Hommes

Cultura: Mostra Reversos e Transversos reúne nomes consagrados

A mostra "Reversos e Transversos: artistas fora do eixo (e amigos) nas bienais", reúne trabalhos de 42 nomes consagrados nas artes e na cultura dentro e fora do país

home decor rug accessories art ornament tapestry

A Cultura brasileira é vasta e parte dela será apresentada ao público paulistano na mostra coletiva Reversos e Transversos: artistas fora do eixo (e amigos) nas bienais, com abertura em 24 de agosto, na Galeria Estação. Reunindo trabalhos de 42 artistas – um painel multifacetado, de diferentes técnicas, tradições e suportes – a exposição fica aberta para visitação até 28 de outubro de 2023 e tem curadoria do professor, curador e artista baiano Ayrson Heráclito, celebrado por suas impactantes reflexões sobre as interseções entre arte e religião. 

art painting cross symbol
Tela de Alfredo Volpi - Foto/Divulgação: Jaime Acioli

Nessa imponente seleção de trabalhos, que também explicita interlocuções estético-geracionais, Heráclito chama a atenção do público para a crescente necessidade de revisões inadiáveis sobre temáticas urgentes que têm se desdobrado em novas perspectivas de compreensão inclusiva sobre a representatividade sociopolítica da arte popular brasileira no ambiente da chamada arte erudita.     

“O pensamento decolonial e o pensamento antirracista, no momento histórico atual, vêm pressionando as hierarquias tradicionais do sistema da arte, com seus diferentes sujeitos, linguagens e poéticas, promovendo, por consequência, uma profunda revisão nas concepções de arte. Daí que os marcadores étnicos-raciais e sociais, que enclausuravam artistas em rótulos – como ‘primitivos’, ‘primitivistas’, ‘naifes (ingênuos)’, ‘populares’ – estão sendo explodidos em seus significados de subjugação política, denunciando a relação da arte com as estruturas de dominação e com as desigualdades sociais”, defende Heráclito.

Em Reversos e Transversos a poética defendida por Ayrson Heráclito também soma forças para potencializar esse momento transformador ao questionar a cronologia histórica da representatividade dos artistas do povo nas grandes bienais, denunciando, assim, décadas de segregação percebidas desde a primeira Bienal de São Paulo, de 1951, quando, rompendo uma barreira de invisibilidade, Heitor dos Prazeres recebe a medalha de prata na categoria “Pintura Nacional”, com a tela Moenda; Lúcia Suanê ganha visibilidade com as pinturas Jesus Curando o Leproso e Domingo de Ramos; e José Antonio da Silva, um trabalhador rural e artista autodidata, recebe o Prêmio Aquisição do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA).

art painting modern art plant adult female person woman face head
Tela de Djanira - Foto/Divulgação: Jaime Acioli
home decor rug accessories art ornament tapestry
Tela de Xadalu - Foto: Divulgação

“O momento cultural não poderia ser mais propício para esta mostra. Finalmente estamos vivendo tempos de inclusão, de queda de preconceitos e de paradigmas. Sinto-me feliz e gratificada por, há 37 anos, vir acreditando e trabalhando a força e o talento desses artistas autodidatas, hoje participando do mercado da arte através do circuito das galerias e das instituições. Durante todos esses anos tenho dito que arte é arte pela excelência e não está em gavetas separadas. A escolha do Ayrson para a curadoria da exposição foi baseada na sua importante trajetória no mundo das artes. Estamos muito felizes com essa parceria. A seleção dos convidados feita por ele inclui Volpi, Djanira, Antonio Bandeira, Marepe, J Cunha, Heitor dos Prazeres, José Adário, Lúcia Suanê, Marco Paulo Rolla, Juraci Dórea. Um grande, democrático e inclusivo diálogo”, afirma Vilma Eid, sócia-fundadora da Galeria Estação.

Confira a lista completa dos 42 artistas que compõem a mostra Reversos e Transversos: Artistas fora do eixo (e amigos nas) bienais, que terá uma visita guiada (aberta e sem necessidade de inscrição prévia) em 26 de agosto, às 12h, com o curador Ayrson Heráclito. 

Agnaldo Manoel dos Santos – Agostinho Batista de Freitas – Alcides Pereira dos Santos – Alfredo Volpi – Antonio Bandeira – Antonio Poteiro – Arthur Pereira – Aurelino dos Santos – Babalu – Chico da Silva – Chico Tabibuia – Conceição dos Bugres – Dalton Paula – Djanira – Elza de Oliveira Souza – G.T.O. – Heitor dos Prazeres – Izabel Mendes da Cunha – J Cunha – José Adário – José Antônio da Silva – José Bezerra – Júlio Martins da Silva – Juraci Dórea – Louco (Boaventura da Silva Filho) –– Madalena – Marco Paulo Rolla – Marepe – Maria Auxiliadora – Mestre Didi – Mestre Guarany – Miriam Inês da Silva Cerqueira – Neves Torres – Nilson Pimenta – Nino Lucia Suanê – Pedro Paulo Leal – Ranchinho – Samico – Véio – Xadalu – Zica Bérgami.

person home decor face head art painting
Obra de Samico - Foto: Divulgação/Joao Liberato

SERVIÇO

Reversos e Transversos: Artistas fora do eixo (e amigos nas) bienais

Quando: 24/8 a 28/10/2023

Onde: Galeria Estação

Endereço: Rua Ferreira Araújo, 625 - Pinheiros, São Paulo

Abertura: 24/8 (quinta-feira), das 18h às 21h

Visita guiada com o curador Ayrson Heráclito: 26/8 (sábado), às 12h

Horários de funcionamento da galeria: segunda a sexta, das 11h às 19h; sábados, das 11h às 15h; não abre aos domingos.

Tel: 11 3813-7253

 

Tags

Posts recomendados