Vinhos: especialista ensina como guardar a bebida depois de aberta
A educadora em vinhos Deia Berthault mostra soluções para preservar vinhos abertos por tempo suficiente para você aproveitar uma taça ao dia
O vinho é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo, possui uma série de benefícios para saúde se tomado com moderação e é agradável para diversas ocasiões. Porém, você já deixou de tomá-lo para não arriscar abrir a garrafa, beber só uma taça e desperdiçar o restante?
A tradicional estratégia “rolha e geladeira" não é muito eficiente para conservar as características do vinho por muito tempo, mas já existem soluções que preservam essas sobras para que você aproveite a garrafa aos poucos ao longo da semana.
A seguir, a educadora em vinhos Deia Berthault, do Red Submarine, responde nossas questões sobre como conservar vinhos abertos.
- Quanto tempo dura um vinho depois de aberto?
Os vinhos abertos geralmente duram de 2 a 5 dias, quando fechados novamente com a rolha guardados na geladeira. Enquanto os brancos e rosés duram de 2 a 3 dias, os tintos mais encorpados duram de 4 a 5 dias. A temperatura mais baixa da geladeira auxilia na conservação do vinho aberto. Reserve sua adega para os vinhos fechados.
- O que acontece se alguém beber as sobras do vinho depois desse período?
Depois desse período, o vinho provavelmente já perdeu grande parte de seus aromas e sabores. Ou seja, não oferece mais uma experiência agradável. Porém, seu consumo não traz danos à saúde.
A perda dos aromas e sabores do vinho acontece devido às reações de oxidação que acontecem rapidamente após a abertura da garrafa. Essas reações são naturais e deterioraram gradativamente os aromas e sabores do vinho, quando ainda transformam o álcool etílico em ácido acético (vinagre). Beber esse vinho oxidado ou “avinagrado”, no vocabulário popular, está longe de ser uma experiência agradável, mas não faz nenhum mal a saúde.
- Como preservar “sobras de vinho” por mais tempo?
A solução mais comum é uma bomba a vácuo para vinho, que é muito prática de utilizar - basta posicionar o vedante especial no gargalo, utilizar a bombinha para retirar o ar de dentro da garrafa e, depois, guardar o vinho na geladeira. Quando os vinhos são conservados dessa forma, eles duram de 7 a 10 dias.
Uma outra possibilidade é utilizar sprays de gás inerte (p.ex. Private Preserve). A utilização é simples - basta aplicar o spray dentro da garrafa, fechá-la novamente e, depois, guardar o vinho na geladeira. Esse gás que foi introduzido na garrafa, por ser mais pesado que o oxigênio, forma uma barreira de proteção em cima do vinho, evitando sua oxidação. O gás também não afeta em nada as propriedades do vinho, por ser não reagente. Esse sistema é capaz é preservar as características do vinho de 14 a 17 dias, porém é mais caro e mais difícil de ser encontrado.
- E o tal Coravin? Como ele funciona?
Enquanto os sistemas acima preservam o vinho que sobrou após a garrafa ter sido aberta, o Coravin é um sistema que permite que você se sirva de vinho, mantendo a garrafa fechada.
De forma simples, o aparelho conta com uma agulha que retira a dose de vinho, bem como com um sistema de gás inerte para proteção do vinho contra a oxidação. Após a utilização do aparelho, o buraco que a agulha faz na rolha se fecha em razão elasticidade da cortiça natural e o vinho pode ser, então, guardado novamente na adega por meses até anos.
Por ser um acessório com o preço muito elevado, ele é mais recomendado para profissionais e entusiastas que degustam muitos vinhos com frequência ou acompanham envelhecimento de vinhos de guarda. Para os consumidores em geral, o uso da bomba a vácuo para vinhos ou do spray de gás inerte já é suficiente.