Gastronomia

Giovanna Meneguel inovou o mercado de alimentos ao fundar a Nude

Em uma cafeteria em Berlim, Giovanna Meneguel teve um insight: fundar a Nude e inovar no mercado de alimentos

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Giovanna Meneguel - Foto: Igor Kalinouski.

Entre goles de um cappuccino com leite de aveia, em uma cafeteria em Berlim, Giovanna Meneguel teve um insight: fundar a Nude e inovar no mercado de alimentos. Confira entrevista exclusiva a L'Officiel! 

Giovanna Meneguel reconhece que sua trajetória não é das mais óbvias, tampouco foi planejada. Formada em Direito pela PUC-SP, atuou por dez anos na indústria da moda entre Brasil e Europa. E foi durante esse período, em Londres, que conheceu seu marido, Alex Appel. Mal imaginava que ele se tornaria cofundador da Nude, marca que trouxe ao mercado brasileiro um negócio consciente para a produção de uma bebida vegetal orgânica à base de aveia, de baixo impacto ambiental e alto valor nutricional, com pequena pegada de carbono, zero açúcar e livre de transgênicos. “Depois de nos casarmos, mudamos para Berlim e fomos influenciados positivamente pela cultura plant-based de lá”, conta. Com esse shift de lifestyle, se depararam com o grande catalisador para a mudança de suas carreiras – um cappuccino com leite de aveia que provaram em uma cafeteria. “Foi o clique para mergulhar e observar o potencial do mercado de aveia e a possibilidade de empreender e inovar na área de alimentação, culminando na criação da Nude, em 2020.” Verdade, Gio transformou em negócio um conhecimento que adquiriu ao longo de sua vida: sua família é proprietária da SL Alimentos, companhia que produz e fornece ingredientes e produtos finais para a indústria alimentícia baseados em cereais de inverno. Cresceu entre fazendas, moinhos e silos. E da fase de consultora de estilo, trouxe consigo a visão de futuro e estética apurada para a identidade da Nude.

 

Hoje, ansiedade e emergência climática não saem da nossa cabeça. Mas a preocupação com o impacto ambiental sempre esteve na pauta de Gio. “Iniciamos o entendimento das questões socioambientais da empresa antes mesmo de nossos primeiros lançamentos. A Nude nasce em 2020, em plena crise climática, e não poderia ser diferente. Todos os produtos da marca são à base de aveia, o que já nos favorece em relação ao impacto ambiental. O impacto climático de um litro de Nude, quando comparado ao impacto médio de um litro de leite de origem animal, é quase um décimo. Considero que é baixo, mas não é suficiente. Precisamos reduzir nossas emissões e por isso temos trabalhado em parceria para reduzir o impacto ambiental de nossa cadeia de fornecimento, uma vez que 99,9% de nossas emissões são atribuídas às etapas de produção de nossos produtos. Entendemos que somos corresponsáveis por estas emissões e precisamos atuar para minimizá-las.” Assim engajada e comprometida, orgulhosa do caminho que está abrindo na indústria de alimentos, Gio fala sobre como se doa em todos os processos da Nude, de como é trabalhar com o marido e de todo o sucesso que alcançou em quatro anos.

 

L’OFFICIEL Quais os desafios de trabalhar com o marido? 

GIOVANNA MENEGHEL O maior desafio é separar o trabalho da nossa vida pessoal. Em casa, temos um combinado de não falar de trabalho e este acaba sendo um exercício diário. Na empresa, precisamos definir algumas bordas, mantendo nossas funções muito bem demarcadas. Naturalmente, como na relação de qualquer sócio/cofundador, existem intersecções e, mesmo com habilidades e pontos de vista diferentes, isso acaba dando um tempero interessante, uma vez que nossas ideias se complementam. O bacana disso tudo é que o fato de estar no mesmo barco e passar pelos mesmos desafios (que são muitos!) acaba trazendo mais força para nossa união na vida pessoal.

 

L’O Quanto de você tem no desenvolvimento de sabores, embalagens, nomes? 

GM A parte de pesquisa, a de desenvolvimento, de propósito e de marca na Nude me atraem bastante. Sou muito presente durante todo o processo e acredito que este é um dos nossos grandes diferenciais perante o mercado: manter a régua alta de ponta a ponta, da concepção até a execução. Por aqui, costumamos dizer que não existe mudança se não tivermos os melhores produtos para serem o veículo dela. Tenho um perfil bastante provocativo e gosto de extrair o melhor de cada projeto.

L’O As embalagens trazem a pegada de carbono estampada no rótulo. Esse é um caminho sem volta? A seu ver, o consumidor tende a ficar cada vez mais exigente e consciente? 

GM Sim, é um caminho sem volta. Acreditamos que o consumidor estará cada vez mais atento ao impacto climático daquilo que ele consome, mas ainda não sentimos esta demanda por parte dele. Esta é uma das motivações do Movimento #MostraSuaPegada (www.mostrasuapegada.com.br), que lançamos em 2022. Ele convida a indústria a mostrar a pegada de carbono de seus produtos e mobiliza os consumidores a pedir por mais transparência climática.

 

L’O Com apenas quatro anos, a Nude é um case de sucesso. Você acha que isso se deve ao propósito alinhado ao nosso tempo? 

GM Sim, mas também à constante busca por inovação e produtos saborosos. Sabor, sabor e sabor.

“CONCILIAR responsabilidades PESSOAIS COM A dedicação DE TEMPO E ENERGIA PARA O NEGÓCIO É UM VERDADEIRO duelo QUE exige, ACIMA DE TUDO, MUITO AUTOCONHECIMENTO.” GIOVANNA MENEGUEL

L’O Quais você entende serem os principais desafios do empreendedorismo feminino?

GM Acredito que o principal deles está pautado em equilibrar trabalho e vida pessoal, sem deixar de lado as vulnerabilidades desse equilíbrio. Conciliar responsabilidades pessoais com a dedicação de tempo e energia para o negócio é um verdadeiro duelo que exige, acima de tudo, muito autoconhecimento. O segredo é o balanço diário e a busca de ser o melhor de mim em cada papel que eu escolho atuar naquele momento – não que seja fácil.

 

L’O Quais conselhos daria a uma mulher que quer empreender? 

GM Eu começaria dizendo que não existe fórmula mágica. Cada jornada empreendedora é única. Mas três coisas me ajudam diariamente neste maremoto do empreendedorismo: estar sempre rodeada de contatos e profissionais que me ajudem com direções ou questionamentos; a busca incessante por conhecimento e capacitação, que fomentam a não formação de vícios de pensamento; e a última tem a ver com pessoas. Empreender é um ato solitário, mas acreditar em quem você escolhe para construir o negócio com você é uma potente ferramenta para o seu negócio prosperar sempre.

 

L’O Como você cuida de corpo e mente no dia a dia?

GM Cuido muito da minha alimentação, tenho ciclos no pilates, gosto de ler e assistir filmes quando possível e não me sobra muito tempo para as redes sociais. Acho que nos dias de hoje essa é uma forma sábia de se recolher e aquietar a mente. 

L’O Para finalizar: o que vem aí para a Nude em 2024? 

GM A Nude tem uma característica de ser uma marca “novidadeira”. Nosso grande diferencial é a tecnologia dos processos para oferecer ao consumidor um produto de qualidade com a lista de ingredientes limpa. Em 2024, estaremos em novas prateleiras, é isso que eu posso adiantar.

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Giovanna Meneguel - Foto: Igor Kalinouski.

STYLING: Luciano Bertolucci.

BELEZA: Grasiela Paz.

ASSISTENTES DE FOTOGRAFIA: Victoria Cavalcante e Duda Viana.

PRODUÇÃO EXECUTIVA: Anna Guirro.

TRATAMENTO DE IMAGEM: Marcos Nascimento.

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