Lentes de contato dentais e 3 fatos que você precisa saber
A pandemia gerou a necessidade de adaptação e novos hábitos no mundo todo, e uma das grandes mudanças foi a adesão do home office por milhares de empresas. Esse formato de trabalho mudou a maneira como as pessoas se relacionam, promovendo o aumento considerável de reuniões e alinhamentos virtuais. Com isso, vieram as percepções aguçadas da própria imagem, ou seja, mais pessoas se vendo nos vídeos chamadas e enxergando a necessidade de correções estéticas faciais e no sorriso que antes não eram percebidas, causando assim uma corrida a consultórios odontológicos e clínicas de estética.
“As reuniões online e o aumento de encontros virtuais fizeram com que muita gente começasse a notar defeitos no rosto, incluindo nos dentes, que ficam mais visíveis na câmera, e que antes passavam despercebidos. Isso gerou um aumento na demanda nos consultórios odontológicos e na procura por um novo sorriso”, explica Livio Yoshinaga, especialista em projetos de alta tecnologia para odontologia.
Segundo o Dr. Fabrício Guarnieri, dentista especialista em odontologia Clínica, as queixas frequentes nos consultórios odontológicos estão os casos de dentes desgastados, irregulares, quebrados, e até manchados, além de insatisfação com procedimentos estéticos feitos anteriormente, que não foram feitos da forma correta ou com material de qualidade.
Você já deve ter reparado no sorriso perfeito, com dentes mais brancos e totalmente alinhados, de algum artista ou personalidade famosa que o acompanha. Muitas delas redesenharam seus sorrisos com as lentes de contato nos dentes. “As lentes nada mais são do que lâminas muito finas de porcelana que são coladas sobre os dentes do paciente, utilizadas para corrigir a forma, a cor, o tamanho, as assimetrias, além de fechar espaços entre eles, sendo capazes de transformar o sorriso por completo”, explica o dentista que também afirma que o procedimento vai além da questão estética, e que um sorriso branco e alinhado pode transformar a vida de uma pessoa, devolvendo a autoestima aos pacientes.
Mas antes de realizar o procedimento, é importante estar atento a alguns detalhes para que a solução não vire um problema. Para esclarecer todas as dúvidas sobre o procedimento, os especialistas listaram três fatos importantes sobre as lentes dentais:
1- As lentes de contato são extremamente finas e imperceptíveis a olho nu.
A espessura da lente de contato é de 0,2mm a 0,4mm, sendo mais finas do que lentes de contato oftálmicas. A lente de contato dental é tão fina e versátil que pode facilmente cobrir somente uma parte do dente, como em casos em que o paciente tem um espaço natural do dente ou uma fratura. Sua colocação é feita de forma rápida e indolor, não sendo necessário mais do que duas consultas para implantação.
2 - As lentes de contato possuem alta durabilidade
A durabilidade média das lentes é de 10 a 15 anos. As lentes de contato dental são resistentes à mancha, diferente de outros elementos como as resinas, elas não mancham com ingestão de alimentos com alto teor de corante, como vinho e café. No entanto, a maior ou menor duração está muito ligada à manutenção da higienização da sua boca. Hábitos como escovar os dentes três vezes ao dia, usar o fio dental e visitar o dentista com a frequência que ele recomendar são muito importantes, além de evitar hábitos que podem ser prejudiciais, encurtando a duração das lentes. Por isso, é preciso evitar roer unhas e morder objetos duros como pontas de canetas, lapiseiras e lápis.
3- É possível remover as lentes de contato de forma indolor e ágil
As lentes de contato podem ser retiradas, e uma opção ágil, segura e prática é a retirada com laser, que atua na “cola” chamada de cimento e faz com que a lente se solte do dente, sem desgaste. O procedimento de troca de lentes dentais com o uso do laser é feito em uma única seção, é indolor, e na maioria dos casos é feito sem o uso de anestesia, ao contrário do método tradicional, com brocas, que normalmente se utiliza anestesia e a vibração do motorzinho gera desconforto, além de demorar algumas horas para ser realizado e geralmente promover desgastes nos dentes.