Almodóvar elege seus filmes favoritos de 2020
Confira os 8 títulos eleitos pelo cineasta Almodóvar como os melhores do ano
A lista de Pedro Almodóvar já é aguardada a esta época do ano, assim como as de Barack Obama e de John Waters. Por seu privilégio de assistir a festivais de cinema, o cineasta por vezes tem acesso a filmes que ainda não chegaram aos cinemas e são bastante esperados pelo público. No site de sua produtora El Deseo, o diretor espanhol divulgou o resultado de sua experiência cinematográfica em 2020.
1 - A Primeira Vaca
First Cow (EUA, 2019) figura entre as primeiras posições dentre as classificações de melhor filme do ano e na lista de Almodóvar não foi diferente. De acordo com o cineasta, a película dirigida por Kelly Reichardt, em sua recriação da natureza, remete às obras de Lucrecia Martel. O texto de Jonathan Raymond, em parceria com a diretora, traz a trama de dois homens que se unem para explorar o leite de uma vaca premiada em um concurso no final do século XIX. Juntos os personagens ilustram a busca por recomeçar ou melhorar a vida em novas terras.
2 - O Diabo de Cada Dia
Dirigidos por Antonio Campos, Tom Holland e Robert Pattinson dão vida a personagens de um canto esquecido de Ohio. A história, ambientada entre a Segunda Guerra Mundial e a Guerra do Vietnã, retrata a moralidade tortuosa dos personagens. O longa está disponível na Netflix.
3 - Druk
O título original que poderia ser traduzido como “bêbado” dá uma pista sobre a trama: um grupo de professores decide colocar em prática a experiência de manter certo nível de álcool constante em seu organismo, para demonstrar que isso os levaria a um melhor “funcionamento”. A película é dirigida por Thomas Vinterberg, e Mads Mikkelsen integra o elenco.
4 - Devorar
O filme aborda a alotriofagia, um transtorno psicológico real que impõe a necessidade compulsiva de uma mulher grávida, protagonizada por Haley Bennet, de devorar objetos pequenos que encontra ao seu redor. Segundo Almodóvar, o diretor Carlo Mirabella-Davis seria uma mistura perfeita entre Yorgos Lanthimos, Jessica Hausner e Todd Solondz.
5 - Ya no Estoy Aquí
O filme mexicano da Netflix, de Fernando Frías de la Parra, também figura em muitas das listas de 2020 e foi escolhido para representar o país no Oscar de 2021. O longa conta a história do jovem Ulisses, que deixa para trás tudo que ama a fim de entrar ilegalmente nos Estados Unidos.
6 - Little Joe
O longa-metragem de Jessica Hausner, protagonizado por Bem Whisaw e Emily Beecham conta a história de dois botânicos que decidem desenvolver uma nova espécie de flor, com a capacidade terapêutica de servir a seus donos para alcançar a felicidade, sem pensarem em potenciais consequências negativas.
7 - Nunca, raramente, às vezes, sempre
Com roteiro e direção de Eliza Hittman, o filme traz a história da adolescente Autumn (Sidney Flanigan) que, junto com sua prima, migra do interior para Nova York para que possa abortar.
8 - A pintora e o ladrão
O documentário, que ganhou prêmio no Festival de Londres deste ano, mostra a relação conflituosa entre uma pintora viu alguns de seus quadros serem roubados de sua galeria e decidiu entrar em contato com um dos ladrões, na tentativa de recuperá-los. Como resultado dessa inesperada interação, encontram-se a inusitada amizade e o premiado documentário.