Hommes

Dia do Careca: entenda causas, prevenção e cuidados especiais

Engana-se quem pensa que carecas não precisam de uma rotina de skincare!    

accessories glasses face head person photography portrait adult male man
Foto: Getty

Os carecas não precisam de nenhum cuidado especial? Errado! Engana-se quem pensa que carecas não precisam de uma rotina de skincare. Seja por estilo ou por doenças como a alopecia androgenética, quem tem a região do couro cabeludo exposta precisa investir em cuidados específicos. Segundo especialistas, a área é bastante sensível e requer cuidados como o uso de shampoo e proteção solar.

Causadas por diversos fatores, as calvícies masculinas possuem um extenso capítulo da medicina que estuda os motivos e os tipos da perda de cabelo. As mais comuns segundo Renato Lima, dermatologista consultor da Dr. JONES, são alopecia androgenética masculina, eflúvio telógeno e alopecia areata, sendo a primeira, a mais temida pelos homens. “A alopecia androgenética é associada ao enfraquecimento e a perda do cabelo relacionado ao desequilíbrio dos hormônios androgênicos, como a testosterona", afirma o profissional. 

accessories glasses head person photography portrait adult male man drawing
Foto: Getty

Quais são os principais tratamentos para evitar a calvíce?

Embora cada diagnóstico necessite de um tratamento distinto e personalizado, o médico destaca alguns tratamentos bastante eficazes em casos de alopecia androgenética.

“Existem alguns tratamentos bastante eficazes baseados na diminuição da ação da testosterona no folículo do pelo usando inibidores da alfa- 5 redutase, é a já conhecida finasterida e, a mais recente, dutasterida, que tem apresentado bons resultados. Há ainda abordagens para melhorar o tempo de crescimento do cabelo e a vasodilatação local e, com isso, aumentar a densidade capilar. O Minoxidil é exemplo de um remédio de uso tópico já muito utilizado para esse fim, que recentemente ganhou opção via oral. Podemos também incluir no plano de tratamento algumas medidas complementares como a mesoterapia, que consiste na infiltração de ativos no couro cabeludo, o uso do laser de baixa intensidade, o mmp, que é o microagulhamento com uso de ativos e até mesmo o transplante capilar”, afirma.

Foto: Pexels

Existe formas de retardar a evolução da queda dos fios?

A doença, por ser multifatorial, é difícil de ser evitada, ainda por envolver fatores genéticos. Porém, há formas de retardar sua evolução.

Evitar alguns hábitos que possam aumentar a oleosidade da região ou o abafamento, como o uso de bonés ou chapéus por muito tempo ou banhos muito quentes, podem prolongar a vida dos fios”, recomenda o dermatologista.

O médico completa afirmando que para quem busca a manutenção de fios saudáveis, os hábitos de vida podem interferir. “Pacientes em síndromes metabólicas, por exemplo, com desequilíbrio de peso e quadros de hipertensão, tendem a intensificar a queda. Uma dieta e estilo de vida balanceados podem ajudar nesses casos. Reduzir o estresse e manter a atividade física na rotina podem ajudar a equilibrar os níveis hormonais, evitando a queda”, explica e completa afirmando que embora altos níveis de testosterona possam implicar na queda dos fios, níveis muito baixos também podem interferir na vitalidade dos cabelos e causar a queda.

Assumiu a careca? Como cuidar?

Para quem assumiu a careca, o barbeiro Lucas Cavalvanti, conhecido como Caval, indica seguir o tratamento da região com uso de shampoo e condicionador, para limpeza dos fios (que restaram) e do córtex.

O uso de um balm ou de uma espuma antes de raspar a região é o mais indicado pelo especialista. “É importante sentir com o tato o curso de crescimento dos fios e usar lâminas adequadas a favor do curso dos fios pra evitar qualquer tipo de lesão na pele, outra dica importante pra barbear a “careca” é sempre lavá-la com água quente pra favorecer a abertura dos poros e utilizar a espuma de barbear em conjunto pra facilitar o deslizar da lâmina”, recomenda.

Já depois do processo, Caval indica lavar a região com água gelada para fechar os poros e passar pós barba com efeito refrescante. Embora, segundo ele, a pele da região seja menos sensível do que a do rosto para o barbear, ela é mais sensível ao calor, luz solar e processos químicos de descoloração. Portanto, indica o uso de hidratante e do protetor solar diariamente.

Foto: Pexels

Tags

Posts recomendados