Vinho e chocolate: 5 combinações para o dia dos namorados
Vítor Aguiar, especialista em vinhos, dá dicas de como harmonizar a bebida e o doce para o dia dos namorados
O Dia dos Namorados está chegando e se você ainda não sabe qual programação fazer com a pessoa amada, temos uma ideia que certamente você irá gostar! Como os chocolates são os presentes mais escolhidos nessa data, que tal uní-la ao vinho, bebida indispensável em encontros românticos?
De fato, não existe a chance de dar errado! Os vinhos são excelentes escolhas para fazer harmonizações, principalmente com o chocolate. E foi pensando nisso, que listamos 5 composições perfeitas com esses dois queridinhos da gastronomia, seguindo as orientações do especialista Vítor Aguiar.
Para ele, “Essa é uma combinação agradabilíssima, mas assim como acontece com pratos salgados, alguns tipos de vinho trazem sensações ainda melhores com determinados chocolates. É claro que é sempre uma mistura interessante, mas se podemos melhorar o que já é bom, por que não?”, reflete.
Chardonnay + chocolate branco
Começando por essa que é uma excelente mescla de sabores. O Chardonnay é uma boa escolha para acompanhar chocolates brancos porque são dois sabores marcantes que se completam, mas não se misturam, e isso é incrível para quem quer saborear ambos. Além disso, uma boa ideia é trazer as frutas cobertas pelo chocolate. Fica delicioso.
Pinot noir + chocolate com caramelo
O Pinot Noir é um vinho que vai agradar bastante quem possui um paladar mais delicado, já que seus aromas principais são frutas vermelhas, especiarias e flores. Dessa forma, vai muito bem acompanhado de chocolates que têm caramelo, fazendo com que ambos casem perfeitamente e tragam um sabor espetacular.
Shiraz + chocolate amargo
O Shiraz já se adapta muito bem aos diferentes acompanhamentos, mas a melhor opção é o chocolate meio amargo ou sobremesas que sejam à base desse alimento. Isso porque o fundo da bebida é mais adocicado e, em conjunto com o sabor do chocolate, pode ser uma surpresa bem gostosa.
Brachetto + chocolate ao leite
É um vinho que permeia entre o adocicado e o ácido e, embora seja um tinto, é muito recomendado para ser apreciado junto de um bom chocolate ao leite. Ambos possuem sabores delicados e, juntos, ficam um delícia.
Merlot + chocolate 60% cacau
As opções de chocolates mais suaves, como os que são até 60% cacau, se encaixam bem com um Merlot porque essa é uma bebida com delicados aromas de frutas frescas e de sabor marcante. Ideal para quem deseja ter uma boa experiência gastronômica.