Pagurus, conheça o luxuoso catamarã de R$160 milhões
O Pagurus é um novo conceito de catamarã idealizado pelo estúdio italiano Lazzarini. A embarcação foi projetada em um primeiro momento para ser toda camuflada, mas após uma análise sobre o aumento da aquisição de iates de luxo, os designers optaram por seguir uma linha minimalista e elegante.
Para navegar seguramente para todos os destinos, o Pagurus apresenta um par de motores diesel Caterpillar de 900 hp que proporcionam uma velocidade máxima de 25 nós e muitas tecnologias em seu controle operacional.
O estúdio italiano que assinou o projeto afirmou que a inspiração do nome veio de um caranguejo gigante. Pagurus é um género de caranguejos-eremita da família Paguridae que, como ocorre entre os restantes membros deste grupo taxonómico, apresentam o abdómen não calcificado e recorrem ao uso de conchas de gastrópode para proteção.
O conceito, que conta com 8 cabines, pode ser encomendado por cerca de 160 milhões de reais e em uma versão menor e mais leve, construído em fibra de carbono, pode ser vendida por 43 milhões de reais.