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Fernando Bento: Empreendedorismo. Influência e talento

O empresário Fernando Bento, nome no comando do Grupo Pop Comm (em sociedade com Lelê Saddi), é referência no segmento da comunicação e marketing de influência e hoje conta com agências especializadas criadas para atender às demandas do mercado digital, que segue cada vez mais em alta 

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Quem se depara com o homem alto, forte e boa-pinta pode facilmente confundi-lo com um modelo. Ou influencer. Mas, na verdade, o paulista Fernando Bento é sócio do Grupo Pop Comm, uma das agências de comunicação 360° que mais crescem no mercado, e é quem faz a turma do digital brilhar. Formado em Comunicação, quando adolescente passou uma temporada nos Estados Unidos para estudar. Depois de terminar a faculdade no Brasil, zarpou para a Itália para se formar em Design. Essas incursões internacionais abriram os horizontes do moço tímido, mas com imenso talento para lidar com pessoas – traço que diz ter herdado do pai. “No início trabalhei em uma agência de comunicação. Chegou uma hora que percebi que os clientes tinham muito apego comigo – e como mantinha uma boa relação com todo mundo, aqueles que eram considerados mais difíceis sempre ficavam para mim”, lembra Fernando que, em 2010, decidiu abrir a própria agência, a HighFy.

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Fernando de look total LOUIS VUITTON

Visionário em uma época em que ainda não havia o fenômeno dos influenciadores e das redes sociais, ele se jogou em um mercado totalmente novo. “Sempre fui uma pessoa muito digital, até porque morei fora e usava a internet para me comunicar e saber o que estava acontecendo no mundo. O meu primeiro agenciado foi o stylist Yan Aciolli e comecei a trabalhar com marcas. Por meio dele, conheci a Carol Celico, que também entrou para a agência e está comigo até hoje.” 

Com o passar dos anos, as redes ganharam força e o Instagram chegou com tudo, E daí aconteceu toda a revolução digital, tanto na comunicação como no comercial. “Foi tudo rápido. Na verdade, percebi o movimento e acreditei  no potencial dessa mídia.Logo as grifes também notaram a novidade, mas ainda rolava um certo preconceito em trabalhar com influenciadores que, na época, ganhavam seguidores postando ‘look do dia’. Para driblar essa questão, propunha uma venda casada: você contrata o stylist Yan Acioli, que já era respeitado no mundo da moda, e leva a influenciadora junto”, lembra.

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Da esquerda para a direita, Arthur Freixo veste camisa EGHO, blazer e calça MODEM, colar SWAROVSKI, bolsa MONTBLANC e sapatos COCKER. Fernando Bento de look total DOLCE & GABBANA e relógio MONTBLANC. Gabriel Gontijo usa look total PRADA e meias CALZEDONIA. Juan Guedes de look total DOLCE & GABBANA

O fato é que a HighFy decolou cuidando dos principais influencers da época, como Lala Rudge e Carol Celico. “Cada uma contava com planejamento personalizado e estratégia específica. Acho que esse era o nosso diferencial e segue sendo até hoje. Levamos em conta quem elas são, o perfil, quais os objetivos, os sonhos, onde querem chegar, com que público querem conversar. A partir desse aprofundamento traçamos o caminho para realizar das demandas.” Em 2015, um plot twist estava reservado para Fernando. Ele conheceu Lelê Saddi, que até então comandava o We Pick, agência especializada em planejamentos de marketing e projetos especiais para marcas. Juntos, resolveram criar a Pop Press, que incluía no pacote a área de assessoria de imprensa. Após um tempo, os sócios sentiram a necessidade de proporcionar um atendimento ainda mais completo e personalizado. Surgia então a Pop Comm, agência de comunicação que incorpora áreas de produção, moda, social media, marketing e performance. 

Fernando de moletom DIVINE, jaqueta e calça FENDI, relógio TUDOR e tênis CALVIN KLEIN. Arthur usa blazer e bermuda FENDI, camisa NORMANDO, earcuffs SWAROVSKI, meias DIOR e sapatos COCKER.

Mais uma vez o sucesso veio na velocidade dos bytes. E a fim de integrar e fortalecer todas as frentes, a dupla consolidou o Grupo Pop Comm como holding em 2022. Atualmente, a iniciativa engloba a HighFy, especializada em agenciamento de carreira para influencers, o We Pick Agency, agência de branding para projetos especiais, o We Pick Mag, veículo de imprensa digital, a Pop Educ, plataforma de cursos online e infoprodutos, e a Pop Comm, agência de comunicação integrada. Com isso, eles ainda oferecem serviços de produção executiva e direção criativa de shootings, produção de moda, análise de performance e agenciamento de influenciadores e personalidades. “Tenho mais de 100 grifes como clientes, participo do planejamento estratégico de todas, das ações e ativações, sei tudo o que acontece com cada um deles”, revela Fernando, que atualmente conta com 120 colaboradores. Com o crescimento, o grupo teve que se instalar em um escritório maior. “Agora ocupamos três andares de um prédio, e, nos últimos dois anos, focamos na estruturação da equipe para trazer profissionais seniores do mercado. A gente acredita nesse cross entre a assessoria de imprensa tradicional e o fresh. Esse combo é responsável pelo nosso sucesso.”

Juan veste regata WORKING TITLE, jaqueta e calça DIESEL, colar SWAROVSKI e botas LOUIS VUITTON. Gabriel veste look total PRADA

Sempre em sintonia com os movimentos do entorno, recentemente Fernando e Lelê sentiram que era o momento de atualizar o portfólio. Surgiu, então, a ideia de incluir no casting influencers masculinos. “Percebemos que entre a turma da geração Z, os garotos estão em alta. Começamos a estudar como trazer esse nicho para a agência, porque a forma como uma marca aposta em um influenciador masculino é diferente do segmento feminino. Elas comunicam quase 100% das vezes para as mulheres. Com os homens, a estratégia tem que ser dividida”, revela. O empresário explica que, neste caso, tem que se pensar no impacto que terá nos homens e também nas mulheres, afinal de contas, em se tratando de moda e de lifestyle, elas participam ativamente, seja com namorado, marido ou filho. “Precisamos de um tempo para entender esse universo e começamos a captar nomes em potencial. Trouxemos o Gabriel Gontijo, que já está posicionado no universo fashion mais tradicional, Juan Guedes, Francisco Borsoi e Arthur Freixo, que fazem parte da ‘gen Z’”, diz. Vale lembrar que também estão sob o guarda-chuva da HighFy nomes do mainstream digital, como Lala Rudge, Celina Locks, Jordanna Maia, entre outras que somam milhões de seguidores nas redes. Aliás, um dos grandes orgulhos de Fernando é a diversidade existente na agência, tanto entre os influencers como entre o staff. “Adoro lidar com pessoas. E no que diz respeito à representatividade, é uma preocupação constante. Nossos agenciados têm perfis diferenciados. A Carol Toledo, por exemplo, fala para um público mais velho. Também cuidamos da Fátima Scarpa, que é um fenômeno de engajamento, e a Rita Carreira, uma top model gorda e preta, que, recentemente, fez o maior sucesso nas semanas de moda internacionais.”

Juan, Fernando e Gabriel vestem looks totais LOUIS VUITTON
Juan veste look total DOLCE & GABBANA

Workaholic assumido, Fernando Bento acorda todos os dias às 6h15 da manhã para treinar. Volta para casa, se arruma e vai para a agência, onde fica direto, ou quase isso. Ele também transita de lá para cá nas reuniões com clientes e atividades externas. Volta para casa só à noite, isso quando não tem evento. “Nunca fui de ficar até altas horas. Agora, que estou mais velho, gosto de ficar no conforto do lar, na companhia da minha cachorra e de alguns amigos”, diz ele que, nos momentos de folga, prioriza a família. Questionado se pudesse prever como estará daqui a dez anos, a resposta é certeira: “Quero continuar trabalhando muito, elevando a Pop cada vez mais e levando os nossos serviços para novos segmentos e países. Amo o que faço. Na vida pessoal, quero ter filhos e seguir ao lado das pessoas que me fazem bem”.

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Arthur usa blazer e bermuda FENDI, camisa NORMANDO, earcuffs SWAROVSKI, meias DIOR e sapatos COCKER.
Gabriel usa look total DIOR

Equipe: 

Fotografia @juliamataruna

Moda @anaparisi.stylist

Beleza @_andremattos

Videomaker @raphaellpacheco

Assistente de fotografia @fotocotrim

Assistentes de moda @jonathasaid e @rafaelabrunoro

Assistente de beleza @pessegao

Massoterapeuta @pattylaquale

Agradecimento @produtoresdearte

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