Hommes

Carros: 5 modelos icônicos do cinema

Automóveis dos mais variados modelos e estilos se tornaram sonho de consumo de vários telespectadores por aparecerem como carros icônicos de grandes produções de Hollywood

Aston Martin DB5, do filme 007 contra Goldfinger
Aston Martin DB5, do filme 007 contra Goldfinger

A vida imita a arte. Se fatos reais podem servir de inspiração para livros e filmes, o contrário também acontece. Afinal, as tendências, sejam elas de moda ou de comportamento, podem surgir a partir de personagens marcantes da literatura e do cinema. Em especial, quando se trata da indústria cinematográfica, que é essencialmente visual, ou seja, tem o suporte de imagens, é muito mais fácil criar no telespectador a identificação com algum elemento que ele possa visualizar.

Que mulher, por exemplo, nunca sonhou em usar o icônico tubinho preto, usado pela personagem Holly Golightly, interpretada pela atriz Audrey Hepburn, no filme clássico “Bonequinha de luxo”? Embora seja baseado em um livro, foi somente com a produção cinematográfica que o estilo de Holly se tornou tendência de moda. Para se ter uma ideia, em 2006, a peça original foi arrematada em um leilão por um valor superior a R$ 1,5 milhão.

Não foram somente peças de roupa que saíram dos filmes para a vida real. Carros, dos mais variados modelos e estilos, também se tornaram sonho de consumo de vários telespectadores. Como não lembrar do icônico Aston Martin DB5, do filme 007 contra Goldfinger (1964), um clássico da franquia James Bond? Quando um automóvel eclipsa os atores de carne e osso e se torna a superestrela de um filme, é assim que se sabe que se trata de um grande carro.

Na lista que preparamos a seguir, relembramos alguns dos modelos de carro mais icônicos  da história do cinema. Qual você acha que não pode faltar? Faça a sua aposta.

1) Aston Martin DB5, do filme 007 contra Goldfinger (1964)

É inegável que o personagem James Bond sempre teve muito estilo, e não só pelos ternos que usava, mas também pelos carros que dirigia. E, se tem um modelo que pode ser considerado o mais desejado pelos fãs da franquia (ou por qualquer fã de automóveis), é o Aston Martin DB5. Embora seja considerado uma obra de arte, foram os efeitos especiais que fizeram desse carro o mais adorado de todos os tempos. O sucesso foi tanto que o Aston Martin DB5 apareceu em outros dois filmes da franquia Bond: 007 contra GoldenEye (1995), com Pierce Brosnan, e Spectre (2017), com Daniel Craig.

Aston Martin DB5, do filme 007 contra Goldfinge
(Crédito: Auto Esporte)
Aston Martin DB5, do filme 007 contra Goldfinger
Daniel Craig e Judi Dench em Skyfall (Crédito: Allstar/Columbia Pictures/Eon/Danjaq)

2) Ferrari 250 GT Spyder California, do filme Curtindo a Vida Adoidado (1986)

Quem não se lembra da cena em que uma Ferrari 250 GT Spyder California é totalmente destruída no filme Curtindo a Vida Adoidado?! Para alívio de todos, o modelo usado na cena não passou de uma réplica, feita exclusivamente para o filme. A escolha foi motivada pelo valor do modelo original na época, que custava a bagatela de US$ 300 mil. Em vez de uma Ferrari, o que temos é uma Modena GT Spyder California de 1985. Das várias réplicas feitas para o filme, duas delas foram leiloadas há pouco tempo: uma em 2013 e outra em 2020.

Ferrari 250 GT Spyder California, do filme Curtindo a Vida Adoidado
(Crédito: Jessie Rosenfeld/Words)
Ferrari 250 GT Spyder California, do filme Curtindo a Vida Adoidado
(Crédito: Wallpaper Flare)

3) Plymouth Fury de 1958, do filme Christine (1983)

Não poderíamos deixar de fora dessa lista um carro que é o personagem principal do filme. Embora com poderes malévolos, o Plymouth Fury, de 1958, apelidado de Christine, não deixou de atrair os telespectadores para os seus dotes. Em parte, isso se deve à ilusão da capacidade de Christine de se regenerar, efeito que foi criado utilizando bombas hidráulicas localizadas no interior do carro que eram ligadas às laterais de um duplo painel de plástico. As bombas sugavam então as laterais para criar uma versão danificada do carro, e depois a gravação era invertida. 

Plymouth Fury de 1958, do filme Christine
(Crédito: Divulgação)

4) DeLorean DMC-12 de 1981, do filme De Volta Para O Futuro (1985)

Sua aparência futurista, combinada com um pouco da magia cinematográfica, deu ao DeLorean DMC-12 um status lendário, e, como era uma máquina do tempo no filme, as especificações da vida real não importavam, com uma exceção: a produção substituiu o motor original por um V8 do Porsche 928, o que ajudou Marty McFly a atingir 130 km/h, acionar o capacitor de fluxo e disparar de volta a 1955. Apesar de muito querido pelos fãs da franquia, o DeLorean fracassou no mercado na década de 1980. Mas o design retrofuturista único do carro ganhou um verdadeiro culto de seguidores. 

DeLorean DMC-12 de 1981, do filme De Volta Para O Futuro
(Crédito: Divulgação)

5) Ford GT40, do filme Ford vs Ferrari (2019)

A mais recente das produções cinematográficas mencionadas até aqui, o filme Ford vs Ferrari rememora um dos momentos mais marcantes da história das corridas. Na ocasião, em 1966, a Ford buscava acabar com a dominância da Ferrari na 24 Horas de Le Mans, a mais antiga competição automobilística, cujo pódio vinha sendo ocupado pelos italianos desde 1960. O carro vencedor de 1966 é o Ford GT 40, com motor V8 7.0 e 4,7 litros, ultrapassando os 300 km/h. 

Ford GT40, do filme Ford vs Ferrari (2019)
(Crédito: Mecum Auctions/Divulgação)
Ford GT40, do filme Ford vs Ferrari (2019)
(Crédito: Divulgação)

Embora não seja possível, para a maior parte das pessoas, adquirir automóveis icônicos como esses, é possível recorrer ao aluguel de carros para dirigir, pelo menos por um dia, um modelo um pouco mais glamuroso. Um motor mais potente, design diferenciado e vários outros aspectos tornam um carro diferenciado.

Tags

Posts recomendados