Pneu regenerável e recarregável é desenvolvido por empresa
Com o mundo automotivo se modernizando constantemente em seus equipamentos altamente tecnológicos, motores sustentáveis e carros elétricos, é claro que os pneus, item primordial dos veículos, não poderiam ficar atrás.
A Goodyear revelou um novo conceito fabricado com materiais biodegradáveis e que é inspirado em um dos materiais orgânicos mais resistentes que existem no mundo: as teias das aranhas.
Para se ter ideia do poder das teias, vários laboratórios ao redor do planeta tentam entender de uma maneira bem específica os compostos presentes nelas e assim tentarem criar tecidos leves à prova de balas ou até mesmo suturas cirúrgicas.
A proposta de uma das maiores corporações do mundo em pneus é criar um produto capaz de se regenerar, que consiga ter um tempo de vida muito maior do que os existentes até hoje no mercado e mais leve.
Para que isso seja possível, pequenas cápsulas com um fluido especial substituem o preenchimento a ar, interagindo com as bandas de rodagem e promovendo seu carregamento. O grande lance desses dispositivos é que eles poderiam ser substituídos individualmente, o que daria uma vida útil ao produto quase que eterna
Para superar as condições climáticas diferentes de cada região, o fluido das cápsulas teria que ser substituído por um que atendesse as características de cada localidade, fazendo aumentar ou diminuir a aderência de acordo com cada situação.
Esse novo pneu evitaria os problemas ambientais causados pelo descarte irregular, ajudaria a diminuir a poluição atmosférica e afetaria diretamente nossa própria saúde. Afinal, micropartículas são desprendidas durante a rodagem e um estudo realizado por cientistas canadenses descobriu que, anualmente, ingerimos uma média de 50 mil partículas de plástico.
Sustentabilidade, Consciência ambiental e Tecnologia aliados por um mundo mais limpo e melhor.