Kirk Douglas morre aos 103 anos e deixa um legado para história
Morreu aos 103 anos nos Estados unidos o ícone Kirk Douglas, o ator estrelou filmes clássicos e eternos como Spartacus. Após alguns rumores a informação foi confirmada por Michael Douglas, filho do astro, em um comunicado. “É com muita tristeza que meus irmãos e eu anunciamos que Kirk Douglas nos deixou aos 103 anos. Para o mundo, ele era uma lenda, um ator da era de ouro do cinema que viveu seus anos dourados. Um humanitário cujo comprometimento com a justiça e as causas que acreditava estabeleceu um padrão para todos nós aspirarmos”.
O texto de Michael, também ator, segue dizendo: “para mim e meus irmãos Joel e Peter, ele era simplesmente pai, para Catherine, um maravilhoso sogro, para seus netos e bisnetos, um avô amoroso e, para sua esposa Anne, um marido maravilhoso. A vida de Kirk foi bem vivida e ele deixa um legado no cinema que perdurará pelas gerações vindouras, e uma história como um filantropo de renome que trabalhou para ajudar o público e trazer paz ao planeta”.
Kirk Douglas deu vida a personagens históricos no cinema, como o pintor Van Gogh e o escravo Spartacus, além de Doc Holliday, lenda do velho oeste dos Estados Unidos. Era lembrado como um dos últimos nomes vivos da chamada "era de ouro do cinema", participou de mais de 80 produções cinematográficas e se aposentou definitivamente em 1996 após ter problemas para falar decorrente de um acidente vascular cerebral.
Kirk foi indicado ao Oscar por três vezes, ganhou um Oscar honorário pelo conjunto da obra em 1996, foi premiado com dois Globos de Ouro em sua carreia, um de melhor ator por Sede de Viver, de 1956, e outro por sua filmografia, o prêmio especial Cecil B. DeMille. O astro também recebeu diversas indicações ao Emmy.
Com pais imigrantes vindos da Rússia para os EUA, Kirk Douglas nasceu Issur Danielovitch Demsky em 9 de dezembro de 1916. Além do legado de atuações notáveis para história ele deixa a esposa Anne, de 65 anos, e os filhos Michael, Joel e Peter.