charmosas luminárias, além de um pequeno bar com balcão. Entre as entradas a salada Caeser vem em uma cestinha comestível e o saboroso tataki de wagyu é uma ótima pedida. De principais, o picadinho e o hambúrguer de pato, são fora de série.
End: Av. Ataulfo de Paiva, 270 - Rio Design Leblon
Kitchin
O badalado japonês paulistano chegou ao Rio com ambiente aconchegante e sofisticado, em pleno shopping Leblon. No salão, quem senta no balcão consegue acompanhar o trabalho minucioso dos sushimen. Do clássico ao contemporâneo, há seleções de sushis, niguiris, rolls, combinados e opções veganas.
End: Av. Afrânio de Melo Franco, 290
Mesa do Lado
O novo projeto sensorial de Claude Troigros é inusitado e inovador: uma experiência gastronômica que aguça todos os sentidos e reúne comida, projeções e música ao mesmo tempo. Uma parceria com o consagrado diretor de arte Batman Zavarese. A Mesa do Lado pode ser considerado um speakeasy (bar ou restaurante escondido), já que a entrada é pela cozinha do restaurante Chez Claude. Atrás das grossas cortinas de veludo vermelho fica o salão com cozinha aberta e capacidade para doze pessoas, em seis mesas. O espetáculo começa pontualmente às 20h e tem duração de duas horas e vinte. O jantar conta com nove passos - divididos em três atos - em porções de tamanho perfeito. Os vinhos são todos brasileiros e de altíssima qualidade.
End.: Rua Conde Bernadotte 2
Princesa
Um restaurante do chef Pedro de Artagão que tem alma de boteco e que oferece pratos clássicos da culinária brasileira com inspiração portuguesa. Na decoração do ambiente, ladrilhos portugueses e prateleiras que remetem à armazéns, além de lustres clássicos de botecos. Entre as boas pedidas, para começar, croquetes de pernil e lagosta, assim como as porções de torresmo de barriga e calabresa acebolada. Já entre os pratos, todos para compartilhar, o Filé à Princesa, dois medalhões de mignon cobertos de gorgonzola com arroz e seu molho rôti, e o Arroz cheio de camarões são ótimas sugestões.
End: R. João Líra, 148
Taberna
Mais uma casa do chef Pedro de Artagão que aposta na linha de Botecos, a Taberna Rainha, com o mesmo DNA, mas com uma identidade diferente. Destaque para o cozido e a dobradinha, além da chuleta e o quadro negro com as sugestões do dia. Vale ressaltar as deliciosas entradinhas como as croquetas, pastéis e sanduíches. A inspiração é na gastronomia ibérica - portuguesa e espanhola.
End: Rua Dias Ferreira, 233
Tiara
O mais novo restaurante do chef Rafa Gomes conta com gastronomia autoral contemporânea e é elegante e contemporâneo, mas descontraído, para combinar com o lifestyle carioca. No consistente menu, pratos delicados, criativos e com proteínas menos comuns, como o pato e a galinha d'angola. Há também boas massas, como o tagliatele de raízes, com lardo, pasta de trufas e creme de grana padano.
End: Rua Ataulfo de Paiva, 270 - loja 111 (Rio Design Leblon)
Tissai
Com conceito e decoração do empresário Geff Ruas, o restaurante asiático conta com mesas na calçada e ambiente simpático. No comando da cozinha, está a criativa chef Juliana Palhares. Entre as opções do menu, canolli de salmão e atum com aioli de layu e os combinados, como o do chef, que podem ser de 20 ou 40 peças. Além disso, o cardápio também conta com 12 pratos criados pela chef Ludmilla Soeiro, do Malkah. Enquanto isso, a ótima carta de drinques é assinada pelo mixologista Rausley Cler, que aposta nos coquetéis autorais.
End: Rua Ataulfo de Paiva, n° 1273
Por Renata Araújo, do site You Must Go!