Ação de Graças: aprenda a fazer pratos típicos em casa
Famílias se reúnem para celebrar coisas boas que aconteceram com grande banquete e a Ação de Graças pode ser uma dessas comemorações. Pensando nisso, separamos alguns pratos típicos para você aprender. Confira!
Embora não faça parte do calendário oficial, o Dia de Ação de Graças – ou Thanksgiving Day, em inglês – é conhecido pela maioria dos brasileiros. Através de filmes e séries, o público teve a chance de acompanhar a celebração dessa data tão importante para países como os Estados Unidos e o Canadá. Famílias reunidas e banquetes de dar água na boca ficaram marcados na memória de grande parte da população.
Apenas para termos de comparação, o Dia de Ação de Graças nos EUA supera até mesmo o feriado de Natal. Em Nova Iorque, por exemplo, todos os anos, há um desfile a céu aberto nessa data. O Macy’s Thanksgiving Day Parade é transmitido ao vivo pela TV e conta com apresentações de música e dança, bonecos infláveis gigantes, carros alegóricos e muitas outras atrações.
Até a Liga Nacional de Futebol Americano (NFL, na sigla em inglês) organiza jogos especiais nesse dia. Assistir a uma partida de futebol com a família reunida na frente da TV também faz parte da tradição.
Origem do Dia de Ação de Graças
Diz-se que o primeiro registro de comemoração ao Dia de Ação de Graças data de 1621, quando colonos ingleses que viviam em Plymouth, Massachusetts, comemoraram a boa colheita, após um período de frio intenso, com um grande banquete. Os povos nativos americanos também participaram da celebração, embora alguns historiadores digam que o que realmente houve foi uma aliança militar.
Foi apenas em 1863 que a data foi incorporada ao calendário oficial dos Estados Unidos pelo então presidente Abraham Lincoln. Vale mencionar que há comemorações semelhantes em várias outras partes do mundo. Conhecidas como festivais da colheita, essas celebrações têm o mesmo objetivo original do Dia de Ação de Graças: agradecer pelos alimentos colhidos.
Banquete tradicional
Desde então, as famílias se reúnem para celebrar todas as coisas boas que aconteceram com um grande banquete. Como no Natal, há uma grande movimentação para preparar os pratos que compõem a mesa do Dia de Ação de Graças.
É bem verdade que cada jantar é único, mas alguns preparos não podem faltar. O peru assado é o prato principal da noite e pode ser feito com vários recheios diferentes, mas vai sempre acompanhado de molho de cranberry (cranberry sauce). Purê de batatas é outro clássico obrigatório. Para a sobremesa, nada melhor do que uma tradicional torta de abóbora (pumpkin pie).
Além disso, cada mesa tem uma decoração exclusiva, que pode ser mais clássica ou mais rústica, dependendo do estilo dos moradores. Como a data é comemorada no outono, os buquê de flores e plantas são sempre bem-vindas, assim como os próprios alimentos usados nas preparações dos pratos. Velas deixam o ambiente mais aconchegante. A louça dá o toque sofisticado que faltava.
Para quem ficou com vontade de reproduzir em casa os pratos tradicionais de Ação de Graças, separamos algumas receitas simples de fazer e muito saborosas.
Recheio de peru
Ingredientes:
2 pães amanhecidos
½ xícara de manteiga derretida (e mais um pouco para untar a assadeira)
1 cebola grande cortada em cubos
4 talos de aipo em fatias finas
2 dentes de alho picados
Temperos a gosto
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Caldo de frango (ou vegetal)
2 ovos batidos
Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 180ºC e unte uma assadeira grande com manteiga.
Em uma frigideira, derreta a manteiga em fogo médio. Adicione a cebola e o aipo e cozinhe até ficar macio e perfumado. Junte o alho e os temperos a gosto. Tempere com sal e pimenta.
Coloque o pão em uma tigela grande e adicione a mistura da frigideira.
Em uma tigela, misture o caldo de frango (ou vegetal) e os ovos batidos e despeje sobre a mistura de pão. Tempere com sal e pimenta e mexa bem. Transfira a mistura para uma assadeira e cubra com papel-alumínio. Asse por até 45 minutos, remova o papel-alumínio e cozinhe por mais 15 a 20 minutos, até que o pão fique dourado.
Molho de cranberry
Ingredientes:
1 xícara (200 g) de açúcar
1 copo (250 ml) de água
4 xícaras (ou 300 g) de cranberries frescas ou congeladas
Modo de preparo:
Coloque as cranberries em uma peneira e lave-as bem. Descarte aquelas que estiverem danificadas.
Coloque a água e o açúcar em uma panela média e leve para ferver em fogo alto. Mexa bem. Adicione as cranberries à panela. Abaixe o fogo e cozinhe por dez minutos, ou até que a maioria delas tenha desmanchado. Retire a panela do fogo. Deixe esfriar completamente em temperatura ambiente e transfira para uma tigela para refrigerar na geladeira.
Purê de batatas
Ingredientes:
4 batatas cozidas, descascadas e cortadas em quatro pedaços
2 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de leite
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Leve uma panela com água salgada para ferver. Adicione as batatas e cozinhe-as até ficarem macias, mas ainda firmes, cerca de 15 minutos; seque-as.
Em uma panela, aqueça a manteiga e o leite em fogo baixo. Usando um espremedor de batatas, incorpore lentamente essa mistura nas batatas, até formar uma pasta homogênea e cremosa. Tempere com sal e pimenta a gosto.
Torta de abóbora
2 ovos
500 g de purê de abóbora
1 lata de leite condensado
1 colher de chá de especiarias da sua preferência
Modo de preparo:
Massa de torta (não assada) suficiente para cobrir uma forma de 22 cm de diâmetro
Preaqueça o forno a 220ºC. Coloque a massa na forma.
Em uma tigela grande, misture bem todos os ingredientes e, depois, despeje sobre a massa. Leve ao forno por 15 minutos. Reduza a temperatura para 180ºC e deixe no forno, até que o recheio esteja firme, o que demora de 35 a 40 minutos.